Categoria: Geografia Dissertações |
Percepção ambiental e atividade turística no parque estadual do Guartelá - Tibagi-PR  |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
PINHEIRO, Evandro da Silva
Este estudo analisa as interações e influências recíprocas entre o homem e o meio ambiente, geradas através da atividade turística. O Turismo tem se apropriado dos espaços, urbanos e rurais, nem sempre de forma planejada. Ao contrário, o imediatismo financeiro tem prevalecido na maioria dos casos, resultando em reações negativas ou entendimentos inapropriados quanto ao uso de áreas naturais para lazer, sem consequentes impactos negativos. O estudo leva em conta percepção dos visitantes e sua compreensão sobre o espaço. Percepção entendida como um reflexo imediato da interação dos sentidos (visão, audição, olfato, tato) e dos valores pessoais (caráter, personalidade, cultura etc.). Compreensão, sobre sua conduta, sobre seu papel e reflexos na conservação do ambiente visitado. O objeto de análise foi o Parque Estadual do Guartelá (PEG), localizado no Município de Tibagi, Estado do Paraná. Apoiando-se em bases teórico-metodológicas do campo de estudo da percepção geográfica, visa-se identificar/analisar/compreender e demonstrar como apercepção dos visitantes na área do PEG revela os processos subjetivos que perpassam a interação homem-ambiente. Os resultados são tratados como instrumentos nos planejamentos voltados às melhores práticas do turismo em áreas naturais, propondo-se estratégias e ações, voltadas a promover desenvolvimento desses visitantes através de corretos procedimentos na recepção e orientação e adequadas estruturações.
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6849 0 bytes http://www.ufpr.br |
Categoria: Geografia Dissertações |
Políticas públicas para o turismo no Brasil e suas influências em Rolândia-PR  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
DOMINGOS, Fabiane de Oliveira
Esta pesquisa discutirá conceitos de políticas públicas e o papel do Estado, tendo como foco principal as políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento do turismo e como essas políticas influenciam um pequeno município. Para a compreensão de como se dá essa relação é necessário entender também como foi a evolução do processo histórico dessas políticas no país. Sendo assim, com base em autores que estudam este tema, optamos pela divisão por períodos, de acordo com alguns acontecimentos importantes que marcaram a organização do turismo no país. Também será apresentado o período iniciado em 2003 com a criação do MinTur até 2007 com os órgãos que mais influenciam a atividade e como se deu as políticas neste período com análise do atual Plano Nacional do Turismo 2007-2010. O Programa de Regionalização do turismo que traz os conceitos de regionalização também será discutido. O estado do Paraná possui uma estrutura para discutir, elaborar e planejar ações de políticas públicas do turismo, que podem e devem influenciar um município, mas, como visto nesta pesquisa, a base é a que mais sofre com a falta de articulação entre as esferas do governo. Optou-se pela utilização das entrevistas para verificar como essas políticas estão influenciando Rolândia. As influências das políticas públicas para o turismo no município devem ser no sentido de promover a região, beneficiando a comunidade local, para que possam nortear o rumo da atividade, atingindo os objetivos dos programas e projetos de forma integrada.
Palavras-chave: Turismo. Geografia - Políticas públicas. Geografia - Turismo.
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6709 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL http:// |
Categoria: Geografia Dissertações |
Produção familiar e crédito rural em Ibiporã - PR  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MARTINS, Geraldo Batista Martins
Estuda-se a produção familiar e suas relações com o crédito rural, fundamentado em revisão bibliográfica e na realidade da região de abrangência das comunidades: Abóboras, Boa Esperança, Fartura, Guaraní e Três Figueiras, em Ibiporã, no Norte do Paraná. É uma pesquisa qualitativa fundamentada em entrevistas com 29 produtores familiares, de um conjunto de 190, que compõe 80% do total de estabelecimentos das comunidades. Identifica-se a produção familiar, onde gestão, trabalho, meios de produção e terra, mantêm, com a família, vínculos estreitos e o assalariamento é secundário. Registrou-se no território pesquisado a predominância da atividade cafeeira até meados da década de 70, possibilitando o estabelecimento de muitos produtores familiares. O café, de produção artesanal, ciclo vegetativo perene, demandador de grande quantidade de mão de obra, é substituído pela soja, uma monocultura de ciclo sazonal, cultivo mecanizado, que diminui as ocupações agrícolas, a demanda por força de trabalho e o número de estabelecimentos. A oleaginosa se torna a principal cultura, atingindo a maioria dos produtores familiares. Diferente da cafeicultura, cujo sistema de produção possibilita melhor aproveitamento e enriquecimento dos recursos internos aos estabelecimentos, a soja demanda intenso uso de insumos agrícolas, exigindo a cada novo ciclo a necessidade de reposição de sementes, fertilizantes, agrotóxicos, combustível, além de inversões eventuais em máquinas, benfeitorias e outras tecnologias. Aumenta-se a necessidade de adiantamento de capital, financiado pelo crédito rural. Os produtores tornam-se consumidores de produtos industrializados e fornecedores de matéria-prima e, a agricultura, dependente e subordinada à indústria e aos bancos. O Sistema Nacional de Crédito Rural - SNCR viabiliza a modernização da agricultura, financiando a adoção da base técnica, e garantindo um mercado permanente para os complexos agroindustriais, a montante e a jusante das unidades de produção agrícola. Entre os entrevistados registra-se as seguintes estatísticas: 69% são sojicultores, e a cultura ocupa 67,5% destes estabelecimentos; 48,3% dos produtores são usuários do crédito rural; e 41,4% utilizam financiamentos para o custeio da soja. Os rendeiros, os parceiros e os produtores menos estruturados, não acessam estes créditos, e buscam os recursos para a produção na iniciativa privada. Os dados revelam a concentração dos financiamentos para a produção da commodity, e o caráter seletivo do crédito rural, refletindo a diferenciação interna destes produtores. Verifica-se, também, uma maior variedade de produção nos 32,5% de área remanescente não ocupada pela soja, destacando-se milho, trigo, café, olericultura, fruticultura, avicultura entre outras produções, comerciais, de subsistência e de preservação ambiental, não apoiadas pelo crédito rural, revelando o potencial e a resistência destas unidades de produção.
Palavras-chave: Geografia agrícola. Produção familiar - Geografia agrícola. Crédito rural - Geografia agrícola.
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1807 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
Categoria: Geografia Dissertações |
Professoras Negras e o Combate ao Racismo na Escola  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Tania Aparecida
O tema de análise deste estudo versa sobre a autopercepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de análises das repostas dadas por essas professoras negras, com a aplicação de questionários e entrevistas, onde se buscou investigar a existência de uma possível relação entre o preconceito e a discriminação racial vividos por parte dessas professoras negras no decurso de suas vidas, tanto fora quanto no espaço escolar, com uma prática de combate ao racismo por elas construído na práxis pedagógica, de forma intencional ou não. Assim, também se buscou um diálogo com teorias que proporcionassem a possibilidade de ampliar e conferir um outro olhar às relações raciais no interior do espaço escolar, quebrando com “verdades” preestabelecidas, com base no “mito” da democracia racial, em nossa realidade social. Para as análises dos dados coletados, a partir dos questionários e das entrevistas, as professoras negras foram divididas em dois grupos distintos: (i) as que referem ter sido vítimas de algum tipo de discriminação na escola, e (ii) as que dizem nunca terem sofrido discriminação devido ao seu pertencimento racial. A partir das análises, foi possível constatar a existência de diferenças na práxis pedagógica de profilaxia e combate ao preconceito entre as professoras negras, que se referem sendo vítimas de algum tipo de discriminação na escola e/ou na vida em geral e, aquelas professoras que dizem nunca terem sofrido discriminação no interior da escola.
Palavras-chave: Professora negra. Preconceito. Discriminação racial. Escola. Práxis pedagógica de Anti-Preconceito. Bairro Boqueirão.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Projetos Educativos no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Uma Prática de Sens  |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Milena Goulart Souza
O estudo se propôs a investigar as atividades relacionadas à reflexão do meio ambiente no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que oferece um espaço de interação com a natureza importante para a implementação da educação não-formal. Ele é um lugar alternativo para aprender e ensinar sobre a preservação da natureza, e oferece um ambiente favorável a implementação de práticas educativas que conduzam a população a refletir sobre questões relevantes como o meio ambiente. Esse estudo destacou na parte teórica, a relação das questões ambientais brasileiras e a educação abordadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e como este pode ser utilizado, especialmente para contribuir com a conservação / preservação do meio ambiente, assim como para ajudar na superação dos principais problemas ambientais locais. Para coleta de dados foi utilizado um formulário dirigido aos visitantes e preenchido pela pesquisadora, análise de documentos internos e observação de três projetos educativos realizados na instituição. O estudo enfocou as atividades de sensibilização através do processo de percepção ambiental, visando a mudança de hábitos e atitudes dos frequentadores do Jardim. Sendo assim, apresentou uma preocupação em divulgar questões complexas,como ética, valores sociais, e questões econômicas dentro do contexto da sustentabilidade.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da b  |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
UMBELINO, Glauco Jose de Matos
Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da bacia hidrográfica do Córrego do Onça/MG
O objetivo principal dessa dissertação é propor uma metodologia para analisar temporalmente, a partir dos dados censitários de 1991 e 2000, a vulnerabilidade ambiental das populações residentes em áreas sob risco de inundação e deslizamento de encosta, conforme especificado nas legislações que abordam os referidos riscos. Considerou-se vulnerabilidade ambiental como a justaposição espacial entre áreas de risco ou degradação do ambiente físico (vulnerabilidade natural), e grupos populacionais pouco abastados e com alta privação (vulnerabilidade social). A unidade de análise considerada ideal para este tipo de estudo, é a bacia hidrográfica. Para a aplicação da proposta aqui realizada, foi escolhida a bacia hidrográfica do Córrego do Onça-MG, palco de alta pressão antrópica, e para o qual foi possível a integração dos momentos teóricos, metodológicos e empíricos.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Qualidade de água da bacia hidrográfica do ribeirão dos Padilhas - Curitiba/PR e suas implicações pa  |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
Qualidade de água da bacia hidrográfica do ribeirão dos Padilhas - Curitiba/PR e suas implicações para a saúde
ALMEIDA, Elisangela Soares
A cidade de Curitiba, diante de seu acentuado crescimento populacional apresenta uma enorme complexidade no aproveitamento, ou não, de seus recursos hídricos para o abastecimento público. A velocidade com que a expansão urbana tende a avançar sobre as áreas de proteção ambiental, é algo que merece especial atenção do governo e da comunidade. Grande parte dos rios que, por não possuírem uma “função definida de utilidade pública” apenas são utilizados como local de despejo de dejetos e lixo pela população ribeirinha. Assim, a presente pesquisa traz como proposta, estudar a realidade de uma bacia hidrográfica urbana, inteiramente curitibana, suas influências e consequências para os bairros banhados por ela, principalmente com relação ao aparecimento de doenças de vinculação hídrica.
Palavras-chave: Urbanização. Esgoto. Doenças.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Que geografia se ensina?-Um estudo sobre representações de geografia segundo alunos da 6ª série do e  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Wilson
As mudanças que a geografia escolar vem experimentando nas últimas décadas, sobretudo em relação aos encaminhamentos teórico-metodológicos e a finalidade escolar do ensino dessa disciplina, quando são observados o advento de novas propostas curriculares e reformas no ensino em geral, refletem influências advindas da própria ciência geográfica, mas, preponderantemente, das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Esta pesquisa se insere neste contexto, visando apreender como essas mudanças repercutem nas representações de geografia construídas por alunos do ensino fundamental a partir de suas experiências, procurando reconhecer o estabelecimento das relações existentes entre essas representações e o trabalho escolar, em que o professor desempenha um papel fundamental.
Palavras-chave: Geografia escolar. Representações. Práxis. Geração de ambiências.
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