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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (11)


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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!O Texto de Experimentação na Educação em Química Popular Versão: 2005
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Fábio Peres. O Texto de Experimentação na Educação em Química: Discursos Pedagógicos e Epistemológicos. Dissertação. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica - UFSC - PPGECT, Florianópolis, 2005.

Esta dissertação desenvolve um estudo que se propõe a problematizar a experimentação na formação docente e a repensar as características metodológicas das atividades experimentais na educação em Química. À luz de uma abordagem pedagógica e epistemológica, investigamos as características dos discursos sobre experimentos divulgados na revista Química Nova na Escola. Foram analisados 38 artigos e 4 questionários submetidos a autores com expressivo número de publicações na respectiva revista, e com reconhecida experiência em formação de professores. A partir da análise do “corpus” apontamos para a necessidade de transcender as atividades experimentais, enquanto simples artefato motivador dos alunos. De forma semelhante, destacamos a importância de refletir acerca dos entendimentos empirista-indutivistas de Ciência que orientam o discurso a respeito da experimentação. Enriquecer o conhecimento em sala de aula sobre a natureza da ciência pode ser favorecido, como sugere tacitamente parte dos textos, pela associação entre teoria e observação. A análise dos artigos ainda sinalizou para as atividades experimentais como constituinte de um contexto dialógico, apontando para o questionamento reconstrutivo, a construção de argumentos e a comunicação desses argumentos. Outra característica marcante no discurso dos autores foi a utilização de materiais e reagentes de baixo custo e fácil aquisição; principalmente, como modo de superar as deficiências infra-estruturais das escolas. Já os conteúdos conceituais se apresentaram fortemente nas propostas de experimentos, no entanto, os conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais, também permearam os artigos, porém de forma muito implícita. Na perspectiva dos conteúdos, foi possível depreender a importância de vincular o contexto na qual os alunos estão inseridos com o conteúdo dos experimentos. Tal fato contribui para reforçar que os conteúdos não têm um fim em si mesmos, ponto de vista compartilhado pela maioria dos autores que responderam ao questionário. Portanto, ao ler artigos com sugestões de atividades experimentais, o professor, tanto da educação básica, quanto o formador, precisa entender que nesses escritos estão subentendidas características para tais atividades, e que podem agregar qualidade na prática docente.

Palavras-chave: Experimentação. Formação docente. Educação em Química.

Downloads 1207  1207  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC-PPGECT  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Produção de papel artesanal de fibra de bananeira: uma proposta de ensino de química por projeto Popular Versão: 2009
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LACERDA, Nília Oliveira Santos

O projeto de produção de papel artesanal a partir da fibra de bananeira surgiu no Colégio Estadual Jardim América, em Goiânia – GO, a partir de uma experiência vivenciada por alunos do Ensino Médio, durante uma visita na Cooperativa de Reciclagem Cooprec, em função de um trabalho que estava sendo realizado sobre o tema gerador LIXO. A partir desse projeto sentimos a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, o que foi feito por meio de um material paradidático sobre a produção de papel e suas relações com conceitos científicos. Para fundamentação do material proposto utilizamos com referenciais norteadores: o ensino por projetos numa perspectiva freireana, o enfoque CTSA, a educação ambiental, a experimentação investigativa, a necessidade de contextualização e de interdisciplinaridade. A metodologia utilizada para aprofundamento do tema foi: pesquisas sobre história e química do papel, entrevistas semiestruturadas com os sócios da cooperativa (Cooprec), com a Assessora do Núcleo Artesanal de Reciclagem. Também foi proposto aos alunos participantes do projeto que formulassem questões que gostariam de aprender em relação ao processo e que pudesse ser explicado por meio de conceitos científicos de maneira interdisciplinar. As questões apresentadas foram analisadas e relacionadas aos conteúdos de química e áreas afins (biologia, geografia etc.). Em seguida as questões foram relacionadas com todos os tópicos que ajudariam a respondê-las, definindo os conteúdos a serem trabalhados no material paradidático. Para a elaboração desse material partimos dos seguintes princípios: (a) o aproveitamento de resíduos da bananicultura como matéria-prima natural; (b) possibilidade de um trabalho com enfoque na preservação ambiental; (c) o resgate e a valorização de técnicas artesanais; (d) a utilização de tema gerador para o ensino de conceitos científicos, ambiente e cidadania; (e) a inserção de textos que tratam sobre atitudes e valores importantes para a formação de alunos críticos e ativos. Um dos objetivos da nossa proposta apresentada é aprimorar o projeto com uma problematização, relacionando esse tema gerador com os conteúdos de química, na tentativa de tornar seu ensino mais significativo para os alunos.

Palavras-chave: Ensino por projetos. Papel de fibra de bananeira. Material paradidático.

Downloads 1172  1172  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnB, PPGEC, 2009.  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Atuação e formação dos professores de Química na EJA características dos estilos de pensamento – u Popular Versão: 
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
LAMBACH, Marcelo

Este trabalho apresenta o estudo de uma pesquisa feita com os professores de Química que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública do Estado do Paraná. Tomando como referência a Epistemologia de Ludwik Fleck, buscou-se identificar os possíveis elementos que caracterizam o Estilo de Pensamento desses docentes, e como esse interfere na ação pedagógica.

Palavras-chave: Formação continuada. Formação de professores. Formação permanente. Ensino de Química. Educação de Jovens e Adultos. Ludwik Fleck. Paulo Freire.

Downloads 1167  1167  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Nanotecnologia: uma investigação fundamentada na educação pela pesquisa se refletindo na formação de Popular Versão: 2011
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
BASSOTTO, G. V. Nanotecnologia: uma investigação fundamentada na educação pela pesquisa se refletindo na formação de professores e no ensino de química. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). PUCRS, Porto Alegre, 2011.

Este texto relata a investigação sobre o entendimento de como uma Unidade de Aprendizagem pode contribuir para que professores em formação inicial de Química possam ser preparados para a inclusão do tema Nanotecnologia no Ensino Médio. A Nanotecnologia é considerada uma área multidisciplinar envolvendo diferenciadas áreas do conhecimento. Mantendo os princípios do Educar pela Pesquisa, a proposta foi conduzida por meio da elaboração de uma Unidade de Aprendizagem (UA) em torno do tema central, Nanotecnologia. Esse desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Nanotecnologia vai ao encontro da proposta do Educar pela pesquisa, pois utiliza atividades diversificadas, vinculadas ao cotidiano do aluno. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e descritiva, a partir de uma pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário inicial e final, anotações ao longo das atividades e entrevista com os sujeitos de pesquisa e os professores. A análise e interpretação dos dados foram efetuadas por meio da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), resultando em quatro categorias: Descobrindo a Nanotecnologia: identificação dos conhecimentos prévios; Importância de trabalhar Nanotecnologia no Ensino Médio; Importância do tema para a formação de professores; Perspectivas na formação de professores de Química: mudanças nas concepções sobre Nanotecnologia. A análise indica que os professores em formação apresentam pouco conhecimento sobre o tema e dificuldades na diferenciação de conceitos. Por outro lado, conhecem algumas palavras importantes para a formulação do conceito de Nanotecnologia. Constatou-se a importância da abordagem de temas e metodologias diferenciados em sala de aula para uma efetivação no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. Nanotecnologia. Unidade de aprendizagem. Pesquisa na sala de aula.

Downloads 1082  1082  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRS  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Dois textos de Química para dois vídeos do Programa Como Fazer ? - TV Escola - MEC Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BIANCHI, José Carlos de Azambuja

As dificuldades inerentes às atividades de ensino, em todos os níveis, são percebidas pelos profissionais desta área em todas as regiões do país. Considerando a vasta extensão de nosso território, bem como as discrepâncias e as dificuldades associadas às várias regiões, o Ministério da Educação e Cultura: através da Secretaria de Ensino a Distância, inaugurou, em outubro de 1999, o programa "TV Escola-Como Fazer?". voltado para o ensino Fundamental e Médio. Em linhas gerais, este programa se baseava na exibição de vídeos, captados em qualquer região do país, com conteúdo adequado para ser explorado em sala de aula, os quais eram acompanhados por um texto adicional, direcionado para o professor, e disponibilizado na Internet. Em termos de alcance, a efetividade do programa é indiscutível; em termos de facilitar a vida do professor, isso só o tempo dirá!

Palavras-chave: Modelos explicativos. Material didático. Química no Ensino Médio. TV escola.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Química e cidadania : uma abordagem a partir do desenvolvimento de atividades experimentais investig Popular Versão: 2009
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Ricardo Castro de

Este trabalho teve por objetivo investigar a contribuição das atividades experimentais investigativas no desenvolvimento do processo de tomada de decisão e formação cidadã dos alunos. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um minicurso de 40 horas para uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Município de São Carlos, localizada no Estado de São Paulo. O tema discutido foi combustível e as atividades experimentais investigativas estavam relacionadas à gasolina, ao álcool e ao biodiesel. Antes da realização dessas atividades, o pesquisador promoveu debates dentro da perspectiva de Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para a análise dos dados, solicitou-se que os alunos registrassem por escrito os procedimentos adotados durante cada atividade, além da filmagem e anotações realizadas pelo pesquisador. A partir da análise dos resultados, constatou-se que o uso de atividades experimentais por meio da abordagem investigativa aliada à realização dos debates auxiliou os alunos no processo de tomada de decisão em situações sócio-científicas controversas, indispensável no desenvolvimento da cidadania. Essas atividades contribuíram em vários aspectos para a formação dos alunos, tais como no desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, proporcionando aos alunos o reconhecimento da Ciência como uma atividade humana em permanente construção.

Palavras-chave: Ensino de Química. Atividades experimentais investigativas. Cidadania.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Investigação das concepções de licenciandos em química sobre história da ciência Popular Versão: 2008
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LEME, Marcos Alberto Autuori

Este trabalho tem como objetivo investigar as idéias de alunos de licenciatura em química acerca de aspectos historiográficos da ciência, visando identificar se suas concepções estão de acordo com o perfil desejado para o professor de química atual. Partimos da idéia de que o ensino de ciências pode se beneficiar da abordagem adotada pela maioria dos historiadores da ciência na atualidade, denominada nova historiografia da ciência (NHC). Como instrumento de pesquisa, foi elaborado um questionário de múltipla escolha para o levantamento de concepções sobre história da ciência, construído a partir de uma rede sistêmica, na qual confrontamos concepções da NHC e da antiga historiografia da ciência (AHC). A opção pelo questionário de múltipla escolha foi decorrência da intenção de desenvolver um instrumento de pesquisa que permitisse investigar as concepções de um grande número de licenciandos. A análise dos dados obtidos através do questionário foi efetivada através de uma metodologia que utiliza dendrogramas, histogramas e outros parâmetros de natureza estatística. Concluímos que essa metodologia mostrou-se eficiente na comparação de dois ou mais grupos, no sentido de identificar em qual grupo as posições associadas a NHC e a AHC são mais claramente distintas. Através desta metodologia também foi possível avaliar qual a posição predominante em um determinado grupo, uma vez que os valores dos parâmetros e os aspectos dos dendrogramas e histogramas seguem padrões identificáveis. Os resultados obtidos sugerem que, entre os licenciandos em química, ainda prevalecem concepções sobre a história da ciência que não refletem as tendências historiográficas atuais, tampouco condizem com os objetivos preconizados para o ensino de ciências.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Construindo Estruturas Químicas de Substâncias Desconhecidas Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
COSTA, Carla Cristina Corrêa da

A motivação para a construção desse trabalho originou-se da percepção de que alunos e alunas pensam que as fórmulas químicas são o objeto de estudo da Química e não as substâncias e os materiais, as quais representam. Pesquisas em educação química têm comprovado que, didaticamente, o nível representacional do conhecimento químico tem sido priorizado nos currículos e em livros didáticos em relação ao nível fenomenológico e teórico. A desproporcionalidade de foco entre os três níveis pode estar fazendo com que os alunos pensem que as fórmulas são reais, sendo elas o objeto de estudo da Química e não uma linguagem desta. Verifica-se também que esse conteúdo não vem sendo vinculado a temas sociais, desconsiderando o contexto em que o aluno está inserido. Assim, dedicamos esse trabalho ao estudo das fórmulas químicas no ensino básico. A dissertação começa situando o ensino médio e o ensino de ciências no atual contexto educacional, focando como perspectiva principal, para esse ensino, o auxílio à formação da cidadania. Buscamos valorizar a reflexão da prática e da pesquisa docente como meio de trilhar possibilidades para se atingir esse objetivo. Em meio a diferentes possibilidades, escolhemos fazer uma abordagem do tema de forma diferenciada das tradicionalmente evidenciadas no contexto escolar. Para dar mais sentido a esta pesquisa, propusemos realizar uma transposição didática de um conhecimento científico ainda pouco explorado como conhecimento escolar no ensino médio: A elucidação estrutural por análises físicas e químicas de substâncias orgânicas. O material paradidático proposto conta a história de um aluno do ensino médio que necessita tomar uma decisão frente a uma situação do seu cotidiano. Ele achou um produto de origem desconhecida cujo rótulo indicava se tratar de um suplemento alimentar. A aquisição de conhecimentos químicos, relativos à elucidação da fórmula molecular e estrutural por análises físicas, químicas e espectrométricas (massa, infravermelho e ressonância magnética nuclear) das substâncias que compõe o produto encontrado, e a consequente descoberta da sua constituição fizeram toda a diferença na hora de decidir se ele consumia ou não o produto. O material paradidático, como um todo, procura propiciar a contextualização do conteúdo químico com o cotidiano do aluno; faz uso da história da ciência e da interdisciplinaridade como recursos didáticos, sendo desenvolvido por meio de um tema químico social.

Palavras-chaves: Fórmulas químicas. Transposição Didática. Cidadania.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!A Contextualização do Ensino de Química por meio de Crônicas Popular Versão: 2009
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRANCHI, Silmar José Spinardi

De acordo com alguns especialistas, o Ensino de Química deve estar centrado no conhecimento químico e no contexto social. Na busca por alternativas para um ensino de química contextualizado, propusemos que o uso de crônicas poderia se constituir em uma boa alternativa para proporcionar uma melhor interação entre o aluno e o conhecimento químico. Ela se constituiria em uma ferramenta a mais a ser utilizada pelo professor, em conjunto com sua atividade e seu planejamento. Neste trabalho, desenvolvemos um conjunto de quinze crônicas, das quais “De Olho na Natureza e nas Interações Intermoleculares”, “Namorados no Ponto... de Ebulição” e “Lá na Pescaria...” foram aplicadas e avaliadas junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública, localizada em Campinas, São Paulo. Fizemos a avaliação das crônicas por meio de um questionário, no qual buscamos perceber a opinião dos alunos sobre as mesmas, bem como se existiam dificuldades para a sua interpretação e entendimento. Buscamos, ainda, avaliá-las quanto à linguagem, conteúdo, diálogos, associação com o cotidiano e alcance junto à comunidade. Os resultados obtidos na aplicação dessas crônicas foram muito positivos, com a grande maioria dos alunos afirmando que as crônicas prendem a atenção e facilitam o aprendizado. Todos afirmaram que as situações do cotidiano, descritas nas mesmas, facilitaram o entendimento do conteúdo químico, assim como a maioria dos alunos conversaria sobre os conteúdos de cada crônica com seus pais e amigos. Grande parte dos alunos consultados afirmou que preferiria ler a crônica antes de aprender o conteúdo químico nela contido, ou preferiria lê-la durante a aula do professor. A linguagem, os diálogos e a forma como os conteúdos são apresentados em cada crônica também são ressaltados pelos alunos como pontos positivos no estudo e utilização das crônicas no Ensino Médio. A análise indica, também, que a utilização de crônicas contempla alguns dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que os alunos declararam que se sentiriam à vontade para conversar sobre o conteúdo químico fora do ambiente escolar, além de se predisporem a reproduzir alguns dos experimentos descritos em algumas das crônicas. Dada à surpresa diante da novidade, além da boa receptividade manifestada pelos alunos consultados, concluímos que a redação de materiais alternativos, como as crônicas descritas neste trabalho, deva ser continuada e estimulada.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de Química na perspectiva dialógico-problematizadora: uma possibilidade para a formação do  Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
BRANCO, Maria Isabel Moutinho

O presente estudo objetiva investigar como o planejamento da ação do docente de Química na perspectiva dialógico-problematizadora pode contribuir para promover a formação de professores reflexivos de sua prática.

Palavras-chave: Ensino de Química. Formação docente. Professor reflexivo. Três Momentos Pedagógicos.

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