Este trabalho tem como objetivo investigar cinco contextos de ensino de língua inglesa nos níveis fundamental e médio de escolas públicas e particulares.
Palavras-chave: Ensino de inglês (ensino fundamental e médio). Alternativas para o ensino de línguas estrangeiras. Pesquisa de caráter etnográfico. Inovações educacionais. Mercantilização do ensino de inglês.
5009 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
O principal objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de uma pesquisa qualitativa, onde a brincadeira linguística e o jogo em aulas de inglês para crianças são descritos e analisados.
As redes sociais têm-se tornado muito populares. No caso específico do Brasil, essa popularidade se tornou notória após o advento do orkut. Essas redes constituem um importante espaço para a produção de textos a respeito de temas diversos. A navegação por esta rede social chamou a atenção do autor para a vasta presença de comunidades cuja nomenclatura remetia a posições extremas, principalmente, as de “amor” e “ódio”, por algo ou alguém. Com base nessa tendência, o autor delimitou o corpus a partir de duas comunidades com temas iguais e antagônicas quanto à nomenclatura. Por ser uma rede na qual está colocada a possibilidade do anonimato e/ou a criação de perfis de usuários fictícios (fakes), a hipótese foi a de que tais características poderiam causar certo efeito de liberdade no tocante aos modos de dizer nesse contexto.
Palavras-chave: Redes sociais. Discurso. Semântica histórica da enunciação. Identidade. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
O presente trabalho surgiu a partir da constatação de dois fenômenos mundiais: o sucesso global da série de livros Harry Potter, de autoria da britânica J.K. Rowling, e o crescente uso e influência do meio virtual nos hábitos cotidianos da atual sociedade. Verificou-se, assim, por meio da Estética da Recepção, como ocorre a recepção dos livros de Rowling na cibercultura, através da análise de comunidades virtuais cadastradas no site de relacionamentos Orkut, de questionários enviados a leitores-virtuais participantes de tais comunidades e de hiperficções literárias que tratam do menino-bruxo.
Palavras-chave: Recepção. Harry Potter. Cibercultura. J.K. Rowling. Práticas de leitura. Fanfics.
768 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://
Esta pesquisa focaliza práticas e eventos de letramento observados no ensino de leitura em inglês de duas escolas do Ensino Médio (uma pública e outra particular).
Palavras-chave: Leitura. Letramento crítico. Multiletramentos. Tecnologias de informação e comunicação. Língua inglesa.
953 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Esta pesquisa teve por objetivo analisar no conteúdo de livros didáticos dedicados ao ensino de inglês como língua estrangeira para crianças, evidenciando de que forma são concebidas e trabalhadas noções de ensino e aquisição de vocabulário.
Palavras-chave: Livro didático. Ensino e aquisição do vocabulário. Características das crianças. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
1149 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Focada na análise do romance de John Banville, The Sea, essa dissertação de mestrado procura analisar os elementos que julga fundamentais na obra: a memória e o processo de recordação.
Palavras-chave: John Banville. Romance. Memória. Literatura irlandesa. Literatura contemporânea.
723 0 bytes Universidade de São Paulo (USP) http://
O presente trabalho insere-se no campo da pesquisa em aquisição de línguas estrangeiras e investiga as implicações da variabilidade no uso de morfologia flexional verbal do inglês por aprendizes falantes de português brasileiro, em contexto instrucional. O principal objetivo deste trabalho foi explicar a variabilidade na realização de morfologia verbal do verbo to be e verbos lexicais na produção oral de aprendizes em dois níveis distintos de proficiência, tendo como ponto de partida a Hipótese da Ausência de Flexão de Superfície.
Palavras-chave: Flexão verbal. Aquisição de língua estrangeira. Sintaxe. Morfologia distribuída.
5788 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
O objetivo é investigar se o uso de canções é mais eficaz do que o uso de textos em prosa para o ganho lexical do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Trata-se de realizar um estudo comparativo entre os efeitos da utilização de canções e textos em prosa na aquisição do léxico da língua inglesa como língua estrangeira.
1442 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://