O presente estudo tem como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental com foco em suas atividades de compreensão escrita.
16945 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar como os professores de Inglês como Língua Estrangeira (LE) corrigem as composições dos seus aprendizes de nível intermediário e como o feedback avaliativo e corretivo são fornecidos.
523 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
O estudo tem como objetivo observar se a utilização da internet em aulas de língua inglesa afeta positivamente a aprendizagem, a participação e o engajamento, comparando uma situação de ensino-aprendizagem de língua inglesa medidada pela internet com uma situação mediada por materiais analógicos (revista, flashcards, livros).
Palavras-chave: Ensino de línguas para crianças. Lúdico. Internet.
5104 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a introdução do inglês como língua estrangeira para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Foi percebido que a quantidade de insumo durante as aulas de inglês era ínfima, característica muito similar às aulas de inglês dos adolescentes de 5ª a 8ª séries. Ao final, são feitas propostas de ação quanto à problemática observada.
Palavras-chave: Inglês para crianças. Educação. Ensino da língua estrangeira.
4467 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest
Este estudo tem o objetivo de analisar e compreender o diário de aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) escrito por alunos de inglês da graduação do Curso de Letras e do centro de extensão de uma universidade pública de Minas Gerais. Nessa pesquisa, buscamos aprofundar a compreensão deste instrumento nos domínios da Linguística Aplicada (doravante LA), a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da linha francesa, atravessada por alguns conceitos provenientes da psicanálise.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de LE. Diário reflexivo. Processo discursivo. Representações. Análise de discurso.
678 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
Este estudo concentra-se na relação entre conhecimento lexical e a construção de sentido na leitura em língua estrangeira sob o enfoque instrumental. Este trabalho visa verificar o papel do léxico na construção do sentido em leitura de alunos universitários, investigar até que ponto o conhecimento lexical pouco desenvolvido representa um problema na construção de sentido para esses alunos e analisar se as habilidades de alto nível (inferência, ativação de conhecimento prévio, uso de estratégias, entre outras) podem compensar o déficit muito grande no conhecimento lexical de um leitor.
Palavras-chave: Leitura em língua estrangeira. Conhecimento lexical. Ensino de língua estrangeira.
1881 0 bytes Universidade Federal Fluminense http://
O presente trabalho aborda, sob a perspectiva conexionista, o continuum existente entre cognição e metacognição nas estratégias bottom-up empregadas na compreensão textual em L2. Assim, investigam-se quais estratégias bottom-up podem ser usadas como recurso metacognitivo durante a leitura em inglês (L2) e se a compreensão leitora dos sujeitos se correlaciona com o nível de consciência fonológica, com a compreensão de palavras contendo fonastemas e com o desempenho dos sujeitos na construção do sentido das palavras de baixa frequência.
Este estudo visa investigar a aplicabilidade da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como um espaço para a promoção do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) — inglês.
Palavras-chave: Autonomia. Aprendizagem de LE. Ambiente virtual de aprendizagem.
Esta dissertação consiste na investigação da ocorrência do fenômeno da normalização lexical na tradução de itens lexicalmente criativos, representados pelo uso de colocações marcadas.
Palavras-chave: Criatividade lexical. Normalização. Estudo baseado em corpus. Machado de Assis.
792 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://