Categoria: Geografia Dissertações |
A Geografia do Atrito Dialética espacial e violência em Campinas-SP  |
Versão: Atualização: 9/5/2013 |
Descrição:
A Geografia do Atrito Dialética espacial e violência em Campinas-SP
Lucas de Melo Melgaço
A presente dissertação tem como objetivo central promover uma discussão a respeito do diálogo entre a Geografia e o estudo da Violência. Porém, diferentemente da maioria das pesquisas feitas na área de violência urbana, as quais têm no método analítico o seu principal referencial teórico, procura-se, aqui, trazer uma reflexão dialética à questão. No atual período técnico-científico e informacional, torna-se impossível entender esta prática espacial denominada violência se a considerarmos apenas como um recorte analítico da realidade. É por este motivo que não pretendemos fazer uma “geografia da violência” ou, muito menos, uma “geografia do crime”, e sim uma geografia dos usos do território e das suas relações com a temática do crime e da violência. Faz-se necessário, então, um método que entenda o espaço geográfico enquanto um todo em movimento, um sistema indissociável de objetos e ações (SANTOS, 1997c, 1998, 1999a). Nessa busca por uma compreensão das relações entre território e violência, o Geoprocessamento se mostrou uma ferramenta de fundamental importância, tanto por suas potencialidades, quanto por suas limitações enquanto instrumento de representação do espaço geográfico. Aliando a técnica do Geoprocessamento à profundidade do método dialético foi possível se perceber o potencial da Geografia enquanto modo de compreensão da violência e, mais amplamente, enquanto instrumento de planejamento territorial. Nesta reflexão, alguns conceitos e autores aparecem com contribuições fundamentais, dentre eles o de território usado (SANTOS et al. 2000a), solidariedades geográficas (SANTOS, 1994, 1998), cotidiano (CERTEAU, 1994), além das concepções de poder e violência trazidas por Hannah Arendt (1994). Conclui-se que a violência urbana é uma questão de caráter muito mais político que propriamente técnico, e que a violência em Campinas-SP é fruto dos usos corporativos do território e das escolhas históricas feitas por esta cidade e pela formação sócio-espacial na qual está inserida. Pôde-se ainda vislumbrar o quanto a Geografia pode se aproximar de uma ciência da ação.
Palavras-chave: Uso do Território. Violência. Segurança Pública. Planejamento Territorial. Dialética Espacial.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Os conteúdos ambientais em livros didáticos de Geografia de 1º. e 2º ciclos no ensino fundamental  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Márcio Willyans
Este estudo analisou o modo pelo qual os conteúdos ambientais têm sido veiculados nos livros didáticos de Geografia da Coleção mais utilizada nas escolas públicas municipais de Curitiba de 1º. e 2º. ciclos (1ª. a 4ª. séries) do ensino fundamental, em busca de descobrir se eles permitem o desenvolvimento da dimensão ambiental da educação escolar. Tal preocupação se justifica na medida em que os livros didáticos são uma importante referência tanto para professores quanto para alunos na (re)construção das relações entre as pessoas e delas com o meio natural, sob uma perspectiva mais respeitosa, que imprima no cotidiano práticas ligadas à sustentabilidade socioambiental. No aprofundamento da temática proposta foi consultado um referencial teórico que integra Educação, meio ambiente e Geografia, permitindo inter-relacionar as peculiaridades destas três áreas, com o intuito de dar maior sustentação a este estudo e ao recorte que ele propõe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sob a modalidade documental, que realizou o tratamento dos dados por meio da análise de conteúdo proposta na metodologia de BARDIN (1977). Com base em mapeamento de conteúdos ambientais resultaram as seguintes categorias de análise: no âmbito conceitual – dinâmicas do meio natural, relações sociedade-meio natural e dinâmicas de sustentabilidade e, no âmbito atitudinal – desenvolvimento de atitudes de conservação e preservação do meio e conscientização para a qualidade de vida e direitos humanos. Os resultados do estudo indicam que os conteúdos ambientais presentes nos livros didáticos de Geografia, da Coleção mais utilizada na Rede Pública Municipal de Curitiba, abrangem um enfoque inicial sobre a questão ambiental e, nesse sentido, sobre a Educação Ambiental, que deve estar compreendida na Educação Geográfica; esta orientação responde às novas demandas curriculares contemporâneas que enfatizam a importância da EA na formação integral do ser humano. Todavia, existe a necessidade de aperfeiçoar nessa obra didática aspectos relativos a deficiências epistemológicas, assim como a distribuição de conteúdos ambientais dentro de cada volume e entre eles, tanto no manual do docente quanto do aluno, além da implementação de uma abordagem atitudinal na linha da sustentabilidade socioambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Livro didático. Análise de conteúdo. Ensino fundamental.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Cinema e geografia : a idealização do rural  |
Versão: Atualização: 3/9/2013 |
Descrição:
FARIAS, Valesca Souza
O presente trabalho tem por objetivo analisar duas películas fílmicas, que retratam os movimentos de resistência dos insurgentes da história brasileira. Os filmes analisados são “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, produzido em 1969 e “Cabra Marcado Para Morrer”, (1964 – 1984) de Eduardo Coutinho. Ambas as películas foram produzidas no período da ditadura militar, porém apenas “Cabra Marcado Para Morrer” foi apreendida pelos militares, sendo finalizada em 1984. As películas fizeram parte de um período de grandes discussões cinematográficas, sendo que “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” foi realizada sob a égide do Cinema Novo e “Cabra Marcado Para Morrer” foi produzida pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes. A análise destas películas proporcionou a compreensão a respeito da construção cinematográfica mundial, principalmente a americana, como o cinema pode interferir na sociedade ou evidenciá-la e entender a forma como o cinema se apropria do espaço geográfico para construir suas narrativas.
Palavras-chave: Cinema brasileiro. Geografia. Aspectos sociais. Espaço geográfico. Geografia cultural. Território.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Papel das elites no desenvolvimento político e econômico do município de Uberaba (MG) - 1910 a 1960  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
WAGNER, Roberta Afonso Vinhal
A presente dissertação de mestrado analisa o papel das elites no desenvolvimento político e econômico do município de Uberaba, bem como os reflexos na produção do espaço geográfico, no período que se estende de 1910 a 1960. A partir de uma abordagem teórico-metodológica da Geografia histórica, procuramos compreender as relações de produção econômica, social, política e cultural na cidade mencionada, construindo uma análise das elites em sua diversidade, e do poder destes grupos em diferentes dimensões. O conhecimento da historicidade de determinados grupos sociais ajuda a explicar as transformações geográficas ocorridas em seu espaço, e impede a construção de modelos que não condizem com a realidade. Nesta perspectiva, é imprescindível compreender a (re)construção do poder hegemônico destas elites, como também seus valores e estratégias. No desenrolar da pesquisa, constatamos que o político, enquanto instrumento de manutenção do poder nas relações econômicas,elaborou, em Uberaba (1910-1960), teias sociais que formaram uma sociedade resistente ao processo de desenvolvimento capitalista.
Palavras-chave: Geografia histórica. Geografia política. Elites. Poder. Uberaba-MG.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Características sedimentar e hidrológica do rio Ivaí em sua foz com o rio Paraná, Icaraíma-PR  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
BIAZIN, Pollyaba Crodetta
A carga sedimentar transportada pelos rios possui diversas granulometrias e formas de transporte variados, de acordo com as condições locais e do escoamento. A dinâmica das formas de leito e suas características são de grande interesse para o entendimento da hidrologia, geomorfologia e eventos ambientais que possam ocorrer no rio. Esse trabalho visa estudar a dinâmica sedimentar no canal do rio Ivaí, próximo a foz com o rio Paraná. Buscando caracterizar os parâmetros hidrológicos, a distribuição dos sedimentos dentro do canal fluvial e sua variação temporal dentro de um período de 12 meses. No trecho estudado do rio Ivaí, o canal fluvial é ladeado por diques marginais com até 5 metros de altura e, sua largura aumenta para a jusante. O rio apresenta uma profundidade média de 5,95 metros e uma vazão média de 727,73 m3/s. Na sua foz com o rio Paraná, observa-se a presença de ilhas, indicando uma clara evidência do importante transporte de sedimentos que se realizam naquela área.
Palavras-chave: Rio Ivaí. Formas de leito. Carga de fundo. Distribuição granulométrica.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Mapeamento da fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do rio Jirau município ambiental de dois  |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
SANTOS, Edelso dos
A questão da problemática ambiental se apresenta como um assunto que se reveste de grande importância, a partir do momento em que o ser humano compreende o ambiente natural como sendo o suporte necessário ao desenvolvimento de suas atividades econômicas, sociais e culturais. No entanto, a preocupação com a correta utilização dos recursos naturais, apresenta-se muito mais em forma de discursos políticos do que em ações concretas realmente. Neste sentido, as políticas públicas apenas pontuais para a conservação do ambiente natural, não são suficientes para a preservação integral dos recursos naturais. Portanto, cada vez mais se faz necessário um estudo integrado do ambiente natural, onde sejam contemplados todos os elementos que estão presentes neste meio, para que os resultados obtidos sejam os mais próximos à realidade. Sendo assim, o estudo integrado fornece subsídios confiáveis sobre as ações que devem ser tomadas, no intuito de conservar o ambiente natural e também de adequar à utilização dos recursos naturais de acordo com suas potencialidades.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Dinâmica das formas de leite e transporte de carga de fundo no alto rio Paraná  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MARTINS, Débora Pinto
O conhecimento das características e da dinâmica das formas de leito dos grandes rios é de grande interesse tanto nos estudos geomorfológicos e de hidráulica fluvial, como também para dar suporte em vários problemas concernentes às ciências ambientais que envolvem o gerenciamento dos recursos hídricos.O presente trabalho contempla o transporte de carga de fundo no rio Paraná, na seção de Porto São José, num trecho a jusante da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), em operação desde 1999. A descarga sólida do rio Paraná tem sido determinada indiretamente a partir de um percentual da descarga em suspensão. Na seção estudada, a empresa Itaipu Binacional determinou uma descarga média anual de sólidos suspensos de 6,61 x 106 ton/ano. Assumindo a relação de 20% entre carga suspensa e carga de fundo, obteve-se um volume de 1,2 x 106 ton/ano para carga de fundo.O presente trabalho propõem a medição direta da carga de fundo baseando-se na velocidade de deslocamento linear das formas de fundo, que são observadas periodicamente em perfis ecobatimétricos longitudinais dispostos ao longo do trecho de estudo. Para a realização deste estudo foram feitas três campanhas de levantamentos ecobatimétricos, as quais serviram de base para aplicação da metodologia proposta. Durante o período analisado as formas de leito, na seção Porto São José, apresentaram um deslocamento linear médio de 47,35 m/mês (1,6 m/dia) e o transporte de carga de fundo foi estimado em 2.820,6 ton./dia, o que corresponde a um total de 1.029.300 ton./ano.
Palavras chave: Rio Paraná. Dunas. Carga de fundo.
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Categoria: Geografia Dissertações |
A ideia de América Latina nos livros didáticos de Geografia  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
DIAS, Wagner da Silva
A América Latina é um conteúdo trabalhado geralmente no oitavo ano do ensino fundamental, quando a Geografia escolar aborda a regionalização do espaço mundial. Os livros didáticos apresentam uma abordagem simplória e generalizante desse conteúdo, distanciando-se de uma proposta mais próxima da realidade, e favorecendo a criação de estereótipos. É marcante, nesses livros, a ausência de uma discussão mais aprofundada acerca do conteúdo América Latina, justificada através de uma pretensa unidade latino-americana, com base em contexto histórico e dados estatísticos. Os livros didáticos analisados invariavelmente situam a América Latina no Sul subdesenvolvido, apresentam determinadas características dessa condição e assumem como principais causas dela a colonização de exploração e o domínio externo. Um conjunto de 33 países estaria rotulado com o gentílico latino-americano, que se tornaria sinônimo das citadas características. Procuramos analisar em nosso trabalho o conteúdo referente à América Latina em três livros didáticos, além de suas referências e bases teóricas. O resultado comprovou que há um esforço para justificar uma determinada ideia de América Latina, apesar da grande quantidade de exceções para cada argumento assumido como verdadeiro e da simplificação dispensada nas justificativas. Verificamos ainda que, exatamente por se buscarem elementos unificadores para toda a região, estão ausentes discussões como: as origens do termo América Latina, a proposta inicial de sua formação e a pertinência dessa região para o conjunto de países que a integram, tendo em vista a diversidade aspectos físico-geográficos, níveis de desenvolvimento socioeconômico, nacionalidades e identidades étnicas que eles apresentam. Dessa forma, o presente trabalho constatou a necessidade de uma reformulação do conteúdo, menos simplificadora e mais questionadora da realidade latino-americana. Assim, ao contrário de continuar a busca por elementos que justifiquem a existência de uma região chamada América Latina, esperamos que se busquem outros critérios para uma regionalização menos generalizante, inclusive questionando se América Latina seria um recorte adequado para os estudos da geografia escolar.
Palavras-chave: América latina. Geografia escolar. Livro didático. Espaço mundial. Países. Região.
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