Categoria: Sociologia Dissertações |
O “entorno” da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná: “a cons |
Versão: PDF Atualização: 21/1/2013 |
Descrição:
FRANÇA, Valnei Francisco de
O intuito desta pesquisa é conhecer as relações que são estabelecidas entre a inserção da disciplina de Sociologia no Ensino Médio do Estado do Paraná, e a atuação do professor de Sociologia, identificando, a partir dos elementos da transposição didática que lhes são acessíveis, as facilidades e dificuldades oferecidas no momento do contexto da obrigatoriedade desta disciplina (2008-2009). Para compor este objeto procurou-se identificar os seguintes elementos: os jurídicos, as orientações pedagógicas, a estrutura de recursos humanos, as ações de capacitação, os recursos pedagógicos disponibilizados, a escola e o professor, e com estes elementos conhecer o quadro institucional da disciplina - diagnóstico geral-, no Paraná, utilizando-se a pesquisa qualitativa. O campo foi construído a partir da equipe disciplinar de Sociologia, representantes da disciplina em Núcleo Regional de Educação e Professores de seis escolas de Curitiba e Região Metropolitana. A ideia principal foi construir um quadro diagnóstico da ação do “entorno” da disciplina de Sociologia no Paraná. Chegou-se à conclusão que esses elementos que constituem o “entorno” da disciplina são suficientes para a realização da aula de Sociologia; contudo existe uma lacuna entre o que está disponível e a ação dos professores em sala de aula. Esta lacuna passa pela questão do diálogo entre a demanda e o que é ofertado, por uma formação tecnológica mais adequada aos professores e principalmente uma capacitação compensadora, levando em consideração a “desvantagem” dupla dos professores de Sociologia: ausência de uma historicidade que dê identidade à disciplina e a carência pedagógica de sua formação. No desenvolver da pesquisa foram utilizados os conceitos-chave de “entorno” e “transposição didática” de Yves Chevallard, além de autores como Jean-Claude Forquin, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Ariel Kosik, André Chervel e outros.
Palavras-chave: Disciplina de Sociologia. Transposição Didática. Entorno. Quadro Diagnóstico. Contexto.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
E com a palavras: os alunos - estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distri |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
RESES, Erlando da Silva
Resumo: A Sociologia não é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional, mas, no Distrito Federal, passou a constar no currículo das três séries do ensino médio desde 2000, como conseqüência da Reforma do Ensino Médio implementada pelo Governo Federal em 1998. Tanto os documentos oficiais dessa reforma quanto o texto do currículo de Sociologia do Distrito Federal postulam que a disciplina deve ser percebida como conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Mas, e os alunos, o que pensam? Qual a percepção deles sobre o papel da Sociologia em sua formação? No intuito de investigar essas questões, estudamos 79 sujeitos que vivem em realidades sociais diferenciadas do Distrito Federal. Para isto, utilizamos grupos focais de alunos na cidade-satélite de Santa Maria e na Asa Norte. Neste trabalho, a teoria das Representações Sociais serviu como base no desenvolvimento teórico-metodológico. Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes dessa teoria, mas o segundo é o que mais se aproxima do objetivo desta pesquisa, pois desenvolve uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais com base numa abordagem tridimensional que propõe: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum entre as posições dos sujeitos, além da existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição. Os resultados da pesquisa revelaram que a Sociologia contribui para a compreensão da sociedade moderna, para a construção do senso crítico e para a formação do exercício da cidadania, que constituem o campo comum das representações sociais dos sujeitos pesquisados. As diferenças dentro desse campo revelaram que os alunos de Santa Maria percebem a Sociologia como instrumento fundamental na intervenção da realidade social, enquanto os alunos da Asa Norte percebem-na como parte de sua formação escolar, contribuindo para a conscientização política e social.
Palavras-chave: Educação. Sociologia no ensino médio. Sociologia da Educação. Ensino de Sociologia. Aluno.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
A economia solidária, um passo além da informalidade: a experiência do Dendê |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
AMORIN, Rizoneide Souza
O presente estudo faz uma reflexão sobre uma experiência de Economia Solidária, localizada na Comunidade do Dendê, Fortaleza – Ceará, onde se compreende o significado dessa experiência para os envolvidos. Os procedimentos metodológicos utilizados para construção da pesquisa foram baseados em referências sobre a temática e pesquisa de campo (entrevistas, questionários e (observações) junto ao grupo solidário pesquisado. Nessa prática de economia solidária, as atividades informais desenvolvidas proporcionam uma forma de organização social que, além de gerar uma renda (que nesse caso é apenas complementar), contribui para o resgate e/ou construção da cidadania dos participantes. A organização coletiva, especificamente nessa experiência, proporciona uma forma diferente de viver e se relacionar, construindo novos paradigmas sócioeconômicos, políticos e culturais, baseados na cooperação, além de abrir novos horizontes para uma vida mais solidária. Em geral, isso não é observado nas práticas de atividades informais que são desenvolvidas isoladamente, que leva em consideração apenas o viés econômico onde as pessoas trabalham de forma individual. Quanto a sustentabilidade do empreendimento analisado, ainda que permita formas de sobrevivência para alguns, não se constitui numa alternativa econômica sustentável.
Palavras–chave: Economia Solidária. Trabalho Informal. Grupo Solidário. Solidariedade. Cooperação.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Indústria Cultural e Educação: Caminhos de volta |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
LUDWIG, Cristiane
Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, para a linha de pesquisa: Educação e Arte. O trabalho versa sobre as relações entre educação e indústria cultural e suas implicações no contexto atual a partir do diagnóstico da dialética da formação cultural, apropriada enquanto pseudocultura, de Theodor W. Adorno, e da teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas, que enfatiza os processos de transformação do espaço público. O objetivo é analisar o conceito de indústria cultural como mecanismo de estetização do mundo vivido. Para tal, utiliza o diálogo hermenêutico reconstrutivo no sentido de auxiliar a reversão dos processos de apropriação do cultural, propondo algumas perspectivas à educação, a fim de que os indivíduos possam dialogar e interagir com os desafios resultantes desse contexto. Assim, a pesquisa propõe o trabalho de decodificação de imagens como forma de repensar melhores estratégias para a formação da opinião pública. A hipótese de discussão propõe a ideia de que as mudanças pedagógicas que podem contribuir para desestabilizar a unidimensionalidade dada à comunicação, pela prática sistematicamente distorcida, deve passar por uma reeducação dos sentidos do compreender. Essa proposta permite a abertura de outros sentidos da compreensão imersos nas mensagens expressas, uma vez que pressupõe a participação numa comunidade regida pela ação comunicativa, que contempla uma via de mão dupla e que não tem apenas itinerários de ida, mas também caminhos de volta. Desse modo, a prática educativa, através de intervenções contextualizadas no mundo vivido, abre outras formas de compreensão da pluralidade de sentidos que emergem do acervo cultural, principalmente o reconhecimento da alteridade do outro e das diferenças, considerando a complexidade dos valores emergentes do cotidiano das novas mídias interativas.
Palavras-chave: Indústria cultural. Imagem. Hermenêutica. Ação comunicativa e educação.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Organização e racionalidade: o caso da indústria da moda |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
JUSTINO, Vanessa Alves
Com base na Sociológica das organizações, analisou-se a indústria da moda e suas especificidades em relação a outros tipos de indústria. O foco de análise privilegia asdiscussões sobre a construção dos atores e os processos que explicam suas ações e decisões dentro do contexto organizacional. Constatou-se que na cadeia produtivada indústria da moda, o estilista configura-se como um ator estratégico. Embora sua imagem esteja relacionada a de um gênio criador livre e talentoso, como a de um artista descompromissado com a realidade, suas criações resultam, de fato, de sua capacidade para conciliar os fatores objetivos que constrangem suas criações, como as características do consumidor e da própria empresa, com o lado criativo do seu trabalho. Uma das peculiaridades da indústria da moda é o fator de incerteza e risco em que as decisões estão envolvidas, num setor onde a renovação é imperativa e deve ser uma constante.
Palavras-chave: Sociologia. Indústria. Indústria da moda. Moda. Consumo.
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766 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-7Q2QGD |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Shopping Centers: mito e realização do capital |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
VALADARES, Decio Eduardo
Os Shopping Centers tiveram sua origem nos amplos processos sociais que se desenvolveram nos Estados Unidos após a segunda Guerra Mundial, principalmente nas suburbanização da população das grandes cidades, quando as classes médias se associaram aos setores imobiliário e bancário para, juntos, usufruírem das benesses de um Estado que, ao lado de revitalizar a economia, proporcionou o acesso à casa própria a milhões de norte-americanos. Esta dissertação analisa esses centros comerciais, tomando os de Belo Horizonte como referência direta, no seio dos processos que marcaram a sociedade brasileira na últimas décadas, procurando demonstrar, por um lado, como respondem a certas necessidades do processo de reprodução capitalista, em geral, e de algumas frações do capital, em particular. Por outro lado, também quer compreender como eles vieram a se tornar espaços privilegiados dos segmentos médios da sociedade.
Palavras-chave: Capital. Capitalismo. Shopping Centers. Sociologia. Modo de produção.
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544 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br |
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