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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (18)


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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Imagem de mulher proposta pela literatura de auto-ajuda : análise de quatro obras contemporâneas  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MOCCI, Gisele

Esta pesquisa objetiva identificar uma proposta de identidade feminina subjacente ao discurso de auto-ajuda que tematiza o comportamento de gêneros. A partir da análise de quatro obras que propõem distinções comportamentais para homens e mulheres, procuramos mostrar como o discurso de auto-ajuda atualiza, a partir de novas abordagens, paradigmas secularmente consolidados e mantidos pela sociedade ocidental. Para sustentar nossa análise, apoiamo-nos nas teorias sobre a identidade e a subjetividade de pensadores como Stuart Hall, Anthony Giddens e Félix Guattari; nos estudos sobre a cultura da auto-ajuda desenvolvidos por Francisco Rüdiger e Arnaldo Toni de Souza Chagas; e em pesquisas e teorias propostas pelos pensadores da condição feminina, como Judith Butler, Nancy Chodorow, Fraçoise Collin, Maria Fátima da Cunha, Anne Higgonet e Júlian Marías, dentre outros.

Palavras-chaves: Mulher. Auto-ajuda. Identidade feminina. Cultura. Indústria Cultural

Downloads 290925  290925  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!O poder da marca e uma construção de estilo de vida : um estudo de caso dos alunos da PUCPR  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
FONTOURA, Miriam Silva da

Resumo: Atuantes no cotidiano da sociedade como coadjuvantes da cultura, as marcas, participam da construção de um imaginário, individual e coletivo pela grande capacidade de criar diferenciação como imagem. Sob a forma de consumo, mantém uma lógica de funcionamento e semelhança nos elementos essenciais para a sua existência e permanência. Impregnadas significações, as marcas desvendam-se através de uma linguagem, revelando comportamentos recorrentes a um estilo e modo de vida. O objetivo deste trabalho é proporcionar uma reflexão sobre O Poder da Marca como uma das dimensões na construção de estilo de vida através do consumo nas sociedades contemporâneas, partindo-se da hipótese central de que as marcas são referências de identificação e distinção. Em especial a marca Puma, fio condutor da pesquisa.

Palavras-chave: Marca. Consumo. Estilo de vida. Trabalho. Produção. Classes sociais.

Downloads 48890  48890  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/11027
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Representaçőes sociais de política pública para educaçăo: PROEM - Programa de Expansă Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
PAULA, Sandra Ramalho de

Resumo: Esse trabalho analisa as Representações Sociais dos atores sociais diretamente envolvidos no processo de reforma do Ensino Médio do Paraná no período de 1996 á 2002. Tomando como referencial teórico os conceitos trabalhados na representação social, que aborda a relação do sujeito com o espaço social no qual ele está inserido.Este tratou da questão atual da reforma do Ensino Médio no Paraná, que é analisada em contexto mais amplo, partindo das diretrizes propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais que redefinem o universo educacional do ensino médio a partir das relações do mercado de trabalho e de consumo, procurando assim, formar individuo que atenda as novas necessidades e exigências do mercado econômico.

Palavras-chave: Educação. Instituição escolar. Parâmetros curriculares nacionais. Mercado. Capitalismo. Classes sociais.

Downloads 37203  37203  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Nem Eva nem Maria : as subjetivaçőes em colégios católicos Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
TAMANINI, Marlene

Resumo: Esta dissertação analisa como as mulheres construíram suas subjetividades generificadas a partir da experiência com as práticas e dispositivos pedagógicos engendrados em um colégio católico. Essa problematização amparou-se na articulação entre o referencial teórico de Michel Foucault – cuja leitura fizemos sob o olhar e contribuições de Gilles Deleuze – e a produção feminista e dos estudos de gênero, especialmente as reflexões de Judith Butler, Teresa de Lauretis e Guacira Lopes Louro. Nesta elaboração, analisa-se como se produz a tensão entre a reprodução e a ressignificação de práticas sociais, que envolvem os processos de subjetivação no gênero.

Palavras-chave: Subjetivação. Gênero, Educação católica. Instituição escolar.

Downloads 26937  26937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Conselhos gestores de políticas públicas e a representatividade democrática : um estudo de caso dos  Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SILVA, Lilian Lenite da

Resumo: Não informado

Palavras-chave: Cultura. Poder. Política. Cidadania. Saúde pública.


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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Cinema e sociedade: sobre a ditadura militar no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  10/2/2014
Descrição:
LEME, Caroline Gomes

De 1979 aos dias atuais, a ditadura militar fez-se presente em um número significativo de obras fílmicas. Analisar essa produção cinematográfica é examinar como está sendo ressignificado o passado, quais questões estão sendo obliteradas, que ambiguidades e tensões perpassam a interpretação do processo sócio-histórico. Esta pesquisa propõe-se a trabalhar a relação entre cinema e sociedade no que tange aos enunciados social e culturalmente construídos a respeito do período do regime militar vigente no Brasil de 1964 a 1985. O objeto de investigação são os filmes de longametragem lançados entre 1979 e 2009 que se reportam ao tema da Ditadura Militar no Brasil e seus desdobramentos. O pressuposto é o de que as obras fílmicas, enquanto produções culturais, podem ser consideradas meios legítimos e diferenciados para o conhecimento da sociedade, uma vez que são constitutivas da realidade social, produzindo significados, valores e proposições expressados através de sua construção própria. Pauta-se na concepção de cultura do materialismo cultural de Raymond Williams (2000) e fundamenta-se essencialmente no referencial teórico-metodológico de Pierre Sorlin (1985,1994). Realiza-se um levantamento amplo e fundamentado da filmografia que tematiza a ditadura militar brasileira e dedica-se um olhar mais atento aos seguintes filmes: E agora, José? Tortura do sexo (Ody Fraga, 1980); Paula – A história de uma subversiva (Francisco Ramalho Jr., 1980); Nunca fomos tão felizes (Murilo Salles, 1984); Corpo em delito (Nuno Cesar Abreu, 1990); Ação entre amigos (Beto Brant, 1998); A terceira morte de Joaquim Bolívar (Flávio Cândido, 2000) e Zuzu Angel (Sérgio Rezende, 006), os quais correspondem a um espectro amplo de possibilidades cinematográficas.

Palavras-chave: Cinema e sociedade. Cinema brasileiro. Ditadura militar brasileira.

Downloads 19264  19264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000787791&fd=y
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Treinamento comportamental: concepções dos trabalhadores, gerentes de RH e consultores Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
ROSSETTI, Fabrizia

Resumo: O tema deste trabalho é o treinamento, diferenciando o treinamento técnico do comportamental. Apresenta também o conceito de qualificação e competência no trabalho e analisa os conceitos de alienação, disciplina e controle social e sua expressão nos treinamentos. As percepções dos trabalhadores sobre o tema foram coletadas através de entrevistas com roteiro semi-estruturado, aplicadas aos três tipos distintos de trabalhadores: gerentes de recursos humanos que contratam os treinamentos; instrutores ou consultores de recursos humanos que ministram os treinamentos e trabalhadores de nível médio que participam dos treinamentos. Da concepção desses trabalhadores foi possível identificar alguns desdobramentos do controle na empresa, como a responsabilização incentivada pelo treinamento comportamental, e a assunção de papéis a serem representados pelos trabalhadores. As diferenças de concepção entre os três tipos de trabalhadores sobre o tema da pesquisa evidenciaram as incoerências entre as exigências das empresas e a impossibilidades de satisfação dessas exigências por parte dos trabalhadores.

Palavras-chave : Treinamento. Treinamento comportamental. Relações de trabalho. Produção. Classes sociais

Downloads 17007  17007  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!A Nossa Vendeia : o imaginário social da Revolução Francesa na construção da narrativa de Os Sertões Popular Versão: PDF
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
MOREIRA, Raimundo Nonato Pereira

O presente trabalho objetiva discutir os influxos do imaginário social da Revolução Francesa no processo de construção da narrativa da Guerra de Canudos (1896-1897), em Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha (1866-1909). A partir desse escopo, problematizam-se algumas das relações que vinculam as narrativas históricas e os relatos imaginários no corpo da obra citada, destacando a força das imagens relacionadas à Revolução de 1789 na tessitura do enredo euclidiano. Esta Tese apresenta cinco momentos principais. No primeiro capítulo, a partir de um esboço biográfico, abordam-se aspectos considerados relevantes acerca da vida e da obra de Euclides da Cunha. No segundo, discute-se a presença da Revolução Francesa no conjunto da obra euclidiana, argumentando-se que esse processo se constituiu no conjunto de acontecimentos históricos mais relevante no quadro das referências teóricas do escritor, posto que, para o autor, o paradigma francês apresentava-se como um padrão explicativo dos processos ocorridos na sociedade brasileira nas últimas duas décadas do século XIX. No terceiro capítulo, aborda-se a construção da narrativa euclidiana da Guerra de Canudos, mediante uma hipótese de trabalho que postula a existência de três momentos privilegiados desse processo: o primeiro, antes do contato de Euclides com o conflito sertanejo; o segundo, durante a presença do correspondente de O Estado de São Paulo na Bahia; e o terceiro, após o desfecho do conflito, materializado nas páginas de Os Sertões. No último capítulo, discute-se a ontologia discursiva de Os Sertões, problematizando-se as relações entre as categorias de historicidade, ficcionalidade e literariedade na composição narrativa euclidiana, destacando-se, ainda, as contribuições decisivas de uma versão histórico-literária da Revolução Francesa, o romance Quatrevingt-treize [Noventa e Três, 1874], de Victor Hugo (1802-1885), para o consórcio da ciência e da arte intentado por Euclides. Nas Considerações Finais, tomando-se como referência as discussões historiográficas contemporâneas acerca da narrativa, reitera-se que a análise da construção do enredo da obra euclidiana evidenciou um processo complexo, no qual o escritor se valeu tanto de relatos históricos quanto de narrações imaginárias, para comunicar aos futuros historiadores o seu juízo sobre a Guerra de Canudos.

Palavras-chave: História. Narrativa. Revolução Francesa.

Downloads 16195  16195  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!O papel da mulher em relaçăo ao uso de agrotóxicos na agricultura familiar : uma participaç Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BANDEIRA, Beatriz Valladăo de Barros de

Resumo: Não informado

Palavras-chave: Não informado

Downloads 11931  11931  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Nem toda a comida de shopping center é McDonald's estudo de caso na praça de alimentação do Iguatemi Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Karen

Resumo: A dissertação tem como tema a comida, a partir do estudo de caso realizado na praça de alimentação do shopping-center Iguatemi de Porto Alegre. Interessa analisar a comida enquanto construção simbólica, portanto indissociada do seu contexto de inserção. Trata-se de estudar o alcance dos conceitos de fast-food, com ênfase naquele que aqui é denominado modelo Mcdonald’s, apontado como um dos paradigmas da racionalidade formal da sociedade contemporânea. Na praça de alimentação, através da opção pela metodologia qualitativa, a pesquisa analisa comida direcionando suas "lentes" para o "lado de dentro do balcão". A atenção, assim, volta-se para a produção e serviços presentes no espaço social alimentar, emblema dos centros urbanos.

Palavras-chave: Comida. Shopping center. Fast-food.

Downloads 11087  11087  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - Rs  Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1430
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