Este trabalho tem por objetivo estudar o uso de estratégias de comunicação para a aquisição de língua estrangeira por parte de alunos do curso de Língua Inglesa, de nível pré-intermediário.
Palavras-chave: Processo/estratégias comunicativas. Aquisição de língua estrangeira. Psicolinguística. Metacognição.
2737 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
O trabalho aqui apresentado propõe uma investigação do processo de transferência interlingüística à luz da Teoria Gerativa, levando em consideração a amplitude de intuições demonstradas pelos aprendizes em relação ao preenchimento da posição-objeto em língua inglesa.
1526 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este estudo apontou para a semelhança entre a referida pedagogia e a abordagem metodológica de LEM, denominada de Aprendizado de Línguas na Comunidade (CLL), no que diz respeito à fundamentação teórica.
Palavras-chave: Ensino de LEM. Pedagogia de projetos. Tarefa. Construtivismo. Mecanismos de aprendizagem. interdisciplinaridade. Formação holística. Letramento.
4536 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
O propósito deste trabalho é analisar na forma do romance como – apesar de temas e estilo que se apresentam como populares – o texto de Hard Times pode revelar um interessante e profundo diálogo entre literatura e sociedade.
1232 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este estudo visa investigar a aplicabilidade da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como um espaço para a promoção do desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) — inglês.
Palavras-chave: Autonomia. Aprendizagem de LE. Ambiente virtual de aprendizagem.
O objetivo desta dissertação é mostrar, de acordo com uma perspectiva crítica pós-colonial, como esse romance se constrói como uma obra híbrida entre os modos de se perceber e de se retratar a realidade característicos de cada uma dessas culturas.
Palavras-chave: Literatura africana. Literatura nigeriana. Hibridismo. Realismo mágico. Ben Okri.
657 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este trabalho propõe-se a identificar e analisar os elementos de crítica à sociedade norte-americana encontrados na peça Three Tall Women, por meio da análise dos diálogos de seus personagens, além de analisar a convergência entre a forma e o conteúdo nessa obra, ou seja, a forma mais adequada, escolhida pelo autor, para a exposição de determinado conteúdo.
Palavras-chave: Autobiografia. Crítica teatral norte-americana. Ideologia norte-americana. Forma. Conteúdo.
802 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este trabalho investiga e analisa como ocorreu a recepção da poesia da poeta norte-americana Sylvia Plath (1932-1963) na sua língua original, o inglês, e traduzida para o português, focalizando-se dois poemas, Lady Lazarus e Words (1965), por alunos de um curso de Letras, em uma universidade de uma cidade brasileira de porte médio.
Palavras-chave: Educação de ensino superior. Tradução literária. Sylvia Plath. Poesia em inglês e traduzida para o português. Recepção de poesia. Teorias da Recepção.
643 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://
Este trabalho visa realizar uma análise retórica da argumentação do jornalismo por meio de excertos da fala proferida pelo personagem do repórter televisivo Edward R. Murrow em dois momentos da transmissão do programa de TV See It Now, retratado no filme Boa Noite e Boa Sorte (2005), e verificar se o teor desses argumentos é, essencialmente, de ordem técnica e legitimadora sob o aporte teórico da Teoria Retórica do Discurso (TRD).
Palavras-chave: Argumentação do jornalismo. Teoria Retórica do Discurso. Boa Noite e Boa Sorte.
1817 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://