Categoria: Inglês Dissertações |
Identidade e alteridade em Remembering Babylon (1993), de David Malouf |
Versão: Atualização: 3/10/2011 |
Descrição:
BORBA, Débora Maria
Este trabalho analisa, no romance Remembering Babylon (1993), de David Malouf, a identidade e a alteridade nas personagens da obra. São verificadas as construções identitárias dos colonizadores da comunidade escocesa que passa a habitar a região nordeste do continente australiano e da personagem Gemmy, o sujeito culturalmente híbrido. A hibridização e o multiculturalismo são também abordados, apresentando as particularidades advindas para o convívio social a partir da condição híbrida do protagonista. O objetivo é apresentar teorias que abordem a identidade e a alteridade e, a partir delas, analisar as situações hierarquizantes surgidas no contexto dos primeiros anos de colonização da Austrália, apresentadas no romance objeto deste estudo.
Palavras-chave: Identidade. Alteridade. Híbrido. Colonização. Remembering Babylon.
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670 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http:// |
Categoria: Inglês Dissertações |
Diáspora: resistência e revide em Small Island (2004), de Andrea Levy |
Versão: Atualização: 2/12/2011 |
Descrição:
ALVES, Érica Fernandes
Em 1948 um grupo de civis caribenhos vai para o Reino Unido para se estabelecer como cidadãos na metrópole, fato que é analisado no romance Small Island (2004), da escritora britânica e filha de pais diaspóricos caribenhos, Andrea Levy, à luz da teoria pós-colonial, com enfoque nas teorias da diáspora e da resistência. O objetivo dessa pesquisa é mostrar através da teoria da diáspora que motivações levam um grupo de caribenhos a transpor fronteiras em direção ao Reino Unido, que se tornará seu novo lar, e, também, verificar quais estratégias os imigrantes empregam para se esquivarem da opressão e discriminação que sofrem nesse país.
Palavras-chave: Diáspora. Imigrante. Andrea Levy. Resistência. Literatura negra britânica.
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651 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http:// |
Categoria: Inglês Dissertações |
Representações sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês: uma análise das práticas discursi |
Versão: Atualização: 2/12/2011 |
Descrição:
Este trabalho tem como objetivo investigar as representações sobre ensino-aprendizagem de uma aluna adulta em contexto de aula particular, a fim de compreender os motivos da escolha por este ambiente de ensino-aprendizagem. Por meio da análise das práticas discursivas, verifica-se quais sentidos são produzidos e quais representações são mantidas ou alteradas. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a interpretativista, que acontece por meio de um estudo de caso longitudinal, sendo, portanto, qualitativa. Esta pesquisa realizou-se ao longo de um ano e dois meses, em contexto de aula particular de inglês, tendo como participantes a professora-pesquisadora e uma aluna. Os resultados apontam para a necessidade e desejo da aluna de que o processo de ensino-aprendizagem se dê em uma perspectiva humanista. Além disso, verifica-se que atividades pedagógicas coerentes com a realidade cotidiana do aluno, tornam a aprendizagem mais significativa, assim como a reflexão com o aprendiz sobre sua prática e seus objetivos.
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1598 0 bytes PUC-SP |
Categoria: Inglês Dissertações |
A concepção da tragédia moderna em "The Crucible" e "A view from the bridge", de Arthur Miller |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
LEME, Viviane Maria
Este trabalho se dedica ao estudo da forma de tragédia moderna utilizada pelo dramaturgo americano, Arthur Miller, em "The Crucible" [As Feiticeiras de Salém] (1953) e "A View From the Bridge" [Panorama Visto da Ponte] (versão de dois atos, de 1956), apoiando-se na obra "Tragédia Moderna", do crítico inglês Raymond Williams, se concentrando no texto teatral, ou seja, na dramaturgia, o que não inclui análise de montagens.
Palavras-chave: Arthur Miller. Tragédia moderna. Raymond Williams. Dramaturgia norteamericana. Macartismo.
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2299 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http:// |
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