Este trabalho enfoca o processo de construção do conhecimento/subjetividade a partir de um novo paradigma - o relacional, e portanto, a questão da aprendizagem com virtualidade em ambientes educacionais, numa perspectiva metodológica/ontológica que aborda a cognição como capacidade do sujeito aprender com seu próprio operar no ambiente, de forma auto-criativa, sendo autor de sua própria produção de conhecimento.
O presente estudo investiga as implicações do tratamento da fala como habilidade específica (baseado principalmente em McCarthy, 1998) para a performance da fala de aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira.
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O objetivo desta pesquisa é contribuir com algumas ideias para a investigação de ensino de vocabulário.
Palavras-chave: Ensino de Inglês como língua Estrangeira. Linguística de Corpus. Inglês para propósitos Específicos. Ensino de vocabulário técnico. Desenvolvimento de material pedagógico.
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Este estudo investigou a produção de epêntese vocálica em palavras que terminam com -ed, considerando a influência da marcação, do contexto fonológico, da ortografia e da tarefa.
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Esta dissertação consiste na investigação da ocorrência do fenômeno da normalização lexical na tradução de itens lexicalmente criativos, representados pelo uso de colocações marcadas.
Palavras-chave: Criatividade lexical. Normalização. Estudo baseado em corpus. Machado de Assis.
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O objetivo desta investigação é mostrar a maneira com que os professores concebem seus próprios conceitos de leitura e se os mesmos influenciam sua prática em sala de aula e também discutir o conteúdo metafórico da fala de uma professora se tornando pesquisadora, enquanto implementa materiais novos em uma turma avançada de inglês da primeira série do ensino médio em um colégio público em Florianópolis, refletindo sobre seus conceitos de leitura e conflitos na presença de novos paradigmas.
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Partindo de uma perspectiva cognitiva para a produção oral, o presente estudo se propôs a (1) determinar o papel da distribuição de pausas silenciosas na definição de fluência e (2) esclarecer a relação entre capacidade de memória de trabalho (CMT) e fluência numa segunda língua (L2).
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Este estudo investigou se o ensino de estratégias de aprendizagem produz um impacto na produção oral dos alunos em L2 e se existe uma relação entre o uso de estratégias e a performance oral em L2. Os participantes deste estudo foram 22 alunos da sétima fase do curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.
Palavras-chave: Ensino de estratégias de aprendizagem. Performance oral em L2. Uso de estratégias. Estratégias metacognitivas.
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Este estudo teve como objetivo investigar os correlatos acústicos do acento tônico na fala conectada de três falantes do Português Brasileiro (PB) e de três falantes do Inglês Americano (IA).
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