Educadores

Ínicio : Química : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (11)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Investigação das concepções de licenciandos em química sobre história da ciência Popular Versão: 2008
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LEME, Marcos Alberto Autuori

Este trabalho tem como objetivo investigar as idéias de alunos de licenciatura em química acerca de aspectos historiográficos da ciência, visando identificar se suas concepções estão de acordo com o perfil desejado para o professor de química atual. Partimos da idéia de que o ensino de ciências pode se beneficiar da abordagem adotada pela maioria dos historiadores da ciência na atualidade, denominada nova historiografia da ciência (NHC). Como instrumento de pesquisa, foi elaborado um questionário de múltipla escolha para o levantamento de concepções sobre história da ciência, construído a partir de uma rede sistêmica, na qual confrontamos concepções da NHC e da antiga historiografia da ciência (AHC). A opção pelo questionário de múltipla escolha foi decorrência da intenção de desenvolver um instrumento de pesquisa que permitisse investigar as concepções de um grande número de licenciandos. A análise dos dados obtidos através do questionário foi efetivada através de uma metodologia que utiliza dendrogramas, histogramas e outros parâmetros de natureza estatística. Concluímos que essa metodologia mostrou-se eficiente na comparação de dois ou mais grupos, no sentido de identificar em qual grupo as posições associadas a NHC e a AHC são mais claramente distintas. Através desta metodologia também foi possível avaliar qual a posição predominante em um determinado grupo, uma vez que os valores dos parâmetros e os aspectos dos dendrogramas e histogramas seguem padrões identificáveis. Os resultados obtidos sugerem que, entre os licenciandos em química, ainda prevalecem concepções sobre a história da ciência que não refletem as tendências historiográficas atuais, tampouco condizem com os objetivos preconizados para o ensino de ciências.

Downloads 929  929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Aspectos sociocientíficos em Química do nono ano do ensino fundamental: do livro didático ao relato  Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
DACOREGIO, Gisa Aparecida

Esta pesquisa questiona: que contribuição Livros Didáticos de Ciências do nono ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, podem oferecer para a abordagem de Aspectos Sociocientíficos sobre os conteúdos químicos.

Palavras-chave: Aspectos sociocientíficos. Ensino de Ciências. Livro didático.

Downloads 1946  1946  Tamanho do arquivo 3.03 KB  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 1.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de Química na perspectiva dialógico-problematizadora: uma possibilidade para a formação do  Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
BRANCO, Maria Isabel Moutinho

O presente estudo objetiva investigar como o planejamento da ação do docente de Química na perspectiva dialógico-problematizadora pode contribuir para promover a formação de professores reflexivos de sua prática.

Palavras-chave: Ensino de Química. Formação docente. Professor reflexivo. Três Momentos Pedagógicos.

Downloads 1050  1050  Tamanho do arquivo 4.11 KB  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 1.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6)