Categoria: Sociologia Dissertações |
A terceirizaçăo na área de atendimento telefônico em Curitiba : análise da continuidade do tayl |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MENDES, Josiane
O tema desta dissertação é o processo de terceirização nas centrais de atendimento telefônico, inserido na problemática desse processo no setor de serviços, mais especificamente, no desenvolvimento das telecomunicações pós-privatização desse ramo no Brasil. A preocupação é demonstrar qual é a condição de trabalho nas três maiores empresas que prestam serviço terceirizado de atendimento telefônico, em Curitiba. A pesquisa avalia as condições de flexibilidade existentes nas empresas contratantes e contratadas, para a realização do atendimento terceirizado aos clientes. Demonstra que há diferentes tipos de contratos entre as mesmas e que o perfil do trabalhador dessas centrais é determinado pela espécie de produto ou serviço oferecido pela empresa contratante. O objetivo geral é demonstrar como que esse novo trabalho, ditado pelas normas do sistema flexível de acumulação, possui semelhanças com o sistema taylorista/fordista, em virtude da coerção e do controle impostos aos trabalhadores que executam suas funções nas empresas terceirizadas de call center. Para a obtenção dos dados, foram realizadas visitas às empresas entrevistas com os trabalhadores das centrais de teleatendimento e aplicados formulários de pesquisa. As transformações trazidas pela reestruturação produtiva ao setor e as consequentes mudanças no perfil dos trabalhadores constituem o contexto econômico e social que afeta o trabalhador e as suas formas de sociabilidade, tendo em vista tanto as perdas dos benefícios e das proteções garantidas anteriormente à privatização, como dos referenciais de identidade e de espaço. Ao final, conclui-se que a terceirização, enquanto uma característica do sistema flexível, é uma estruturação das técnicas administrativas, cujo processo resulta em prejuízos aos trabalhadores, no que diz respeito à desobrigação ou redução dos encargos legais e sociais diretos, redução salarial e dos benefícios concedidos aos seus trabalhadores, que tem como consequências a baixa qualidade de vida, o crescimento do desemprego e problemas de ordem social.
Palavras-chave: Trabalho em call center. Flexibilidade. Terceirização. Telecomunicações.
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1217 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2995 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A sala de aula e a "cela" como espaços rearesentativos das políticas públicas de educação e de socio |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha
Esta investigação teve como objetivo realizar escuta sobre o espaço físico escolar enquanto espaço vivido no passado por adolescentes (meninos) internos no Centro de Socioeducação de Ponta Grossa que tiveram a experiência da evasão escolar, neste mesmo município. E a partir das vivências relatadas, identificar quais elementos colaboraram para a ruptura com a instituição escolar; detectar os aspectos positivos e negativos (segundo a percepção dos próprios sujeitos) vivenciados dentro da escola. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: um questionário com questões abertas e entrevistas a partir de imagens fotográficas das últimas escolas nas quais os sujeitos de pesquisa estudaram. Os fenômenos evasão escolar / envolvimento com ato infracional foram tratados como metáfora de uma “rota a margem” e os espaços sala de aula / cela foram utilizados a partir da dimensão real e simbólica para discussão das Políticas Publicas de Educação e Socioeducação. Para caracterização da rota sala de aula – cela foi realizada análise documental em produções científicas, relatórios e investigações de agências nacionais e internacionais como Fundação Getúlio Vargas (FGV), UNESCO e UNICEF. Foi trabalhado também o espaço-tempo histórico das políticas de atendimento à criança e adolescente brasileiros (nos cenários nacional, estadual e municipal) até a conjuntura atual em que vigora o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). A metodologia de pesquisa escolhida foi orientada na articulação de diferentes instâncias categorizadas como polos metodológicos, sendo o polo teórico construído a partir de duas correntes epistemológicas: a fenomenologia (enquanto suporte para as entrevistas no campo) e a dialética na construção e análise do objeto de pesquisa. A análise dos resultados desta investigação seguiu três caminhos paralelos: levantamento do perfil socioeconômico e trajetórias escolares dos sujeitos de pesquisa; confrontamento dos resultados desta investigação com outras elencadas no corpo do trabalho e a classificação dos relatos das entrevistas em conjuntos baseados em analogias que indicam temáticas pertinentes à discussão. Estas temáticas não foram definidas a priori, pois emergiram da fala dos sujeitos entrevistados. Os principais resultados apontados a partir das análises mostraram que os fatores que influenciaram na interrupção da vida escolar dos adolescentes foram: forte mobilidade geográfica (falta de moradia própria), famílias com apenas um responsável (a maioria comandadas por mulheres) pela provisão da renda desempenhando funções que oferecem baixa remuneração ou sem renda, baixa escolaridade dos pais, falta de oportunidades de enriquecimento cultural e pouca variação nas oportunidades de desenvolvimento de habilidades físicas (falta de programas de incentivo ao esporte, cultura e lazer) falta de Projetos Educacionais em contextos diversos ao da escola, fácil acesso à droga no entorno escolar, baixa auto-estima, gravidez precoce (paternidade precoce), e uso de medidas coercitivas na escola (expulsões). As temáticas discutidas a partir dos relatos apresentados foram: brigas nas frentes das escolas; freqüência a bares e outros pontos de comercio; fácil acesso às drogas no entorno escolar; brincadeiras violentas, brigas no interior da escola e vulnerabilidades positivas, indícios de autonomia e protagonismo nas vivências dentro da escola.
Palavras-Chave: Adolescentes em conflito com a lei. Evasão Escolar e Políticas Públicas de Educação. Socioeducação.
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1784 0 bytes UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa http:// |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Análise do orçamento de uma amostra de famílias brasileiras: um estudo baseado na pesquisa de orçame |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Hermes Moretti Ribeiro da
A presente dissertação estuda as influências da renda e de outras variáveis demográficas sobre o orçamento de uma amostra de famílias de onze regiões metropolitanas brasileiras constantes na POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares de 1995/1996, preparada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O referencial teórico discute conceitos de sociedade de consumo de massa, sociedade de consumo no Brasil, modelos de comportamento do consumidor, influências da renda na composição do orçamento familiar e a importância de outras variáveis que influenciam os padrões de consumo de uma família. Por meio de uma metodologia descritiva e quantitativa, é apresentado um conjunto de tabelas e gráficos referentes às categorias de despesa que compõem o orçamento familiar. É analisado o padrão de comprometimento da renda nos diferentes níveis de renda familiar e sugerida uma operacionalização dos conceitos de renda discricionária e não discricionária para a amostra de famílias estudadas. Para fins de apresentação do uso da POF pelos profissionais de marketing, são realizados diversos cortes de análise que podem ser aplicados em estudos de segmentação e determinação do potencial de mercado de um produto ou serviço. O conjunto de análises realizadas sugere que o orçamento familiar e os padrões de consumo são influenciados pela renda familiar. O comportamento das categorias de despesa familiar também varia conforme o nível de renda. Além disso, verifica-se o potencial de aplicação da base de dados POF em estudos mercadológicos, em razão do amplo conjunto de variáveis que detalham o comportamento de consumo da família. Os estudos realizados podem servir como ponto de partida para o cruzamento de dados da POF com edições posteriores, como por exemplo a de 2002/2003, permitindo uma análise de corte longitudinal.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Consumo (Padrões). Orçamento familiar - Brasil.
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573 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Análise das políticas públicas para museus no Rio Grande do Sul : um estudo de sua eficácia no desen |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
BERTOTTO, Márcia Regina
Resumo: Vários tipos de programas de incentivo e muitos projetos de políticas públicas vêm sendo desenvolvidos pelas autoridades governamentais desde os anos 30 do século XX, contudo, não têm sido usufruídos e nem aplicados de forma eficaz pelas instituições museológicas. O fato cultural museu, que reflete a identidade local, demonstra que a instituição que resguarda a memória regional tem o papel de construção da cidadania, entendido aqui como o reconhecimento da comunidade nos museus nacionais e regionais, levando em conta os preceitos da Nova Museologia, de que o museu seja feito com a comunidade e não para esta. A realidade dos museus brasileiros de um modo geral e, no caso, os museus gaúchos, está em condições críticas. Isto pode ser constatado em diversos encontros de profissionais da área museológica. As legislações, os relatórios, os documentos atinentes à política para a área cultural, formuladas desde o período Estado-Novo, perpassando pelos governos militares, até os dias de hoje, não tem atendido de maneira eficiente à realidade museal brasileira. A eficácia das políticas para a área cultural como um todo é reduzida, em razão do descumprimento de um planejamento amplo, efetivo e de uma avaliação específica para a área museológica.
Palavras-chave: Política pública. Museologia. Agentes públicos.
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944 0 bytes PUC - Rs http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=721 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Açăo coletiva e comissőes de trabalhadores em plantas flexíveis : o espaço da política |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
BRIDI, Maria Aparecida da Cruz
Resumo: As mudanças que se processaram na produção e na organização das fábricas – no contexto das transformações econômicas e políticas dos anos 1980/1990 – ao darem lugar à segmentação, flexibilidade e diversidade, fragmentaram ainda mais as organizações dos trabalhadores, colocando-os em situação de permanente competição, o que dificulta a ação coletiva como se processava em outros tempos. Esse cenário de crise, sobre o qual se produziram teorias divergentes, instigou a pesquisa sobre as organizações dos trabalhadores no interior das fábricas. O estudo da ação coletiva intermediada pelas Comissões de Fábricas da Volvo, Volkswagen, Audi e o Comitê Sindical da Renault é perpassado pelas teorias da ação da sociologia clássica e contemporânea, ojetivando-se explicar a natureza política das ações dos trabalhadores. A análise das condições que propiciam a ação coletiva demonstra que ela está além da escolha racional defendida pela abordagem teórica individualista. Com uma metodologia qualitativa, aberta e atenta às ambivalências, a presente tese analisa as ações dos trabalhadores no interior das fábricas, demonstrando como as organizações têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, para dinamizar a ação sindical e para se contraporem à tendência de precarização do trabalho. A tese afirma, portanto, que diante das transformações em curso, o capital globalizado tem se deparado com a ação política local dos trabalhadores.
Palavras-chave: Ação coletiva. Indústria automobilística. Crise política dos trabalhadores. Comissões de fábrica.
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1633 0 bytes http:// |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Da faculdade á academia: mecanismos de reproducao e estruturaçao burocrática do Setor de Ciencias Hu |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SZWAKO, José Eduardo León
Esta dissertação de mestrado trata da sociogênese do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal do Paraná. O trabalho reconstrói, a partir de fontes documentais produzidas numa dada posição da burocracia acadêmica, a rede de relações e de tensões que seria marca constitutiva da gênese setorial. Primeiramente, são apresentados alguns componentes históricos significativos na constituição desta rede. A partir daí, um processo de ramificação das decisões e, especialmente, dos constrangimentos acadêmico-burocráticos instabiliza a balança de poder universitário. Neste contexto, dois grupos docentes se opõem na rede setorial conformando uma oposição política. Por fim, são abordadas situações específicas nas quais o uso dos dispositivos burocráticos espelha as racionalidades político-acadêmicas em jogo. No seu conjunto, o trabalho dá ênfase a uma ‘hierarquização não-planejada’ pelos atores em jogo, mas cujos efeitos de poder são interessantes para uma fração do corpo docente.
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1170 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2409 |
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