Esta dissertação consiste na investigação da ocorrência do fenômeno da normalização lexical na tradução de itens lexicalmente criativos, representados pelo uso de colocações marcadas.
Palavras-chave: Criatividade lexical. Normalização. Estudo baseado em corpus. Machado de Assis.
846 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Este estudo visa investigar a aplicabilidade da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como um espaço para a promoção do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) — inglês.
Palavras-chave: Autonomia. Aprendizagem de LE. Ambiente virtual de aprendizagem.
O presente trabalho aborda, sob a perspectiva conexionista, o continuum existente entre cognição e metacognição nas estratégias bottom-up empregadas na compreensão textual em L2. Assim, investigam-se quais estratégias bottom-up podem ser usadas como recurso metacognitivo durante a leitura em inglês (L2) e se a compreensão leitora dos sujeitos se correlaciona com o nível de consciência fonológica, com a compreensão de palavras contendo fonastemas e com o desempenho dos sujeitos na construção do sentido das palavras de baixa frequência.
Este estudo concentra-se na relação entre conhecimento lexical e a construção de sentido na leitura em língua estrangeira sob o enfoque instrumental. Este trabalho visa verificar o papel do léxico na construção do sentido em leitura de alunos universitários, investigar até que ponto o conhecimento lexical pouco desenvolvido representa um problema na construção de sentido para esses alunos e analisar se as habilidades de alto nível (inferência, ativação de conhecimento prévio, uso de estratégias, entre outras) podem compensar o déficit muito grande no conhecimento lexical de um leitor.
Palavras-chave: Leitura em língua estrangeira. Conhecimento lexical. Ensino de língua estrangeira.
1928 0 bytes Universidade Federal Fluminense http://
Este estudo tem o objetivo de analisar e compreender o diário de aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) escrito por alunos de inglês da graduação do Curso de Letras e do centro de extensão de uma universidade pública de Minas Gerais. Nessa pesquisa, buscamos aprofundar a compreensão deste instrumento nos domínios da Linguística Aplicada (doravante LA), a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da linha francesa, atravessada por alguns conceitos provenientes da psicanálise.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de LE. Diário reflexivo. Processo discursivo. Representações. Análise de discurso.
763 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a introdução do inglês como língua estrangeira para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Foi percebido que a quantidade de insumo durante as aulas de inglês era ínfima, característica muito similar às aulas de inglês dos adolescentes de 5ª a 8ª séries. Ao final, são feitas propostas de ação quanto à problemática observada.
Palavras-chave: Inglês para crianças. Educação. Ensino da língua estrangeira.
4498 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest
O estudo tem como objetivo observar se a utilização da internet em aulas de língua inglesa afeta positivamente a aprendizagem, a participação e o engajamento, comparando uma situação de ensino-aprendizagem de língua inglesa medidada pela internet com uma situação mediada por materiais analógicos (revista, flashcards, livros).
Palavras-chave: Ensino de línguas para crianças. Lúdico. Internet.
5138 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://
Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar como os professores de Inglês como Língua Estrangeira (LE) corrigem as composições dos seus aprendizes de nível intermediário e como o feedback avaliativo e corretivo são fornecidos.
548 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
O presente estudo tem como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental com foco em suas atividades de compreensão escrita.
16987 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://