Na pesquisa de Mestrado intitulada “Seamus Heaney: Polifonia (da) Poética do Exílio” concluímos que o poeta desestabiliza a noção de subjetividade à medida que se afasta de seu lugar de origem.
O presente trabalho surgiu a partir da constatação de dois fenômenos mundiais: o sucesso global da série de livros Harry Potter, de autoria da britânica J.K. Rowling, e o crescente uso e influência do meio virtual nos hábitos cotidianos da atual sociedade. Verificou-se, assim, por meio da Estética da Recepção, como ocorre a recepção dos livros de Rowling na cibercultura, através da análise de comunidades virtuais cadastradas no site de relacionamentos Orkut, de questionários enviados a leitores-virtuais participantes de tais comunidades e de hiperficções literárias que tratam do menino-bruxo.
Palavras-chave: Recepção. Harry Potter. Cibercultura. J.K. Rowling. Práticas de leitura. Fanfics.
677 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://
O ponto de partida desta pesquisa é a observação do trabalho linguístico de Tolkien desde uma outra perspectiva: a da concepção da narrativa como tradução fictícia.
Este trabalho investiga as atitudes de aprendizes de Inglês face ao aprendizado da gramática. É uma pesquisa de base que focaliza uma questão relevante para os desafios atuais que vêm sendo enfrentados na área de ensino de línguas.
Palavras-chave: Língua inglesa. Estudo e ensino. Estudantes – Atitudes. Língua inglesa – Gramática. Pesquisa quantitativa.
2506 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://
O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso de pais e alunos do ensino médio da rede estadual com relação à relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa (LI) no Brasil de hoje.
Palavras-chave: Análise de discurso. Pais e alunos. Língua Inglesa. Ideologia. Posição identitária.
850 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este trabalho tem como objetivo investigar cinco contextos de ensino de língua inglesa nos níveis fundamental e médio de escolas públicas e particulares.
Palavras-chave: Ensino de inglês (ensino fundamental e médio). Alternativas para o ensino de línguas estrangeiras. Pesquisa de caráter etnográfico. Inovações educacionais. Mercantilização do ensino de inglês.
4672 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://