Categoria: Sociologia Dissertações |
Educação e relações raciais : um estudo de caso |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Abel Ribeiro dos
Resumo: Esta pesquisa teve como pano de fundo as reflexões em âmbito nacional em relação ao tema das relações étnico-raciais no Brasil. O foco central de estudo foram as relações raciais e as práticas educativas de professores, especificamente dentro da realidade sócio-educacional de escolas públicas na cidade e região metropolitana de Curitiba. Para isso, à luz da lei 10.639 de 2003 sobre o ensino de História da África, analisou-se como estão representados o negro e a história da África nos livros didáticos de história de 6ª e 7ª séries, qual é a visão dos professores e qual vem sendo sua prática pedagógica em sala de aula. Para tanto, delimitou-se como universo de pesquisa e estudo de caso uma escola localizada na periferia da cidade de Curitiba. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, foram entrevistados profissionais pedagogos, professores, funcionários e alunos para saber como se dão as relações étnico-raciais na escola. Analisou-se ainda, in fine, como as práticas docentes têm contribuído para a discussão do papel da escola (problematizadora/reprodutora) em relação às práticas discriminatórias a negros no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou elementos que constataram as hipóteses levantadas, tais como: formas de silenciamento da questão racial e de práticas discriminatórias na escola; a idéia de democracia racial brasileira perpassando todo o ambiente escolar; os livros didáticos analisados não avançaram na problematização e na desconstrução das imagens negativas dos negros, que ainda estão associadas à escravidão e à inferioridade do negro na formação cultural do País, principal reivindicação dos movimentos negros desde a década de 70; a lei 10.639/03, apesar de 4 anos de sua implementação, é pouco conhecida e não está sendo colocada em prática pelos professores desta escola; há formas de racismo explícito e implícito no ambiente escolar, negado pelos professores, denotando estarem pouco preparados para lidar com a questão racial em sala de aula. No final da pesquisa, evidenciamos a importância da lei 10.639/03, se não para resolver totalmente o problema educacional dos negros, mas, para contribuir na problematização das relações raciais e apontar novos caminhos para diminuir as grandes diferenças sociais existentes no interior das escolas de todo o Brasil.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais. Educação. Livros didáticos. Escola pública. Discriminação. Instituição escolar. Poder. Política. Ideologia.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Preso, prisăo e reabilitaçăo : a visăo das assistentes sociais do departamento penite |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
SHELLA, Julia Alves Ferreira
Resumo: O presente trabalho origina-se de uma experiência anterior de estudo sobre prisões. No momento em que trabalhei o tema conversão religiosa em uma unidade penal fui percebendo outras relações estabelecidas dentro desse universo. A que mais me chamou a atenção foi a figura da assistente social como central no processo de reabilitação. Essa posição tornou-se ainda mais evidente quando acessei os regimentos internos das unidades penais onde as competências das assistentes sociais relacionam-se exclusivamente ao bem estar do preso e à sua reabilitação. Essa expressão reabilitar ou ressocializar implica em preparar o individuo para o mundo externo à prisão sem levar em consideração um processo de ressocialização inverso, qual seja, socializar no universo prisional. Isso parte do pressuposto de que não houve uma socialização no mundo livre. Tal questão torna-se importante se considerarmos a origem desse individuo “não socializado”, que pode-se dizer é excluído duplamente. Uma vez ele é marginalizado por um Estado de bem-estar que não cumpre sua função e é criminalizado por estar à margem da sociedade (o que não implica que este individuo seja criminoso). Ao pensarmos prisão como um aparelho punitivo cruel – já que pensar no sentido contrario é inviável ao analisarmos o que de fato é prisão – temos que inevitavelmente refletir sobre o seu significado dentro de um estado excludente. A prisão em sua origem aparece com intuito de penitenciar, gerar arrependimento. Hoje, no caso brasileiro, ela aprece como resposta ao crescimento da violência – ou ainda, ao crescimento de universo criminalizável. Dessa forma torna-se necessário que estudos sejam feitos e escolher trabalhar com a questão da reabilitação é fundamental pois este aspecto está justamente na contradição colocada por esse aparelho punitivo: como reabilitar, mantendo o individuo preso? Como prepará-lo para a vida livre? E para responder essas perguntas é que os informantes deste trabalho são as assistentes sociais, centrais, num primeiro momento, nesse processo. A conclusão que chegamos é que essas profissionais não acreditam na reabilitação e nem se consideram centrais nesse processo. E a falta de crença na reabilitação não se deve à ineficácia da prisão em si ou à ineficácia do serviço social mas sim à falta de apoio estatal ao sistema prisional e aos recursos humanos que nele atuam.
Palavras-chave: Prisão. Reabilitação. Serviço-social.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Intermediaçăo de măo-de-obra no sistema público de emprego no Paraná : um estudo de caso |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
Intermediaçăo de măo-de-obra no sistema público de emprego no Paraná : um estudo de caso
Autores: Radzinski, Vilmar Motim, Benilde Maria Lenzi Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes.Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia. Data de publicação: 2007
Resumo: Orientadora: Benilde Maria Lenzi Motim Inclui apêndice
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Cięncias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2007 Inclui bibliografia Área de concentração: Trabalho e Ruralidades
O presente estudo constitui-se de uma reflexão sobre o serviço público de intermediação de mão-de-obra nas Agências Públicas de Emprego no Paraná como um instrumento de enfrentamento do problema do desemprego crescente. Este programa promove o encontro entre trabalhadores e empregadores, propicia informações e orientações aos trabalhadores que procuram emprego e aos empregadores, na busca de recursos humanos. Os objetivos desta dissertação foram entender de forma específica os motivos do não preenchimento das vagas ofertadas no Sistema Público de Emprego e fornecer alguns subsídios no “combate ao desemprego”. Outra contribuição refere-se a uma análise teórico-crítica sobre as eventuais e profundas mudanças que estão ocorrendo no “novo mundo do trabalho”. A política neoliberal enfraqueceu a intervenção do Estado nas relações Capital-trabalho, afetando o Sistema Público de Emprego. Realizou-se uma investigação sobre a atuação do Estado desde o início da década de 1930 até os dias atuais, resgatando sua importância histórica na organização do mercado de trabalho, atuando para redução do tempo de procura por trabalho. Buscou-se, também, levantar os aspectos positivos e as limitações das Políticas Públicas de Emprego no Brasil. Apesar de fazer uma análise sobre as Políticas Públicas de Emprego (PPE) e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), o objeto de estudo específico refere-se ao Sistema de Intermediação de Mão-de-obra (SIMO), nas Agências SINE-PR, cujos parâmetros de atuação não permitem a superação do desequilíbrio entre os níveis de oferta e demanda da força de trabalho. Palavras chaves: Estado, Intermediação de mão-de-obra, Políticas Públicas de Emprego, mercado de trabalho, trabalho, produção, classes sociais.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Imagem de mulher proposta pela literatura de auto-ajuda : análise de quatro obras contemporâneas |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MOCCI, Gisele
Esta pesquisa objetiva identificar uma proposta de identidade feminina subjacente ao discurso de auto-ajuda que tematiza o comportamento de gêneros. A partir da análise de quatro obras que propõem distinções comportamentais para homens e mulheres, procuramos mostrar como o discurso de auto-ajuda atualiza, a partir de novas abordagens, paradigmas secularmente consolidados e mantidos pela sociedade ocidental. Para sustentar nossa análise, apoiamo-nos nas teorias sobre a identidade e a subjetividade de pensadores como Stuart Hall, Anthony Giddens e Félix Guattari; nos estudos sobre a cultura da auto-ajuda desenvolvidos por Francisco Rüdiger e Arnaldo Toni de Souza Chagas; e em pesquisas e teorias propostas pelos pensadores da condição feminina, como Judith Butler, Nancy Chodorow, Fraçoise Collin, Maria Fátima da Cunha, Anne Higgonet e Júlian Marías, dentre outros.
Palavras-chaves: Mulher. Auto-ajuda. Identidade feminina. Cultura. Indústria Cultural
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Internet e política: Graus de representação política e uso da internet pelas elites parlamentares da |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
NICOLÁS, María Alejandra
O objetivo deste trabalho é empreender uma avaliação do uso da internet pelas elites parlamentares nos países da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela) nos vários níveis em que se dá esse uso. A partir das ideias de modos de concretização da democracia e de “graus de representação” expostas no capítulo 1, buscaremos, nos capítulos seguintes, avaliar as várias dimensões da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) pelas elites parlamentares sul-americanas. Inicialmente, efetuamos um exame do grau de informação sobre o perfil social, a trajetória política e o omportamento parlamentar de tais elites nas casas legislativas examinadas, e elaboramos um indicador para avaliar a quantidade de informações sobre os deputados e senadores disponíveis em cada casa legislativa. Em seguida, efetuamos uma avaliação das modalidades de representação política difundidas através dos websites dos parlamentares “digitalmente incluídos”, e chegamos à conclusão de que os mesmos são empregados pelo parlamentar médio sul-americano para veicular informações “top down” sobre sua atividade parlamentar, ao invés de promover políticas de cunho particularistas ou dinamizar os instrumentos de participação e interação política disponíveis aos cidadãos e potenciais eleitores. Por fim, após a caracterização de um pequeno universo de parlamentares que empregam tais ferramentas de forma mais intensa (que designaremos como “representantes Web 2.0”), faremos um breve estudo de caso de algumas experiências de uso destes recursos nos websites parlamentares. Nossas hipóteses básicas são as seguintes: (i) o grau de informações sobre o perfil social, trajetória política e comportamento parlamentar vigente nas diferentes casas legislativas é bastante desigual; (ii) o tipo predominante de website parlamentar nos países latino-americanos analisados é aquele que caracterizamos como “outdoor virtual” com foco na atividade parlamentar, em detrimento de políticas personalistas e/ou no estímulo à criação de mecanismos de interação e participação políticas; (iii) apenas uma pequena percentagem de deputados e senadores podem ser caracterizados como “representantes Web 2.0” que utilizam alguns recursos destas novas mídias que nos permitem antever padrões mais avançados de representação política passíveis de serem concretizados a partir dos recursos disponibilizados pela internet. Todos estes resultados apontam para uma conclusão mais geral segundo a qual as NTICs dão ensejo a diferentes graus de representação política e níveis de representatividade que vinculam as elites parlamentares observadas com os cidadãos de quem se declaram supostamente representantes.
Palavras-chave: Internet e Política. Elites Parlamentares Sul-Americanas. Graus de representação política. Modelos de democracia eletrônica.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Padrőes de açăo política dos empresários : o caso da Associaçăo Brasileira da Indústr |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
COSTA, Paulo Roberto Neves, 1960-
Resumo: O objeto de estudo dessa pesquisa foi a Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica - Abinee e, o problema estudado, foi os Padrões de Ação Política (PAP) que a Abinee desenvolveu para promover sua agenda de interesses junto ao Poder Executivo e Legislativo, entre 1989 e 2002. Entende-se como Padrões de Ação Política (PAP) o conjunto de ações políticas táticas (ações de curto alcance) e estratégicas (ações de grande cobertura), desenvolvidas pela Abinee para defender seus interesses, junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Primeiramente, será apresentada, a estrutura dos interesses; os Padrões de Ação Política (PAP); os resultados alcançados e uma avaliação geral da ação da Abinee. Em segundo lugar, serão apresentados estes mesmos tópicos anteriores para as quatros gestões analisadas no período 1989-2002. Finaliza-se, mostrando que a Abinee desenvolveu uma ação política integrada e efetiva, por meio da implementação de um conjunto de Padrões de Ação Política (PAP), permitindo alcançar uma articulação com os Poderes Executivo e Legislativo, o qual resultou em um conjunto de resultados, positivos e negativos, para o setor eletroeletrônico.
Palavras-chaves: Abinee. Empresários. Indústria. Interesses. Política.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Jogos de poder : as estratégias de comunicaçăo de mulheres e homens no rádio |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
Jogos de poder : as estratégias de comunicaçăo de mulheres e homens no rádio
Autores: Adelman, Miriam Thomé, Michelle Data de publicação: 2008 Resumo: Orientador: Miriam Adelman Inclui bibliografia Área de concentraçao: Cultura e poder
O rádio é um fenômeno social que reproduz as dimensões de gênero da prática comunicativa cotidiana entre homens e mulheres. As relações de gênero compreendem relações sociais baseadas numa complexa e contínua construção e desconstrução das relações de poder entre homens e mulheres. Esta dissertação é um estudo interdisciplinar sobre gênero e linguagem no radiojornalismo e tem por objetivo o mapeamento e a análise das estratégias de comunicação presentes nos discursos transmitidos ao ouvinte a partir da interação de especialistas mulheres e homens que participaram de cinco programas “CBN Debate”. Os programas escolhidos para este trabalho tiveram a participação igualitária de gêneros e foram ao ar na Rádio CBN Curitiba (Central Brasileira de Notícias) em 2007. Os cinco programas foram analisados a partir da observação pela escuta das gravações e pela transcrição integral das falas. Foram levadas em consideração não somente as falas literais, mas também as emoções dos debatedores passadas através da voz. Buscamos mostrar a história da participação feminina nos espaços de elaboração e transmissão da cultura, o papel dos meios de comunicação na sociedade e as características das vozes femininas e masculinas nos meios de comunicação. Também focamos a história e os avanços dos estudos de gênero e a construção de sentidos e as relações de poder na língua pensada como discurso. Este processo analítico teórico ajudou a mostrar como a mulher se insere no contexto institucional contemporâneo e como se expressa. As semelhanças e as diferenças da prática discursiva dos gêneros contribuem para o entendimento das relações sociais e do posicionamento das mulheres e dos homens na sociedade. Essa problematização amparou-se na articulação entre o referencial teórico dos estudos culturais de Stuart Hall e Raymond Williams, os estudos da linguagem de Mikhail Bakhtin e Michel Foucault, a produção das sociolinguistas Deborah Tannen, Sally McConnell-Ginet e Penelope Eckert, as pesquisas da área da fonoaudiologia de Cida Stier e Clóvis Barros Filho e a contribuição feminista e dos estudos de gênero, principalmente as reflexões de Susan Bordo, Judith Butler e Teresa de Lauretis. Foram criadas especificamente para esta pesquisa 19 categorias para analisar as estratégias e os estilos de comunicação observados nos programas de debate no rádio. A conclusão é que há um jogo de poder – por vezes harmonioso, outras vezes dissonante – nas estratégias de comunicação de homens e mulheres em suas falas públicas no rádio. Neste jogo, todos querem vez e voz. Os recursos usados para atingir este objetivo são semelhantes de uma forma geral, porém com algumas características próprias de cada gênero, uma vez que entendemos que o gênero é discursivamente construído. O comportamento comunicacional feminino e masculino verificado nesta pesquisa também está lá fora, em situações do cotidiano em que homens e mulheres sentem-se confiantes e estimulados a se expressar.
Palavras-chave: Gênero. Comunicação. Radiojornalismo.
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