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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (18)


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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!O Lugar da Nação: estudo da abordagem da nação do dual-estruturalismo de Celso Furtado e nos estudos Popular Versão: 
Atualização:  13/5/2008
Descrição:
Kalvan, Fábio Ricardo

Este trabalho aborda as interpretações de Celso Furtado e de Fernando Henrique Cardoso a respeito do desenvolvimento capitalista brasileiro. O objetivo é ver como cada autor incorpora e lida com a idéia de Nação — sociedade nacional, Estado nacional — e que importância confere a ela em suas análises. Nesse sentido, trata-se de comparar como a Nação é entendida em sua relação com a noção de subdesenvolvimento (Furtado) e com a noção de dependência (Cardoso). O que fica evidenciado é que, enquanto Furtado compreende o subdesenvolvimento como antítese da consolidação nacional, Cardoso sublima esse mesmo antagonismo e julga possível conciliar algum desenvolvimento nacional com dependência. No limite temos que, em Furtado, a consolidação nacional exige a superação do subdesenvolvimento, ao passo que, no caso de Cardoso, uma inserção subordinada do Brasil no sistema capitalista internacional já basta, distinção essa que está refletida nas posições e considerações mais recentes de Furtado e Cardoso.

Palavras-chave: Brasil. Celso Furtado. Dependência. Desenvolvimento nacional. Fernando Henrique Cardoso. Pensamento social brasileiro. Subdesenvolvimento.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Aprendendo a ser a corporificaçăo da beleza: pesquisa com alunas de uma escola de modelos Popular Versão: pdf
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
RUGGI, Lennita Oliveira

Diz a lenda que todos querem ser modelos. Com base em pesquisa de campo realizada em uma escola de modelos de Curitiba e entrevistas semi-estruturadas com as alunas e profissionais da área, esta dissertação pretende explorar o que está embutido na lenda e em que consiste a profissão de modelo. Mercado vinculado à publicidade e restrito por definição, sua competitividade implícita garante a eficácia simbólica que legitima a alta estima própria daqueles que devem demonstrar exatamente isto. As técnicas corporais e os imperativos do campo constroem uma forma específica de subjetividade que enfatiza a individualidade e cria uma imagética de superioridade logo, desigualdade. As expectativas e a visibilidade que fazem parte do universo dos/as modelos recriam e reforçam performances de gênero. As diferenças entre as representações de modelos de masculinidade e feminilidade podem ser verificados no tocante à idade de ingresso, nos níveis de retificação estética exigidos e na expressividade dos corpos. Tanto o padrão histórico de beleza dos homens (apolíneo) é mais estável do que o das mulheres, como a linguagem corporal em uma passarela elabora o feminino como assimétrico. Por excelência não-argumentativo, o ofício de modelos dá origem a um discurso que não é por eles/as elaborado: “modelo é cabide”.

Downloads 719  719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/7415
Avaliação: 10.00 (1 voto)
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Tamo junto e misturado!: estudo sobre a sociabilidade de jovens alunos em uma escola pública Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Daniele de Souza

A pesquisa procurou compreender os significados que os jovens alunos atribuem à sociabilidade no cotidiano escolar e seus possíveis impactos na vivência escolar. Pretendeu- se ainda discutir as relações de sociabilidade entre os mesmos no cotidiano escolar, bem como identificar e analisar os espaços e tempos escolares utilizados pelo jovem aluno nas relações de sociabilidade. Os conceitos de sociabilidade e juventude foram articulados numa composição de autores vinculados ao campo das ciências sociais, especialmente da Sociologia e da Educação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, articulando práticas metodológicas de coleta de dados como observação participante, questionário, entrevistas abertas e sessões de grupo focal. A investigação foi realizada com uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual de ensino, localizada em um bairro de periferia, no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A partir da vivência com os sujeitos pesquisados ...

Palavras-chave: Educação. Educação de adultos. Movimentos sociais. Brasil. Escolas publicas. Belo Horizonte.

Downloads 700  700  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/FAEC-854MW6
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!A cultura do Fandango no litoral do Paraná e suas relações entre trabalho, cultura popular e lazer n Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Rogerio Massarotto

O problema de pesquisa, ora em evidência, foi elaborado a partir da questão de partida, sobre quais as possíveis relações entre a cultura do fandango enquanto manifestação da cultura popular e os mundos do trabalho e do lazer para seus praticantes, no litoral do Estado do Paraná. Dessa forma, diz respeito mais profundamente, à complexa, rica e contraditória cultura do fandango, enquanto manifestação da cultura popular, tratando-se de um recorte sobre as possíveis aproximações entre trabalho, cultura popular e lazer.

Palavras-chave: Trabalho. Cultura popular. Lazer.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Trabalho informal e cidadania: heterogeneidade social e relações de gênero Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Maria da Luz

Observa-se nas cidades brasileiras um grande número de pessoas inseridas no setor informal, isto é, que exercem suas atividades fora da regulamentação da Consolidação das Leis do Trabalho e, portanto, sem a garantia de qualquer tipo de direitos sociais, como férias, 13º salário, fundo de garantia por tempo de serviço e aposentadoria. O objetivo desta tese foi compreender como as pessoas inseridas no setor informal se organizam para garantir direitos de cidadania quando não puderem mais realizar atividades produtivas. O desenvolvimento da tese compreendeu a revisão bibliográfica sobre o setor informal, com destaque para o exame da relação entre a informalidade e a ilegalidade no âmbito do mercado de trabalho, bem como as principais vertentes sobre a temática na literatura brasileira. Realizou-se também uma reflexão sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Por fim, elaborou-se um breve histórico do surgimento da cidadania e das origens e características da previdência soc...

Palavras-chave: Sociologia. Previdência social. Aposentadoria. Cidadania. Relações de gênero.

Downloads 698  698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-7NGK5T
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Religião e razão comunicativa: as Comunidades Eclesiais de Base no contexto da redemocratização. Popular Versão: 
Atualização:  20/5/2010
Descrição:
SILVA, Ana Amélia da

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar aspectos da modernização cultural brasileira a partir de mudanças ocorridas em nossa mais tradicional religião: o catolicismo. No plano teórico-metodológico, partiu-se de um referencial específico, a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, com a intenção de verificar possibilidades para o desenvolvimento de um tipo de racionalidade, denominada comunicativa, em nossa cultura. No plano da análise empírica, optou-se por estudar as comunidades eclesiais de base, as quais se mostraram como um espaço privilegiado para a identificação desses potenciais para a racionalidade comunicativa. Isso se explica pelo fato de que essas comunidades religiosas criaram em seu meio o hábito de discutir e argumentar, coletivamente, com a intenção de chegar assim a soluções consensuais para seus problemas cotidianos.

Palavras-chave: Ação comunicativa. Catolicismo. Comunidades eclesiais de base. Racionalidade. Religião.

Downloads 667  667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Formação profissional e ação sindical no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  11/8/2010
Descrição:
Souza, Nilda Rodrigues de

O presente trabalho visa demonstrar como duas centrais sindicais, Central Única dos Trabalhadores e Força Sindical, desenvolveram ações de formação e qualificação a partir da reestruturação do mundo do trabalho e da apropriação de um fundo público (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Analisamos as concepções e as práticas de formação desenvolvidas entre 1998 e 2002, no Paraná, tendo como pressuposto que tais ações poderiam significar resistência ou adaptação às exigências do capital.

Palavras-chave: Sindicalismo. Formação profissional. Ensino profissional.

Downloads 665  665  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://bibliotecadigital.uel.br/
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Retomando antigas práticas : uma análise do comportamento da Câmara Municipal de Porto Alegre após a Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
SILVA, Patrícia Gularte da

Resumo: Este trabalho analisa a mudança no padrão de comportamento do Legislativo Municipal de Porto Alegre após a posse de José Fogaça em 2005. O Poder Legislativo que durante as gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou um padrão de comportamento diferente do que se tinha até então, a partir de 2005 retoma a normalidade verificada através da intensificação de suas atividades. Este retorno ao padrão normal de comportamento Legislativo que pode ser verificado em âmbito nacional, estadual e municipal, obviamente é influenciado pela mudança no Executivo, porém como veremos vários elementos podem ser invocados para complementar esta afirmação.

Downloads 659  659  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - RS  Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=813
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Representação teatral: Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, institucionalismo e vetos Popular Versão: pdf
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
Representação teatral: Assembléia Legislativa do Estado do Paraná,
institucionalismo e vetos

Autores: Laibida, Luiz Demétrio Janz
Oliveira, Ricardo Costa de
Braga, Sérgio Soares
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas,
Letras e Artes.Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia.
Data de publicação: 2007

Resumo: Anexos
Orientador : Ricardo Costa de Oliveira
Co-orientador: Sérgio Soares Braga
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná,
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de
Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 14 de novembro de 2007.
Inclui bibliografia e notas
Área de concentração: Cultura e Poder

O objetivo deste trabalho é analisar a existência de uma representação teatral do parlamentar dentro da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. Para tanto, as novas abordagens institucionais (neo-institucionalismo) e as questões de veto serão fundamentais para a comprovação da hipótese do trabalho. A Assembléia Legislativa do Paraná é uma instituição política que tende a uma nova perspectiva de analisar as instituições, principalmente as novas mudanças estruturais. A Assembléia pode ser vista como um palco das representações teatrais dos parlamentares, que na maioria das vezes não almejam grandes transformações e dão continuidade às relações e distr disbuição de poder, prevalecendo e estruturando a Assembléia enquanto instituição. Os vetos nesse estudo são analisados como uma relação interna na política, e o neoinstitucionalismo como uma nova abordagem das relações de vetos. A análise destes prevê a possibilidade de transformação da instituição. É importante salientar que os projetos de lei e os vetos são feitos por um conjunto de atores que interagem entre si, tendo como foco principal o Executivo e o Legislativo; porém, esses mesmos atores têm pontos de vista e interesses também em outras áreas do poder. Mostraremos a instituição democrática legislativa e as novas abordagens do neo-institucionalismo, lembrando que é fundamental reportar-se ao fato de que esta institucionalização está regida na Constituição de 1988. São de extrema relevância para o trabalho a análise das concepções teóricas e o contexto sociológico de representação no Legislativo, pois esse é o foco principal do mesmo. Enfatizaremos as questões de veto, analisando principalmente o seu contexto contemporâneo de interações e tipologias e das relações entre os Poderes. Faremos a análise completa dos vetos no período de 1996 a 2006, findando verificar se os parlamentares se posicionam e agem conforme “regras políticas” previamente estabelecidas pela Assembléia, o que possibilitará traçar perfis que indicarão tipologias específicas confirmando a hipótese de representação teatral.

Palavras-chave: Representação teatral. Assembléia Legislativa do Paraná. Institucionalismo. vetos.

Downloads 640  640  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/14086
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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Corpo, gênero e sexualidade: educar meninas e meninos para além da homofobia Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
SANTOS, Luciene Neves

Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória na qual tematizamos as questões de gênero, a homofobia e o processo de formação humana no âmbito da Educação Física. As seguintes questões nos auxiliaram na estruturação da pesquisa: Professores de Educação Física com experiência profissional como educadores compreendem o gênero e a homofobia como problemáticas significativas a serem enfrentadas em suas atuações pedagógicas desde a universidade e, sobretudo, para além dela na Educação Básica? Quais os elementos teórico-práticos apontados como saída ou enfrentamento da homofobia na escola, durante o processo de intervenção pedagógica em Educação Física? Delineamos como objetivo: investigar como, na perspectiva dos egressos, a formação inicial ofertada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina contemplou elementos para que elas pudessem tratar pedagogicamente as questões relacionadas à sexualidade, gênero e homofobia em sua prática pedagógica junto à Educação Básica, compreendendo-as como fundamentais à formação humana. Para tal estudo fizemos entrevistas semi-estruturadas com dois grupos compostos por professoras egressas da UFSC. O primeiro grupo foi constituído por egressas que cursaram a disciplina denominada “Gênero e Co-educação na Educação Física” e o segundo por contemporâneas que não a cursaram. O critério comum para os dois grupos foi o de terem atuado ou estarem atuando na Educação Básica. Os dados indicam que, em alguma medida, os professores estão sensíveis a estas questões e as consideram relevantes para a formação humana e desenvolvem intervenções nesta direção em sua prática pedagógica, independente de terem cursado uma disciplina específica, apesar de avaliarem que o currículo da formação inicial, como um todo, pouco prepara para o enfrentamento destas problemáticas, em especial, da homofobia.

Palavras-chave: Corpo. Sexualidade. Gênero. Homofobia.

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