Categoria: Sociologia Dissertações |
A organização eclesiástica da Assembleia de Deus em Canoas/RS |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
LOPES, Deivis Vânio
Resumo: A presente pesquisa constitui um estudo de caso cujo objetivo principal consiste em analisar a estrutura organizacional da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no município de Canoas/RS. Para tanto, aborda a história desta organização religiosa, no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Canoas; seu crescimento na década de 1990, sua estrutura administrativa, organizada em convenções, campos, distritos, congregações, centros evangelísticos e departamentos; sua forma de governo eclesiástico, em análise comparativa com o governo eclesiástico das Assembleias de Deus na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro/RJ; os locais de culto, suas relações de poder, as práticas e estratégias de seus dirigentes.
Palavras-chave: Assembleia de Deus. Organização eclesiástica. Pentecostalismo. Canoas. Autocracia.
|
5574 0 bytes PUC - Rs http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1473 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Programa de transferência de renda condicionado bolsa escola: o resgate da cidadania através da edu |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Isabel Cristina
A dissertação “Programa de Transferência de Renda Condicionado - Bolsa-Escola: o resgate da cidadania através da educação”, tem o propósito de fazer uma leitura da importância de programas de transferência de renda condicionada para a construção da cidadania, mediante a inserção social das camadas mais pobres da população. O conceito de cidadania será apresentado, na amplitude dos direitos civis, sociais e políticos. No que se refere a questão social, aborda-se os fatores históricos que levaram Castel a construir o conceito (2001), de ‘desfiliação’. Segundo o autor, ‘desfiliado’ é aquele indivíduo que em um mundo estruturado, desatrelou-se das redes de integração primária. Isto ocorre quando sua inscrição territorial não tem condições de assegurar a sua rede de proteção, deixando-o cair em estados de privação. Para melhor compreender o que são estes estados de privação, estudou-se o conceito de pobreza e dos indicadores utilizados para mensurá-la. Em seguida, apresentam-se os programas da Rede de Proteção Social – RPS – existentes no Brasil, em 2002. Logo depois, os programas de transferência de renda condicionados à educação: o Programa Bolsa Escola, primeiramente aplicado no Governo do Distrito Federal em 1995, o programa Bolsa-Escola Cidadã, da Organização Não Governamental Missão Criança (1998), o Programa Bolsa-Escola Federal e o Programa aplicado no Governo do Distrito Federal, a partir de 2001, o ‘Renda Minha’. Em seqüência, demonstra-se a metodologia utilizada pelo Banco Mundial para a avaliação de impacto de programas de transferência de benefícios, para a mensuração dos resultados que os programas trazem às comunidades nas quais são aplicados. Por fim, apresenta-se o programa de desenvolvimento humano do México, o OPORTUNIDADES e compara-se o mesmo com os programas brasileiros, incluindo o Bolsa-Família, programa que absorveu o Bolsa-Escola em 2003. A compreensão dos atuais problemas que afligem a nossa sociedade auxilia, conforme palavras de Bourdieu (2003, p. 735) “aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas”. Pois, segundo o autor, o que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber, desfazer. Considera-se que os conceitos aqui apresentados são instrumentais para discutir o processo de desfiliação e auxiliar na busca de novas formas de inclusão social.
Palavras-chave: Bolsa-Escola. Programas de Transferência Renda Condicionado Benefícios. Pobreza. Cidadania e Educação.
|
4700 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Artistas plásticos e galerias de arte em Curitiba: Consagraçăo simbólica e comercial |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
VAZ, Adriana
A arte moderna rompe com o modelo acadêmico e com o poder de consagração da Academia, fortalecendo o mercado de pintura com o aparecimento das galerias de arte e seus interlocutores. De acordo com Pierre Bourdieu, o campo das galerias de arte reproduz em sincronia a história dos movimentos artísticos desde a ruptura realizada por Manet, pois cada uma das galerias foi uma galeria de vanguarda e é tanto mais consagrada quanto mais as obras as consagram, isto é, tem sua marca própria e é reconhecida por esta marca, portanto, recebe classificações distintas, podendo ser considerada uma galeria de vanguarda ou comercial, diferença que representa a estrutura natural de classificação dos bens simbólicos.
Palavras-chave: Mercado de bens simbólicos. Mercado de arte. Intermediários culturais. Galerias de arte. História da Arte Paranaense.
|
4342 0 bytes UFPR |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Max Weber, o conhecimento sociológico da história: uma interlocução com a filosofia hegeliana |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Daniel Vasconcelos
Nesta dissertação, se não uma unidade, busca-se discernir ao menos uma continuidade entre as diferentes épocas do pensamento de Weber. Procuram-se as bases de sua sociologia num debate da história e, também, a singularidade de sua proposta epistemológica, mediante algumas matrizes teóricas que a antecedem nesse debate. Particularmente, é sugerido um diálogo, em que se investigam afinidades e contradições, entre os fundamentos da sociologia weberiana e a dimensão filosófica da história propugnada por G.W.F. Hegel. Através da confrontação com uma das tradições teóricas que, na Alemanha reconstruída, norteiam a discussão sobre a história, pretende-se localizar o pensamento de Weber no contexto intelectual em que é formulada sua idéia de saber sociológico. Nesse sentido, não ambicionando competir com esforços interpretativos realizados em outras direções (dos quais o mais comum talvez seja uma filiação, ainda que circunstancial, do ponto de vista weberiano a concepções teóricas kantianas o...
Palavras-chave: Max Weber. Hegel. Georg Wilhelm Friedrich.
|
4257 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/JAGF-6W8NMU |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Da sociologia cidadã a cidadania sociológica |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
MORAES, Luiz Fernando Nunes
A presente Dissertação trata do levantamento dos significados do termo cidadania e dos sentidos do ensino de Sociologia nos principais documentos oficiais para a institucionalização deste ensino no Brasil e no estado do Paraná, no início de século XXI. Num primeiro momento, selecionamos algumas dissertações que, de alguma forma, analisaram os significados de cidadania e o sentido do ensino de ociologia no ensino médio. Num segundo momento, com o mesmo olhar analítico, analisamos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 9 apresentados no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de ociologia - SBS em 2007, o qual tratou especificamente sobre o ensino de Sociologia. Identificamos que nas dissertações e trabalhos analisados, não havia um consenso em torno da relação ensino de Sociologia e exercício da cidadania estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em seu Artigo 36º, § 1º, inciso III. No conjunto das dissertações, artigos e trabalhos que analisamos, observamos uma tensão e conflito em torno da referida relação. Posto isso, o objetivo da pesquisa centrou-se em analisar a construção e os significados do termo cidadania e os sentidos do ensino de Sociologia na ocumentação oficial recente. Buscamos compreender, assim, as fontes dessa tensão e conflito.
|
3867 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O trabalho vazio de subjetividade : revoluçăo tecnológica, racionalidade capitalista e alienaç& |
Versão: pdf Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
CINALLI, Daniel Lopes
Resumo: O texto traz à luz o mundo do trabalho esvaído de suas ações na subjetividade humana. Sob o foco do avanço tecnológico aliado a forma capitalista de pensar e agir, a atual organização produtiva do trabalho transforma as relações sociais que preenchem a vida do trabalhador, dentre as quais, a subjetividade é o tema principal dessa pesquisa. Inicia-se com uma discussão sobre o papel do trabalho na sociedade, embutido no processo de modernização reflexiva e no modo de produção flexível. Apresenta, em seguida, uma análise sobre o desenvolvimento técnico-científico conduzido pela racionalidade capitalista e seus reflexos sobre o chamado mundo da vida. O avanço do mundo sistêmico é observado sob a ótica do paradigma habermasiano da razão comunicativa e do processo de subjetivação do ser humano, permitindo a crítica à razão instrumental e abrindo a questão: está-se diante de uma racionalidade ou irracionalidade capitalista? Ao final, tem-se a corporificação do mundo da vida versus o mundo do sistema, evidenciada pelas disparidades sócio-econômicas globais e nacionais. Imerso à lógica e às regras da produção capitalista está o indivíduo, com a constituição de seu ser social distanciada de um trabalho sujeito que atue em sua interioridade e comprometida pelos contrastes da vida social à sua volta.
Palavras-chaves: Subjetividade. Tecnologia. Racionalidade. Alienação. Mundo do trabalho. Mundo da vida. Ser social. Capitalismo.
|
3596 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/6055 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A Violência Moral nas Relações de Trabalho como um enunciado concreto |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
Desde os primeiros anos do século XXI, a mídia brasileira em geral e a imprensa sindical têm publicado enunciados sobre violência moral no trabalho cujo significado coincide com os conceitos de “gestão por injúria” ou “gestão por estresse” de Hirigoyen e com o conceito de “social stressor” de Zapf. A partir de categorias teóricas do “Círculo de Bakhtin” e da concepção de violência moral de Leymann, Zapf, Einarsen e Hirigoyen, analisamos enunciados publicados num jornal sindical entre 1995 e 2007. O objetivo deste estudo não foi investigar a violência moral no trabalho como prática, mas como um “enunciado concreto”, cujo sentido é construído pela relação dialógica entre o locutor e os seus interlocutores, destinatários e o seu contexto social. Nossas fontes revelaram que o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região tem construído e difundido enunciados onde o termo “violência moral” refere-se, principalmente, a procedimentos organizacionais, como a pressão para aumentar o desempenho do quadro de pessoal. Essa percepção mostra que é necessário ampliar o conceito clássico de violência moral no trabalho para abranger tanto os processos estritamente interpessoais quanto as políticas de gestão.
Palavras-chave: Violência moral no trabalho. Enunciado concreto. Significados. Relação dialógica. Imprensa sindical.
|
3335 0 bytes http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/19470 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Imprensa e política no Paraná : Prosopografia dos redatores e pensamento republicano no final do séc |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CORREA, Amelia Siegel
A crise do regime monárquico brasileiro veio acompanhada do surgimento e da expansão do movimento republicano no final do século XIX. No período, a imprensa não somente se colocou como palco dos debates institucionais, como também teve papel de poder informal. Este trabalho busca recuperar os modelos de República que circularam nos periódicos paranaenses, recompondo as configurações sociais e os habitus dos agentes para apreender seus ideários republicanos. Para melhor compreender as redes e configurações que ensejaram a produção e difusão de tais ideários, elaborou-se uma prosopografia dos redatores que discutiram a questão republicana. A biografia coletiva permitiu também a compreensão dos variados posicionamentos políticos nas redes que influenciaram o republicanismo local que, em sua vertente dominante, esteve intimamente vinculado ao projeto de modernização conservadora das elites ervateiras, detentoras de capital econômico e político que lhes permitiu o controle do estado após a Proclamação da República. Como o campo intelectual ainda não tinha se configurado, vincularam-se os redatores analisados ao campo político, até porque suas fronteiras eram tênues.
|
3290 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/6053 |
|