Categoria: Sociologia Dissertações |
O capital social e as redes de cooperação : a influência dos fatores sociais nas redes de cooperação |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
REGINATO, Luiz Fernando
O surgimento da Nova Sociologia Econômica (NSE) resgatou para a sociologia o campo do estudo e análise do mercado - relações de produção e consumo - até então sob a hegemonia das ciências econômicas. A defesa da inserção social da economia, originária das concepções de Karl Polanyi e desenvolvidas principalmente por Mark Granovetter, trouxe à tona a relevância dos fatores sociais nas questões econômicas. Ao mesmo tempo, a sociedade informacional preconizada por Manuel Castells chama a atenção para as redes entre as organizações, como novas formas de organização da produção e do trabalho, mais adaptadas a este chamado ciberespaço, onde o valor migra do capital tangível para o intangível. A importância atribuída a estes arranjos em rede no mundo contemporâneo parece transcender a dimensão econômica e a flexibilidade produtiva, para evidenciar uma dimensão social, resultante dos laços sociais entre os atores em rede, como elementos fundamentais para a própria sobrevivência e êxito, relacionados aos benefícios coletivos. O interesse de compreender as influências sociais nesse processo de geração econômica, através da investigação das trocas de capital social nas redes interempresariais, poderá contribuir para esclarecer alguns dos aspectos em que se fundamenta a proposição da NSE da interpolação entre o econômico e o social. Este é, em síntese, o objetivo de nossa pesquisa e estudo aqui desenvolvido numa rede do segmento de redes heterogêneas de serviço no Rio Grande do Sul, no período de 2005 até 2007.
Palavras-chave: Não informado.
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1132 0 bytes Puc Rs http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=982 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O contexto institucional e a relação entre executivo e legislativo na criação de municípios no Paran |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
ALVES, Alessandro Cavassin
Resumo: Esta dissertação estuda o processo de criação de municípios no estado do Paraná posteriormente à promulgação da Constituição Federal de 1988 e da Constituição Estadual de 1989, momento em que novas regras do jogo foram estabelecidas, formando um contexto institucional específico que estimulou as emancipações municipais no Brasil. Podemos resumir as características desse contexto institucional da seguinte forma: a) descentralização da regulamentação do processo emancipacionista em favor dos estados, com a definição de mecanismos legais pelas assembléias legislativas; b) ampliação dos recursos fiscais transferidos aos municípios pela União e c) dinâmica da relação entre os poderes Executivo e Legislativo nos próprios estados. Este estudo adota uma abordagem neo-institucionalista, em que as instituições possuem um papel preponderante na compreensão do resultado final da decisão política, mas também se aproxima da teoria da escolha racional, valorizando as estratégias dos atores nesse contexto institucional. Esta dissertação segue, em especial, os argumentos propostos na tese de doutorado em Ciências Sociais de Fabricio Tomio (2002) em que o autor elabora critérios gerais para identificação dos mecanismos que determinaram a dinâmica e o ritmo emancipacionista nos estados brasileiros após 1988. Além disso, este trabalho permite uma comparação entre os dois períodos democráticos brasileiros, 1946-1964 e após 1988, percebendo contextos institucionais semelhantes que propiciaram aumentos significativos no número de municípios no Brasil e, conseqüentemente, no Paraná. Assim, identificamos para o Estado do Paraná, como causa principal que definiu o ritmo na criação de municípios no período de 1988 a 1996, o amplo controle do poder Legislativo estadual na condução do processo, conseguido devido aos mecanismos legais estabelecidos, em especial, por ser uma lei de iniciativa popular.
Palavras-chave: Criação de municípios. Executivo e Legislativo Estadual. Estado do Paraná
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1501 0 bytes Seed http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O Currículo de Formação de Soldados da Polícia Militar Frente às Demandas Democráticas |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
LUIZ, Ronilson de Souza
O trabalho focaliza o currículo prescrito para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a partir de sua atual grade curricular, das situações e comportamentos observáveis e observados nas práticas estabelecidas por instrutores e monitores. Busca-se apontar caminhos para uma formação mais humanizada, democrática, participativa e dinâmica aos novos policias militares, formando um profissional que saiba atuar como negociador de conflitos. Privilegiou-se a abordagem metodológica qualitativa e a linha teórica foi fundamentada pelos estudos de Ludwig(1998), Saul (2000), Bobbio (2000), Torres (2001), dentre outros que discutem as temáticas de ensino militar, currículo, democracia e multiculturalismo. O caminho trilhado por esta pesquisa aponta para a necessidade de se assumir como prioritário às polícias uma formação mais apurada e constantes treinamentos. Um decálogo, ao final, indica os pontos que afloraram como conexões entre o currículo e as novas demandas. Os estudos revelaram ainda, que a sociedade cobra que o aparelho policial confira prioridade à prevenção, à mediação de conflitos, à investigação cientificamente orientada, sempre usando a força nos limites estritos da legalidade.
Palavras-chave: Não informado
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916 0 bytes PUCSP http:// |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O desempenho eleitoral de radialistas políticos nas eleiçőes proporcionais de 2002 no Paraná |
Versão: pdf Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
KASEKER, Monica Panis
Resumo: Este trabalho procura analisar a importância do rádio no processo eleitoral e na política contemporânea brasileira, mais especificamente no caso das eleições majoritárias de 2002 no Paraná. Nessas eleições, três radialistas políticos, que construíram suas carreiras políticas no rádio e já haviam cumprido vários mandatos como deputados estaduais na Assembléia Legislativa do Paraná, não conseguiram se reeleger. Parte-se da hipótese que a candidatura de um estreante na política e no rádio, Ratinho Júnior, filho do apresentador de televisão Ratinho, tenha atraído os votos dos eleitores de Algaci Túlio, Luiz Carlos Alborghetti e Ricardo Chab. A partir de entrevistas com os três radialistas e a coleta de informações, no Tribunal Regional Eleitoral, na Assembléia Legislativa, em jornais e nos índices de audiência, procura-se acompanhar suas atuações nos campos radiofônico e político, com o objetivo de investigar os motivos de suas derrotas nas urnas. Para enriquecer a análise, buscou-se comparar a trajetória de Algaci Túlio com a de um radialista político que se reelegeu em 2002, Luiz Carlos Martins. Também foram analisados os programas de rádio dos políticos para verificar como é utilizada a linguagem radiofônica e quais são as diferentes mediações presentes. A partir da perspectiva teórica de Bourdieu, sobre os conceitos de habitus e de campo, busca-se compreender como essas personagens transitam de um campo para outro. Sobre a questão da construção de sentido, recorre-se a Barthes e Baudrillard. Meditsch, Moreira e Nunes contribuem para a compreensão do rádio no Brasil. Ao abordar a política, destaca-se Weber, Shwartzenberg, Schumpeter e Faoro.
Palavras-chave: Rádio. Política. Eleições.
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3209 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2986?mode=simple&submit_simple=Mostrar+o+registro+em+f |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O espectador como espetáculo : notícias das Torcidas Organizadas na Folha de S. Paulo (1970-2004) |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
Toro, Camilo Aguilera
A formação do público do futebol no Brasil não é uma decorrência natural da assimilação deste esporte no país. Ela depende da consolidação dos processos que levaram à transformação do futebol em espetáculo de massas e em paixão nacional, ou seja, do surgimento do futebol como fenômeno econômico e cultural de 'grande escala' - momento a partir do qual este esporte deixa de ser uma atividade ociosa exclusiva de uma porção das elites urbanas. Agentes dessa transformação foram o Estado, os clubes, os atletas e de modo muito especial a imprensa, promotora da constituição de um público do futebol específico: robusto e militante. O surgimento, no final dos anos 60, das torcidas organizadas corresponde à versão exacerbada do que o jornalismo esportivo sempre destacou e, quando ausente, demandou com veemência: festa, colorido, alegria, compromisso, paixão. No entanto, também corresponde, não raras vezes, àquilo que a imprensa sempre condenou, mas nem por isso deixou de noticiar: a violência. Partindo deste conjunto de teses, apresentadas e discutidas na primeira parte da dissertação, a segunda parte oferece uma análise da informação esportiva do jornal Folha de S. Paulo durante o período 1970-2003. Busca-se com ela identificar o modo como um meio de comunicação deu visibilidade ao fenômeno, ou, em outras palavras, o modo como o tomou público ao lhe conferir o status de notícia, isto é, de mercadoria informativa. Dentro desta tentativa aparece uma outra: a de reconhecer a construção simbólica das torcidas organizadas feita pela mídia, rastreando as representações e significados que lhe são atribuídas. Presas a posturas populistas e/ou espetacularizadoras, descobre-se, entre outras coisas, que as representações variam toda vez que vem à tona assuntos que põem em risco a manutenção do futebol como espetáculo de massas ao vivo e como expressão e fonte de identidade nacional: a própria violência nos estádios, mas também temas como o Estatuto de Defesa do Torcedor e a adoção do modelo do futebol-empresa.
Palavras-chave: Futebol. Futebol - torcedores. Comunicação de massa. Representações de grupos.
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1771 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O fenômeno consumerista e os movimentos sociais no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Djalma Eudes dos
Os movimentos de consumidores são fenômenos observados no Brasil e no mundo desde meados do século XIX. Com o alcance interpretativo do conceito de consumerismo, a noção de direito do consumidor possibilita a abertura de espaços para investigações que considerem tanto o caráter desses direitos, quanto a forma pela qual os consumidores os fazem funcionar de fato, constituindo importante fonte para análises da ação coletiva. O tema dos movimentos sociais tem alcançado desenvolvimento significativo na literatura sociológica e, com maior vigor, desde a década de 1960, a partir de uma manifesta ruptura com as abordagens clássicas. Nos Estados Unidos, a teoria da Mobilização de Recursos (MR) surge numa explícita ruptura com dois pilares destas abordagens comportamento coletivo e sociedade de massa e, embora com uma filiação inicial na abordagem olsoniana, nos anos 80 encampou um profícuo debate com os teóricos europeus. Isto suscitou mudanças significativas no foco desta teoria e, dessa fo...
Palavras-chave: Sociologia. Consumidores. Movimentos sociais.
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1433 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/ |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O Lugar da Nação: estudo da abordagem da nação do dual-estruturalismo de Celso Furtado e nos estudos |
Versão: Atualização: 13/5/2008 |
Descrição:
Kalvan, Fábio Ricardo
Este trabalho aborda as interpretações de Celso Furtado e de Fernando Henrique Cardoso a respeito do desenvolvimento capitalista brasileiro. O objetivo é ver como cada autor incorpora e lida com a idéia de Nação — sociedade nacional, Estado nacional — e que importância confere a ela em suas análises. Nesse sentido, trata-se de comparar como a Nação é entendida em sua relação com a noção de subdesenvolvimento (Furtado) e com a noção de dependência (Cardoso). O que fica evidenciado é que, enquanto Furtado compreende o subdesenvolvimento como antítese da consolidação nacional, Cardoso sublima esse mesmo antagonismo e julga possível conciliar algum desenvolvimento nacional com dependência. No limite temos que, em Furtado, a consolidação nacional exige a superação do subdesenvolvimento, ao passo que, no caso de Cardoso, uma inserção subordinada do Brasil no sistema capitalista internacional já basta, distinção essa que está refletida nas posições e considerações mais recentes de Furtado e Cardoso.
Palavras-chave: Brasil. Celso Furtado. Dependência. Desenvolvimento nacional. Fernando Henrique Cardoso. Pensamento social brasileiro. Subdesenvolvimento.
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744 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Sociologia Dissertações |
O luxo da marca Cartier : uma trajetória de relações entre tradição e modernidade |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
PORTUGAL, Priscilla Schramm
Resumo: O Luxo é um fenômeno social e cultural, presente em todo o mundo mas ainda desprezado na Academia. Seu estudo bem como o de seu consumo se faz importante como uma ferramenta para entender o comportamento e as formas de sociabilidade de uma elite que se relaciona de maneira peculiar e leva ao extremo a lógica de fetichismo da mercadoria, apontada por Karl Marx. Nessas relações, a distinção ocupa um papel central e é vivida com variações, que podem ser chamadas de filtros culturais. Para dar conta de tal temática, o objeto de estudo escolhido foi a sesquicentenária marca Cartier, sua trajetória, os personagens envolvidos em sua fundação e em sua manutenção. As estratégias que permitiram sua permanência através das mudanças sociais – e administrativas – a seu redor foram se adaptando e mostrando uma visão contemporânea (ou até vanguardista) da sociedade e, ao mesmo tempo, a insistência em um ideal tradicionalista buscado por muitos, sobretudo nos países do Ocidente.
Palavras-Chave: Luxo. Sociedade. Consumo. Marca. Moda. Trabalho. Produção. Classes sociais.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
O marketing eleitoral e a decisão do voto : a percepção dos partidos políticos no Rio Grande do Sul |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SEHBE Neto, Kalil
Resumo: Nesta dissertação procurou-se analisar a visão dos partidos políticos sobre a influência do marketing eleitoral na decisão do voto pelo cidadão. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e definições de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dialógico, a partir do qual surgiram entendimentos e considerações. Apresentaram-se aspectos teóricos sobre marketing, marketing político, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legislação eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplicação das ferramentas de marketing com fins políticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resistências a sua utilização no processo. A partir daí, realizou-se a análise das considerações constatadas na investigação de campo, que buscou destacar o entendimento dos líderes partidários sobre marketing eleitoral, a visão dos partidos acerca do eleitor e as contribuições dos partidos políticos para a eleição dos seus candidatos. Estudaram-se as restrições e articulações entre as áreas e constatou-se uma sensível perda de influência dos partidos políticos, redundando na individualização da tomada de decisões por parte dos eleitores.
Palavras-chave: Marketing. Marketing eleitoral. Comportamento do eleitor. Partidos políticos
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