Categoria: Sociologia Dissertações |
Corpo, gênero e sexualidade: educar meninas e meninos para além da homofobia |
Versão: Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
SANTOS, Luciene Neves
Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória na qual tematizamos as questões de gênero, a homofobia e o processo de formação humana no âmbito da Educação Física. As seguintes questões nos auxiliaram na estruturação da pesquisa: Professores de Educação Física com experiência profissional como educadores compreendem o gênero e a homofobia como problemáticas significativas a serem enfrentadas em suas atuações pedagógicas desde a universidade e, sobretudo, para além dela na Educação Básica? Quais os elementos teórico-práticos apontados como saída ou enfrentamento da homofobia na escola, durante o processo de intervenção pedagógica em Educação Física? Delineamos como objetivo: investigar como, na perspectiva dos egressos, a formação inicial ofertada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina contemplou elementos para que elas pudessem tratar pedagogicamente as questões relacionadas à sexualidade, gênero e homofobia em sua prática pedagógica junto à Educação Básica, compreendendo-as como fundamentais à formação humana. Para tal estudo fizemos entrevistas semi-estruturadas com dois grupos compostos por professoras egressas da UFSC. O primeiro grupo foi constituído por egressas que cursaram a disciplina denominada “Gênero e Co-educação na Educação Física” e o segundo por contemporâneas que não a cursaram. O critério comum para os dois grupos foi o de terem atuado ou estarem atuando na Educação Básica. Os dados indicam que, em alguma medida, os professores estão sensíveis a estas questões e as consideram relevantes para a formação humana e desenvolvem intervenções nesta direção em sua prática pedagógica, independente de terem cursado uma disciplina específica, apesar de avaliarem que o currículo da formação inicial, como um todo, pouco prepara para o enfrentamento destas problemáticas, em especial, da homofobia.
Palavras-chave: Corpo. Sexualidade. Gênero. Homofobia.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
A cultura do Fandango no litoral do Paraná e suas relações entre trabalho, cultura popular e lazer n |
Versão: Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Rogerio Massarotto
O problema de pesquisa, ora em evidência, foi elaborado a partir da questão de partida, sobre quais as possíveis relações entre a cultura do fandango enquanto manifestação da cultura popular e os mundos do trabalho e do lazer para seus praticantes, no litoral do Estado do Paraná. Dessa forma, diz respeito mais profundamente, à complexa, rica e contraditória cultura do fandango, enquanto manifestação da cultura popular, tratando-se de um recorte sobre as possíveis aproximações entre trabalho, cultura popular e lazer.
Palavras-chave: Trabalho. Cultura popular. Lazer.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
O “entorno” da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná: “a cons |
Versão: PDF Atualização: 21/1/2013 |
Descrição:
FRANÇA, Valnei Francisco de
O intuito desta pesquisa é conhecer as relações que são estabelecidas entre a inserção da disciplina de Sociologia no Ensino Médio do Estado do Paraná, e a atuação do professor de Sociologia, identificando, a partir dos elementos da transposição didática que lhes são acessíveis, as facilidades e dificuldades oferecidas no momento do contexto da obrigatoriedade desta disciplina (2008-2009). Para compor este objeto procurou-se identificar os seguintes elementos: os jurídicos, as orientações pedagógicas, a estrutura de recursos humanos, as ações de capacitação, os recursos pedagógicos disponibilizados, a escola e o professor, e com estes elementos conhecer o quadro institucional da disciplina - diagnóstico geral-, no Paraná, utilizando-se a pesquisa qualitativa. O campo foi construído a partir da equipe disciplinar de Sociologia, representantes da disciplina em Núcleo Regional de Educação e Professores de seis escolas de Curitiba e Região Metropolitana. A ideia principal foi construir um quadro diagnóstico da ação do “entorno” da disciplina de Sociologia no Paraná. Chegou-se à conclusão que esses elementos que constituem o “entorno” da disciplina são suficientes para a realização da aula de Sociologia; contudo existe uma lacuna entre o que está disponível e a ação dos professores em sala de aula. Esta lacuna passa pela questão do diálogo entre a demanda e o que é ofertado, por uma formação tecnológica mais adequada aos professores e principalmente uma capacitação compensadora, levando em consideração a “desvantagem” dupla dos professores de Sociologia: ausência de uma historicidade que dê identidade à disciplina e a carência pedagógica de sua formação. No desenvolver da pesquisa foram utilizados os conceitos-chave de “entorno” e “transposição didática” de Yves Chevallard, além de autores como Jean-Claude Forquin, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Ariel Kosik, André Chervel e outros.
Palavras-chave: Disciplina de Sociologia. Transposição Didática. Entorno. Quadro Diagnóstico. Contexto.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
A agricultura familiar em Londrina : um olhar sobre a diversidade |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
ZANGARO, Luciana Cristina Moura
O presente trabalho tem como objeto de estudo agricultores que se caracterizam por deter os meios de produção ao mesmo tempo que trabalham na propriedade rural, definidos como "agricultores familiares". Estudamos um caso específico, os agricultores familiares de Londrina/PR, com o objetivo de demonstrar a diversidade dessa forma social de produzir na agricultura brasileira e contribuir para desvendar a heterogeneidade que está presente nesse objeto de estudo. A diversidade de cada contexto, de cada região e das estratégias utilizadas demonstram a capacidade de adaptação e de reprodução desses agricultores. Para realizar esta pesquisa delimitamos algumas dimensões relacionadas com as estratégias de adaptação e reprodução da agricultura familiar na sociedade capitalista: as estratégias produtivas, as estratégias familiares, as estratégias fundiárias e um conjunto de representações, opiniões e atitudes elaboradas pelos agricultores familiares. A partir de dados coletados na pesquisa empírica realizada, foi possível traçar um perfil desses agricultores e também descrever algumas estratégias de reprodução, o que permitiu constatar a diversidade. O estudo possui um caráter exploratório e nos coloca diante de algumas questões relevantes a respeito da agricultura familiar em Londrina.
Palavras-chave: Agricultura. Estrutura agrária. Aspectos sociais. Famílias rurais. Sociologia rural.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
A CEPAL no fim do milenio : a resposta aos programas de ajustes neoliberais |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
VITAGLIANO, Luis Fernando
Com base na pressuposição de que a resistência à dominação, manifesta-se não somente através da visibilidade política de canais e instrumentos institucionalizados (como os sindicatos e partidos políticos), mas de forma fragmentada nas dimensões banais da vida cotidiana, procuramos reconstruir a trajetória de surgimento, consolidação e exclusão dos trabalhadores volantes de Itapira. Procuramos refletir sobre as características, as peculiaridades e a eficácia do conhecimento de todo dia. Um conhecimento fragmentado, contraditório, paradoxal, tecido de ignorância e de saber, de atraso e de desejo de emancipação. Um conhecimento que possui uma lógica política própria o jogo interno do conformismo, do inconformismo e da resistência.
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico. Globalização. Neoliberalismo. Estruturalismo.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
A federaçăo dos trabalhadores na agricultura familiar : um novo sindicalismo em construçăo |
Versão: pdf Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
RODRIGUES, Almir Sandro
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar de que maneira a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), manifesta atualmente um novo sindicalismo. Para tanto, busca compreender como suas intenções e suas práticas consolidam inovações no campo sindical, permitindo o fortalecimento da agricultura familiar e a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário. No referencial teórico resgata-se os conceitos de Pierre Bourdieu como: campo, habitus, práticas, estratégias, capital social e capital simbólico; estes conceitos tanto embasam a análise de um campo sindical e de um campo de representação da agricultura familiar quanto possibilitam o uso de uma sociologia das práticas dos dirigentes sindicais da Federação, a partir de sua trajetória social e política. Para isto, foram utilizados vários instrumentos metodológicos de caráter qualitativo, com destaque nas entrevistas semiestruturadas com dirigentes da Federação e com presidentes de sindicatos associados a ela. Os dirigentes sindicais começam a elaborar práticas que indicam possíveis manifestações de um novo habitus. A história do sindicalismo no Brasil, em especial, o sindicalismo rural cutista é básica para as elaborações deste trabalho, assim como, o surgimento de diversas organizações de representação da agricultura familiar, dentre as quais destaca-se a FETRAF. Nesta perspectiva, através de uma leitura teórico-prática da estrutura sindical e dos eixos estratégicos da Federação, foram possíveis analisar os seus avanços no campo sindical, propiciando entendê-la como um novo sindicalismo em construção.
Palavras-chave: Novo sindicalismo. Campo sindical. Campo de representação da agricultura familiar. Desenvolvimento sustentável e solidário.
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