Categoria: Química Dissertações |
Utilização de recursos de multimídia no ensino de Química do Nível Médio  |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MORETTI, Vânia de Albuquerque
Este trabalho apresenta um conjunto piloto de oito aulas eletrônicas, elaboradas com o uso do aplicativo Flash e direcionadas para o Ensino Médio. As aulas focalizam os tópicos ácidos, bases e sais e o resultado de sua eficiência foi avaliado por meio de questionários respondidos por professores e alunos. Na opinião dos alunos, uma das vantagens do material é que ele pode ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer momento, bem como possui um apelo visual bastante esclarecedor e estimulante. Na opinião dos professores, a utilização desses recursos, além de despertar a atenção e o interesse dos alunos, facilita o aprendizado mesmo daqueles que, normalmente, apresentam mais dificuldade de assimilação. Segundo eles, a grande maioria dos professores que atuam tanto no ensino público quanto no privado estaria preparada para utilizar o material. Estes resultados indicam que a aplicação desse recurso pode contribuir para a formação e melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminuindo os contrastes entre o ensino público e o privado.
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8772 0 bytes Unicamp http:// |
Categoria: Química Dissertações |
“+ Química Digital” Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7º ano de escolaridad  |
Versão: 2006 Atualização: 9/8/2013 |
Descrição:
MORAIS, Carla Susana Lopes
Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal. O século XXI caracteriza‐se pelo ritmo de vida alucinante, pela imensa quantidade de informação que flui continuamente e pela expansão da informática e da tecnologia que saiu das empresas e entrou nas nossas casas, cultura e escolas. Os jovens adolescentes que frequentam as nossas escolas nasceram e cresceram na era digital e não concebem o mundo sem tecnologia. A sua vida é um verdadeiro zapping, sendo frequentemente designados por zap generation. A escola ainda não conseguiu integrar todas as mudanças da sociedade, afastando‐se cada vez mais dos nossos jovens. Ao professor, também se pede um esforço de readaptação. O seu papel deverá ser activo e responsável no enquadramento pedagógico das tecnologias, para que estas possam tornar‐se um meio de renovação do ensino e não apenas um mero reforço de práticas tradicionais. Neste cenário impõem‐se a necessidade de informar e motivar os alunos para a aprendizagem dos conteúdos programáticos de Ciências dado o crescente “divórcio” da zap generation com a Ciência. Assim, é fundamental tornar o seu ensino mais atractivo, desafiante e actualizado, o que em parte pode ser mediado pelas tecnologias emergentes. Produzir e validar novos recursos digitais capazes de constituir uma oferta com qualidade científica, pedagógica, técnica e estética, passíveis de serem utilizados por professores e alunos na disciplina de Ciências Físico‐Químicas do 7º ano do ensino básico; fazer a experiência de utilização dos recursos produzidos avaliando o seu impacto e recolher o feedback dos alunos de modo a obter sugestões de enriquecimento e reformulação dos mesmos, foram os objectivos que impulsionaram a construção dos recursos “+ Química Digital”. De modo a atingir os objectivos referidos anteriormente, utilizou‐se uma metodologia de investigação científica de cariz qualitativo – o Estudo de Caso. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação das aulas, da análise de folhas de resposta e de entrevistas individuais realizadas aos alunos. A etapa final do trabalho centrou‐se numa análise autocrítica dos recursos digitais produzidos, da metodologia utilizada e dos resultados obtidos. Também se reflectiu sobre a existência de alguns constrangimentos inerentes à desejável mas difícil generalização da utilização destes recursos. Ainda, nesta etapa final, avançaram‐se algumas sugestões para projectos futuros.
Palavras-chave: TIC. Zap generation. + Química Digital.
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3087 0 bytes Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Por |
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