Categoria: Sociologia Dissertações |
O capital social e as redes de cooperação : a influência dos fatores sociais nas redes de cooperação |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
REGINATO, Luiz Fernando
O surgimento da Nova Sociologia Econômica (NSE) resgatou para a sociologia o campo do estudo e análise do mercado - relações de produção e consumo - até então sob a hegemonia das ciências econômicas. A defesa da inserção social da economia, originária das concepções de Karl Polanyi e desenvolvidas principalmente por Mark Granovetter, trouxe à tona a relevância dos fatores sociais nas questões econômicas. Ao mesmo tempo, a sociedade informacional preconizada por Manuel Castells chama a atenção para as redes entre as organizações, como novas formas de organização da produção e do trabalho, mais adaptadas a este chamado ciberespaço, onde o valor migra do capital tangível para o intangível. A importância atribuída a estes arranjos em rede no mundo contemporâneo parece transcender a dimensão econômica e a flexibilidade produtiva, para evidenciar uma dimensão social, resultante dos laços sociais entre os atores em rede, como elementos fundamentais para a própria sobrevivência e êxito, relacionados aos benefícios coletivos. O interesse de compreender as influências sociais nesse processo de geração econômica, através da investigação das trocas de capital social nas redes interempresariais, poderá contribuir para esclarecer alguns dos aspectos em que se fundamenta a proposição da NSE da interpolação entre o econômico e o social. Este é, em síntese, o objetivo de nossa pesquisa e estudo aqui desenvolvido numa rede do segmento de redes heterogêneas de serviço no Rio Grande do Sul, no período de 2005 até 2007.
Palavras-chave: Não informado.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Os gerentes de contas do Unibanco em Porto Alegre |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Mateus Carrilho de
Resumo: A pesquisa de campo foi realizada com gerentes de contas do Unibanco em Porto Alegre visando retratar seu ofício e seu perfil. O trabalho do gerente bancário adquiriu maior importância nas atividades bancárias no Brasil a partir de meados dos anos 1990, com a reestruturação produtiva ocorrida no setor financeiro brasileiro, principalmente após o Plano Real de 1994. A estabilização da moeda nacional, aliada ao aumento da concorrência, intensificada pela entrada de bancos estrangeiros no mercado nacional, fez com que os bancos buscassem novas formas de lucro. A perda da receita oriunda da ciranda inflacionária levou os bancos a adotarem novas formas de gestão, a ampliarem a oferta de serviços, a minimizarem custos por meio de demissões de funcionários, informatização crescente, terceirizações, subcontratações e flexibilização das relações de trabalho. Inserido em ambiente de forte concorrência, o gerente tornou-se o principal responsável pelos negócios de varejo no Unibanco. A dissertação procura retratar e analisar as atividades, as funções, as condições de trabalho, as qualificações e o perfil deste profissional. Suas funções e responsabilidades exigem do gerente de contas prioritariamente habilidades sociais mais do que o domínio e o conhecimento técnico para a realização de seu trabalho. Por isso este profissional deve ter escolaridade superior, ser hábil socialmente, ser comunicativo e persuasivo, qualidades de um bom vendedor, para atingir as elevadas metas que lhe são impostas.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
O “entorno” da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná: “a cons |
Versão: PDF Atualização: 21/1/2013 |
Descrição:
FRANÇA, Valnei Francisco de
O intuito desta pesquisa é conhecer as relações que são estabelecidas entre a inserção da disciplina de Sociologia no Ensino Médio do Estado do Paraná, e a atuação do professor de Sociologia, identificando, a partir dos elementos da transposição didática que lhes são acessíveis, as facilidades e dificuldades oferecidas no momento do contexto da obrigatoriedade desta disciplina (2008-2009). Para compor este objeto procurou-se identificar os seguintes elementos: os jurídicos, as orientações pedagógicas, a estrutura de recursos humanos, as ações de capacitação, os recursos pedagógicos disponibilizados, a escola e o professor, e com estes elementos conhecer o quadro institucional da disciplina - diagnóstico geral-, no Paraná, utilizando-se a pesquisa qualitativa. O campo foi construído a partir da equipe disciplinar de Sociologia, representantes da disciplina em Núcleo Regional de Educação e Professores de seis escolas de Curitiba e Região Metropolitana. A ideia principal foi construir um quadro diagnóstico da ação do “entorno” da disciplina de Sociologia no Paraná. Chegou-se à conclusão que esses elementos que constituem o “entorno” da disciplina são suficientes para a realização da aula de Sociologia; contudo existe uma lacuna entre o que está disponível e a ação dos professores em sala de aula. Esta lacuna passa pela questão do diálogo entre a demanda e o que é ofertado, por uma formação tecnológica mais adequada aos professores e principalmente uma capacitação compensadora, levando em consideração a “desvantagem” dupla dos professores de Sociologia: ausência de uma historicidade que dê identidade à disciplina e a carência pedagógica de sua formação. No desenvolver da pesquisa foram utilizados os conceitos-chave de “entorno” e “transposição didática” de Yves Chevallard, além de autores como Jean-Claude Forquin, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Ariel Kosik, André Chervel e outros.
Palavras-chave: Disciplina de Sociologia. Transposição Didática. Entorno. Quadro Diagnóstico. Contexto.
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2669 0 bytes UFPR |
Categoria: Sociologia Dissertações |
E com a palavras: os alunos - estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distri |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
RESES, Erlando da Silva
Resumo: A Sociologia não é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional, mas, no Distrito Federal, passou a constar no currículo das três séries do ensino médio desde 2000, como conseqüência da Reforma do Ensino Médio implementada pelo Governo Federal em 1998. Tanto os documentos oficiais dessa reforma quanto o texto do currículo de Sociologia do Distrito Federal postulam que a disciplina deve ser percebida como conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Mas, e os alunos, o que pensam? Qual a percepção deles sobre o papel da Sociologia em sua formação? No intuito de investigar essas questões, estudamos 79 sujeitos que vivem em realidades sociais diferenciadas do Distrito Federal. Para isto, utilizamos grupos focais de alunos na cidade-satélite de Santa Maria e na Asa Norte. Neste trabalho, a teoria das Representações Sociais serviu como base no desenvolvimento teórico-metodológico. Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes dessa teoria, mas o segundo é o que mais se aproxima do objetivo desta pesquisa, pois desenvolve uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais com base numa abordagem tridimensional que propõe: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum entre as posições dos sujeitos, além da existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição. Os resultados da pesquisa revelaram que a Sociologia contribui para a compreensão da sociedade moderna, para a construção do senso crítico e para a formação do exercício da cidadania, que constituem o campo comum das representações sociais dos sujeitos pesquisados. As diferenças dentro desse campo revelaram que os alunos de Santa Maria percebem a Sociologia como instrumento fundamental na intervenção da realidade social, enquanto os alunos da Asa Norte percebem-na como parte de sua formação escolar, contribuindo para a conscientização política e social.
Palavras-chave: Educação. Sociologia no ensino médio. Sociologia da Educação. Ensino de Sociologia. Aluno.
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