O foco de nossa investigação é a aprendizagem de mais de uma língua estrangeira pela mesma pessoa, no âmbito dos aspectos psicolingüísticos, acerca da influência interlinguística durante esse aprendizado. Buscamos conhecer as contribuições de pesquisas empíricas realizadas e compará-las às da Teoria Cognitiva de Reação em Cadeia na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (CCR Theory), que postula que o aprendiz de mais de uma língua estrangeira interliga, inconscientemente, o processo de aprendizagem desta ao processo de aprendizagem da língua estrangeira precedente, sendo esta a que causará maior influência na aprendizagem da próxima.
A proposta desta dissertação foi demonstrar a dificuldade de interação entre duas pessoas de culturas distintas e o que se acredita ser necessário para facilitar essa interação. Apresentou-se a necessidade de uma preparação intercultural.
É comum observar que, ao se aprender uma língua estrangeira, há vários erros que persistem na produção de um aprendiz, apesar de sua fluência na língua em estudo. Essa incorporação de formas lingüísticas incorretas na competência da segunda língua de uma pessoa é chamada de fossilização.
3631 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Esta dissertação, fundamentada em pesquisa teórica e empírica, tem o objetivo de buscar alternativas que possam minimizar os efeitos da subjetividade na avaliação da escrita em língua estrangeira.
Palavras-chave: Linguística aplicada. Avaliação da escrita. Critérios de correção. Efeitos da subjetividade.
1339 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este trabalho tem por objetivo estudar o uso de estratégias de comunicação para a aquisição de língua estrangeira por parte de alunos do curso de Língua Inglesa, de nível pré-intermediário.
Palavras-chave: Processo/estratégias comunicativas. Aquisição de língua estrangeira. Psicolinguística. Metacognição.
2893 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
O trabalho aqui apresentado propõe uma investigação do processo de transferência interlingüística à luz da Teoria Gerativa, levando em consideração a amplitude de intuições demonstradas pelos aprendizes em relação ao preenchimento da posição-objeto em língua inglesa.
1685 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este estudo apontou para a semelhança entre a referida pedagogia e a abordagem metodológica de LEM, denominada de Aprendizado de Línguas na Comunidade (CLL), no que diz respeito à fundamentação teórica.
Palavras-chave: Ensino de LEM. Pedagogia de projetos. Tarefa. Construtivismo. Mecanismos de aprendizagem. interdisciplinaridade. Formação holística. Letramento.
4700 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
O propósito deste trabalho é analisar na forma do romance como – apesar de temas e estilo que se apresentam como populares – o texto de Hard Times pode revelar um interessante e profundo diálogo entre literatura e sociedade.
1647 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este estudo visa investigar a aplicabilidade da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como um espaço para a promoção do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) — inglês.
Palavras-chave: Autonomia. Aprendizagem de LE. Ambiente virtual de aprendizagem.
O objetivo desta dissertação é mostrar, de acordo com uma perspectiva crítica pós-colonial, como esse romance se constrói como uma obra híbrida entre os modos de se perceber e de se retratar a realidade característicos de cada uma dessas culturas.
Palavras-chave: Literatura africana. Literatura nigeriana. Hibridismo. Realismo mágico. Ben Okri.
828 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://