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Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Direito à educação básica no Brasil: políticas públicas de educação (1995 a 2010) Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
PORTELA, Simone Vosne

Pesquisar e analisar o direito à educação básica no Brasil neste início do século XXI implica verificar como as políticas públicas o garantem este direito e analisar os principais elementos que o entrelaçam indispensavelmente e substancialmente, tais como: educação, trabalho, cidadania, direito, Estado, e o cenário histórico da educação brasileira. Sendo assim, pretende-se tratar a educação enquanto direito público subjetivo sob o prisma da relação entre direito e educação, destacando-se aspectos relacionados às políticas públicas, à gestão da educação, identificando avanços e obstáculos a serem vencidos. Compreende-se, portanto, o período de 1995 a 2010 pelas políticas públicas decorrentes, por causa, também, dos problemas que se explicitam neste período, como, por exemplo, a evasão escolar e o analfabetismo. O direito à educação básica no Brasil enfrenta sérias questões econômicas e sociais vinculadas ao capitalismo. Contudo, as ações sociais e políticas presentes na sociedade contemporânea que perpassam a educação básica refletem-se, sobretudo, na camada menos privilegiada da sociedade. Nela estão inseridas as minorias desprivilegiadas como negros, índios, mulheres, deficientes, idosos e outras. No contexto investigado, correlacionar a prática das políticas públicas na garantia dos direitos humanos, mais especificamente do direito à educação básica, necessitou buscar estratégias que explicitassem como a dependência do Brasil, enquanto país periférico, sustenta atividades excludentes que impedem o acesso à educação da grande maioria da população entre quatro e dezessete anos de idade. Dessa maneira, diante de tal relevância temática, acredita-se na continuidade desta investigação para a possível superação das desigualdades sociais através da educação humana integral, visando-se, fundamentalmente, a transformação da sociedade quanto à apropriação do conhecimento científico.

Palavras-chave: Educação. Direito. Políticas Públicas.

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Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Linguagem e identidade em Itaipulândia: Antes e depois de Itaipu Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
MOSER, Fabiane

O presente trabalho tem como tema linguagem e identidade em Itaipulândia, município localizado no extremo oeste do estado do Paraná, que apresenta um contexto histórico característico, porque sua história de emancipação está diretamente ligada à construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Diante deste contexto, buscamos responder, com a pesquisa, a seguinte problemática: quais foram e/ou são as implicações da construção da Hidrelétrica de Itaipu e do alagamento na constituição das identidades no município de Itaipulândia? Como essas identidades são reveladas, por meio da linguagem, pelos sujeitos que vivenciaram o processo de desapropriação de Itaipu e pelas administrações municipais? Tendo em vista essa problemática, nosso objetivo principal é investigar as implicações da construção da Hidrelétrica de Itaipu Binacional e do alagamento de Itaipu na constituição da linguagem e das identidades no município de Itaipulândia a partir das histórias de vida dos desapropriados, bem como do discurso oficial das administrações municipais após sua emancipação política e administrativa, até os dias atuais.

Palavras-chave: linguagem. identidade. Itaipu. Itaipulândia.

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Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O processo de construção da moral e da cognição de crianças com deficiências intelectual: indícios d Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
SCHIPPER, Carla Maria de

Esta pesquisa objetiva demonstrar a forma como a pessoa com Déficit Intelectual concebe e desenvolve sua capacidade de percepção dos valores morais relacionados à construção da noção de justiça e compreender as singularidades de seu raciocínio através das contribuições da Epistemologia Genética. A pesquisa compreendeu um estudo exploratório e empírico com vinte e sete crianças e pré-adolescentes com deficiência intelectual analisando indícios de interferências escolares na constituição da moral utilizando o Método Clínico Piagetiano. Avaliou-se através de doze provas operatórias o desenvolvimento do raciocínio dos alunos, em seguida se buscou através da apresentação de dezessete dilemas morais, observar o desenvolvimento da noção de justiça e a última parte constituiu-se de entrevista com sete professores e quatro membros da equipe pedagógica para avaliar os procedimentos de educação moral.

Palavra chave: Desenvolvimento Moral. Deficiência Intelectual. Jean Piaget.

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Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Quem conta um conto, aprende um ponto: pôsteres digitais e letramentos múltiplos  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/2/2016
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curuzin

Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual. Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina. Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Letramento literário. Letramento digital.

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Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Representações sociais de alunos-professores sobre língua(s) e cultura(s) no estágio supervisionado  Popular Versão: PDF
Atualização:  17/2/2016
Descrição:
LUVIZA, Jossiane Carla Bernar

Os estudos que focalizam a formação de professores vêm conferindo destaque ao papel que o Estágio Supervisionado (ES) desempenha nos cursos de licenciatura (PIMENTA, 2001; PIMENTA; LIMA, 2012). Em especial na formação inicial de professores de línguas (GIMENEZ, 2005; MATEUS et al., 2002; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010; STUTZ, 2012; SILVA, 2012; MELO, 2011, 2012) analisam os desafios que o ES revela frente às demandas atuais, em que a organização social e escolar exige dos futuros professores de línguas uma preocupação com as realidades locais (GIMENEZ et al., 2011) no exercício da profissão. Esses estudos também enfatizam a necessidade de desenvolver pesquisas preocupadas com a aprendizagem docente, como uma atividade cognitiva complexa que focaliza as crenças e o pensamento do professor (VIEIRA-ABRAHÃO, 2010). Além disso, as realidades socioculturais das sociedades contemporâneas demonstram a necessidade de discutir sobre a formação de professores de língua inglesa (LI), a relação entre língua(s) e cultura(s) e o que pensam os futuros professores nesse processo, principalmente no caso de uma língua considerada desterritorializada (SIQUEIRA, 2008, 2010, 2011) em que a(s) cultura(s) também se desterritorializa(m) (KRAMSCH, 2014). Assim, buscamos centralizar o pensamento dos alunos-professores de inglês (APLIs) (STUTZ, 2012) no ES, sobre o objeto de estudo e ensino da área de formação.

Palavras-chave: Representações Sociais. Língua(s). Cultura(s).

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