Categoria: Sociologia Dissertações |
Outra vez sem terra : uma análise dos egressos da organizaçăo do Assentamento Vitória da Uni |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
GOUVEIA, Celia Gonçalves
Resumo: O estudo proposto pretende acompanhar a trajetória dos agricultores que um dia entraram na posse de um lote no Projeto de Assentamento Rural Vitória da União, Mangueirinha, PR, e que dele se afastaram posteriormente. Este estudo contempla um recorte que abrange o período entre 1983 e 1988, isto é, desde a preparação para a ocupação até os três primeiros anos agrícolas nas novas propriedades. A pesquisa em questão parte do fato de que a luta pela terra no Brasil está presente em quase todos os momentos da história do país, tendo atingido ultimamente, um grau de intensidade sem precedentes. Neste contexto o Movimento dos Agricultores Sem-terra - MST, surge com o claro objetivo de operar no país uma Reforma Agrária sob o controle dos trabalhadores, em contraposição ao discurso oficial endossado por uma prática que misturava reforma agrária com regularização fundiária e expansão de fronteiras agrícolas. Contrariando o chamamento feito pelo governo, os agricultores se organizaram optando pela ocupação de terras ociosas, com a meta de estabelecerem o conflito tido pelo então vigente Estatuto da Terra como justificativa defensável para a desapropriação. Pretende-se aqui estudar os motivos que levaram as famílias a deixar os assentamentos, orientado pelas seguintes hipóteses: (A) Um importante fator de fracasso dos agricultores assentados é a inadequação dos solos existentes nos projetos de assentamento rural em relação à capacidade econômica dos assentados; (B) Há um descompasso importante entre os objetivos que movem os agricultores que participam das ocupações em busca de terra para produzir e as metas que orientam o Movimento dos Sem-terra, voltadas para a Reforma Agrária de um modo geral; e (C) Os financiamentos destinados aos assentamentos da reforma agrária, em seus primeiros anos não fluiram no ritmo adequado às necessidades reais dos assentados, não levando em conta que um lote de assentamento é uma propriedade em fase de estruturação, em geral, terrenos de mata a serem abertas para a agricultura. Significa que não foram consideradas todas as dificuldades que seriam enfrentadas pelos assentados quando se planejou os financiamentos, tendo estes muitas vezes se transformado em empecilhos em vez de facilitadores. Os dados têm como fonte de informação as fichas de produtores e ex-assentados que serão entrevistados mediante um roteiro de pesquisa.
Palavras-chave: Não informado
|
2402 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/4244 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O capital social e as redes de cooperação : a influência dos fatores sociais nas redes de cooperação |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
REGINATO, Luiz Fernando
O surgimento da Nova Sociologia Econômica (NSE) resgatou para a sociologia o campo do estudo e análise do mercado - relações de produção e consumo - até então sob a hegemonia das ciências econômicas. A defesa da inserção social da economia, originária das concepções de Karl Polanyi e desenvolvidas principalmente por Mark Granovetter, trouxe à tona a relevância dos fatores sociais nas questões econômicas. Ao mesmo tempo, a sociedade informacional preconizada por Manuel Castells chama a atenção para as redes entre as organizações, como novas formas de organização da produção e do trabalho, mais adaptadas a este chamado ciberespaço, onde o valor migra do capital tangível para o intangível. A importância atribuída a estes arranjos em rede no mundo contemporâneo parece transcender a dimensão econômica e a flexibilidade produtiva, para evidenciar uma dimensão social, resultante dos laços sociais entre os atores em rede, como elementos fundamentais para a própria sobrevivência e êxito, relacionados aos benefícios coletivos. O interesse de compreender as influências sociais nesse processo de geração econômica, através da investigação das trocas de capital social nas redes interempresariais, poderá contribuir para esclarecer alguns dos aspectos em que se fundamenta a proposição da NSE da interpolação entre o econômico e o social. Este é, em síntese, o objetivo de nossa pesquisa e estudo aqui desenvolvido numa rede do segmento de redes heterogêneas de serviço no Rio Grande do Sul, no período de 2005 até 2007.
Palavras-chave: Não informado.
|
1117 0 bytes Puc Rs http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=982 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O Currículo de Formação de Soldados da Polícia Militar Frente às Demandas Democráticas |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
LUIZ, Ronilson de Souza
O trabalho focaliza o currículo prescrito para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a partir de sua atual grade curricular, das situações e comportamentos observáveis e observados nas práticas estabelecidas por instrutores e monitores. Busca-se apontar caminhos para uma formação mais humanizada, democrática, participativa e dinâmica aos novos policias militares, formando um profissional que saiba atuar como negociador de conflitos. Privilegiou-se a abordagem metodológica qualitativa e a linha teórica foi fundamentada pelos estudos de Ludwig(1998), Saul (2000), Bobbio (2000), Torres (2001), dentre outros que discutem as temáticas de ensino militar, currículo, democracia e multiculturalismo. O caminho trilhado por esta pesquisa aponta para a necessidade de se assumir como prioritário às polícias uma formação mais apurada e constantes treinamentos. Um decálogo, ao final, indica os pontos que afloraram como conexões entre o currículo e as novas demandas. Os estudos revelaram ainda, que a sociedade cobra que o aparelho policial confira prioridade à prevenção, à mediação de conflitos, à investigação cientificamente orientada, sempre usando a força nos limites estritos da legalidade.
Palavras-chave: Não informado
|
899 0 bytes PUCSP http:// |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O fenômeno consumerista e os movimentos sociais no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Djalma Eudes dos
Os movimentos de consumidores são fenômenos observados no Brasil e no mundo desde meados do século XIX. Com o alcance interpretativo do conceito de consumerismo, a noção de direito do consumidor possibilita a abertura de espaços para investigações que considerem tanto o caráter desses direitos, quanto a forma pela qual os consumidores os fazem funcionar de fato, constituindo importante fonte para análises da ação coletiva. O tema dos movimentos sociais tem alcançado desenvolvimento significativo na literatura sociológica e, com maior vigor, desde a década de 1960, a partir de uma manifesta ruptura com as abordagens clássicas. Nos Estados Unidos, a teoria da Mobilização de Recursos (MR) surge numa explícita ruptura com dois pilares destas abordagens comportamento coletivo e sociedade de massa e, embora com uma filiação inicial na abordagem olsoniana, nos anos 80 encampou um profícuo debate com os teóricos europeus. Isto suscitou mudanças significativas no foco desta teoria e, dessa fo...
Palavras-chave: Sociologia. Consumidores. Movimentos sociais.
|
1408 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/ |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O marketing eleitoral e a decisão do voto : a percepção dos partidos políticos no Rio Grande do Sul |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SEHBE Neto, Kalil
Resumo: Nesta dissertação procurou-se analisar a visão dos partidos políticos sobre a influência do marketing eleitoral na decisão do voto pelo cidadão. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e definições de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dialógico, a partir do qual surgiram entendimentos e considerações. Apresentaram-se aspectos teóricos sobre marketing, marketing político, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legislação eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplicação das ferramentas de marketing com fins políticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resistências a sua utilização no processo. A partir daí, realizou-se a análise das considerações constatadas na investigação de campo, que buscou destacar o entendimento dos líderes partidários sobre marketing eleitoral, a visão dos partidos acerca do eleitor e as contribuições dos partidos políticos para a eleição dos seus candidatos. Estudaram-se as restrições e articulações entre as áreas e constatou-se uma sensível perda de influência dos partidos políticos, redundando na individualização da tomada de decisões por parte dos eleitores.
Palavras-chave: Marketing. Marketing eleitoral. Comportamento do eleitor. Partidos políticos
|
2828 0 bytes PUC - Rs http:// |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Memórias de morte e outras memórias : lembranças de velhos |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
Memórias de morte e outras memórias : lembranças de velhos
Autores: HOROCHOVSKI, Marisete Teresinha Hoffmann Rasia; MIGUEL, Jose Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes.Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia. Data de publicação: 2008 Resumo: Orientador: José Miguel Rasia Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2008 Inclui bibliografia Área de concentraçao: Cultura e poder
Esta tese tem como principal objetivo refletir sobre a reelaboração no universo simbólico da morte, verificando as mudanças e permanências nos rituais fúnebres, nas crenças na imortalidade da alma e na expressão pública do luto. Para tanto, utilizo memórias de velhos com mais de 70 anos, socializados na religião católica, e residentes em Curitiba, que presenciaram parte dessa transformação e que, portanto, podem fornecer contribuições importantes para entendê-la. A opção por trabalhar com memórias de velhos é justificada por várias razões, entre as quais destacam-se: eles são sobreviventes que presenciaram muitas mortes e participaram de inúmeros rituais fúnebres ao longo de sua existência; sua memória, por mais que seja individual, é coletiva na medida em que traduz experiências e representações produzidas a partir de seu contato com diferentes grupos e instituições; ao lembrar, eles reconstroem o passado, a partir das referências do tempo presente. A partir de técnicas como história de vida e história temática, o material coletado, com sua riqueza, permitiu a apreensão de outras memórias, além das de morte. Outros tempos, experienciados nos espaços da família, do trabalho e da religião, são reconstituídos, indicando que as lembranças são frutos de uma rede de relações e interações que integram a história vivida. Com suas narrativas é possível perceber os principais acontecimentos que marcaram suas trajetórias, bem como entender o processo de interdição e dessocialização da morte,especialmente nos centros urbanos. A nova regra social simplifica as práticas rituais e determina que os sentimentos de dor e pesar, provocados pela morte, pertencem somente ao indivíduo, ou melhor, só a ele diz respeito. Assim, estudar memórias é particularmente relevante para a análise do social, na medida em que contribui à revelação de continuidades e rupturas presentes nas famílias e na coletividade.
Palavras-chave: Tempo. Velhice. Memória. Morte. Rituais fúnebres. Luto.
|
1674 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/15102 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Nem toda a comida de shopping center é McDonald's estudo de caso na praça de alimentação do Iguatemi |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MONTEIRO, Karen
Resumo: A dissertação tem como tema a comida, a partir do estudo de caso realizado na praça de alimentação do shopping-center Iguatemi de Porto Alegre. Interessa analisar a comida enquanto construção simbólica, portanto indissociada do seu contexto de inserção. Trata-se de estudar o alcance dos conceitos de fast-food, com ênfase naquele que aqui é denominado modelo Mcdonald’s, apontado como um dos paradigmas da racionalidade formal da sociedade contemporânea. Na praça de alimentação, através da opção pela metodologia qualitativa, a pesquisa analisa comida direcionando suas "lentes" para o "lado de dentro do balcão". A atenção, assim, volta-se para a produção e serviços presentes no espaço social alimentar, emblema dos centros urbanos.
Palavras-chave: Comida. Shopping center. Fast-food.
|
11086 0 bytes PUC - Rs http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1430 |
|