Este trabalho procura fazer uma análise qualitativa de algumas unidades do Livro Didático Público de Língua Inglesa (2006) do Estado do Paraná, à luz de uma concepção sociológica de linguagem. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de análise documental cujo objetivo é verificar a coerência ou não desse livro com os pressupostos teórico-metodológicos das Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica do Estado do Paraná (2009). Para isso, procurou-se observar como as unidades do livro realizam o trabalho com os gêneros discursivos, com a seleção de textos autênticos, com o processo de interlocução e aproximações com o universo sociocultural dos alunos.
Palavras-chave: Livro Didático Público de LEM. Concepção sociológica de linguagem. Leitura.
34008 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
O trabalho teve sua origem no interesse pela investigação do efeito das instruções explícita e implícita na aquisição de uma L2, e na observação das diferenças entre os aprendizados implícito e explícito.
Palavras-chave: Aquisição de L2. Instrução implícita e explícita. Instrução gramatical. Locuções verbais em inglês. Infinitivos e gerúndios. Complementos verbais.
1144 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Este trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de marcadores conversacionais na produção oral de aprendizes de língua inglesa como língua estrangeira de um curso de licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes.
960 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
O presente trabalho busca descrever e discutir o processo vivenciado por um professor de inglês da rede pública do estado de Minas Gerais, após o conhecimento de modelos alternativos à sua prática pedagógica.
Palavras-chave: Crenças e experiências de professor. Modelos alternativos. Reflexão. Ressignificação de crenças. Mudança na prática pedagógica.
1484 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
O trabalho aqui apresentado propõe uma investigação do processo de transferência interlingüística à luz da Teoria Gerativa, levando em consideração a amplitude de intuições demonstradas pelos aprendizes em relação ao preenchimento da posição-objeto em língua inglesa.
1609 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este estudo tem por objetivo investigar o que fazem os alunos do ensino médio noturno em uma escola pública ao lhes ser proposto o trabalho colaborativo em grupos para a realização de tarefas de seu interesse.
754 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Este trabalho enfoca o processo de construção do conhecimento/subjetividade a partir de um novo paradigma - o relacional, e portanto, a questão da aprendizagem com virtualidade em ambientes educacionais, numa perspectiva metodológica/ontológica que aborda a cognição como capacidade do sujeito aprender com seu próprio operar no ambiente, de forma auto-criativa, sendo autor de sua própria produção de conhecimento.
Esta presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso pedagógico das TIC no ensino e na aprendizagem da LI, partindo da prática cotidiana dos professores do ensino médio.
Palavras-chave: Língua Inglesa. Tecnologias. Processo de ensino-aprendizagem.
4212 0 bytes Universidade Federal da Paraíba http://
Este trabalho investiga as atitudes de aprendizes de Inglês face ao aprendizado da gramática. É uma pesquisa de base que focaliza uma questão relevante para os desafios atuais que vêm sendo enfrentados na área de ensino de línguas.
Palavras-chave: Língua inglesa. Estudo e ensino. Estudantes – Atitudes. Língua inglesa – Gramática. Pesquisa quantitativa.
2562 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://
Este estudo analisa os erros produzidos na escrita por aprendizes da língua inglesa como língua estrangeira. Examina entre as quatro habilidades o texto escrito, que é uma das formas de manifestação da linguagem, averiguando em que aspectos linguísticos ocorrem os erros por influência da língua materna.
Palavras-chave: Interlíngua. Língua materna. Língua estrangeira. Erros. Análise de erro.