Neste trabalho, analisa-se a segunda novela de Dusklands (1974), do sul-africano J.M.Coetzee, intitulada The Narrative of Jacobus Coetzee, à luz da teoria pós-colonial, com enfoque nas teorias da outremização e do revide.
Palavras-chave: Outremização. Revide. J.M.Coetzee. Descentralização. Literatura da África do Sul.
693 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://
Esta dissertação tem como objetivo investigar os aspectos rítmicos e entoacionais na produção do inglês por um falante proficiente nessa língua e nativo do português brasileiro (PB), tendo como referência a produção de um falante nativo do inglês, e assim inspecionar de que modo e em que grau processos fonético-fonológicos da relação entre sons e ritmo e entoação da língua-alvo são mapeados na prosódia da língua materna.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de inglês. Fonética acústica. Relação entre som e ritmo e entoação. Mapeamento entre língua materna e língua-alvo.
1253 0 bytes POntifícia Universidade Católica - PUC-SP http://
Este estudo tem por objetivo investigar as representações de quatro professores de inglês de um instituto de idiomas da periferia de São Paulo sobre a língua inglesa, verificando qual ou quais as implicações dessas representações em relação à construção de suas identidades profissionais.
Palavras-chave: Representação. Identidade. Falante nativo. Inclusão. Formação de professor.
1393 0 bytes Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP http://
O presente trabalho aborda, sob a perspectiva conexionista, o continuum existente entre cognição e metacognição nas estratégias bottom-up empregadas na compreensão textual em L2. Assim, investigam-se quais estratégias bottom-up podem ser usadas como recurso metacognitivo durante a leitura em inglês (L2) e se a compreensão leitora dos sujeitos se correlaciona com o nível de consciência fonológica, com a compreensão de palavras contendo fonastemas e com o desempenho dos sujeitos na construção do sentido das palavras de baixa frequência.
Este estudo tem como objetivo averiguar em que medida a competência leitora em L1 e a consciência linguística em L2 contribuem para a compreensão leitora em L2.
Palavras-chave: Compreensão leitora. Cognição. Consciência linguística em L2. Estratégias de leitura. Protocolos verbais.
Esta dissertação teve por objetivo investigar a implementação de uma pedagogia crítica freireana, com o foco na leitura em inglês, para adolescentes brasileiros.
Este trabalho apresenta uma análise acústica da produção de palavras de sequências CVC e CVCV da língua inglesa por aprendizes brasileiros. O principal objetivo desta pesquisa foi o de verificar como os brasileiros produzem as diferenças entres as palavras monossílabas que terminam em consoante oclusiva e sua contraparte formada pela adição do sufixo –y, como em pop e poppy.
Essa pesquisa objetiva apresentar um estudo sobre o uso da técnica de dramatização para a prática da língua estrangeira em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio do CEFET-Pr, na Unidade de Ponta Grossa. Esse trabalho tem o propósito de alertar professores acerca da necessidade de propiciar aos seus alunos momentos de interação e produção oral.
Palavras-chave: Técnica de dramatização. Mediação. Língua estrangeira.
1884 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este trabalho tem origem na observação da produção oral da língua inglesa por alunos brasileiros em sala de aula e descreve um estudo de ocorrência de epêntese na fala direcionada da língua inglesa por dez alunos.
Palavras-chave: Língua materna. Língua estrangeira. Interlíngua. Estrutura silábica. Epêntese.
1212 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
Este estudo realiza a análise do software English Discoveries 2.0 para ensino de inglês como língua estrangeira a partir de uma visão composta de pontos teóricos presentes nas teorias de aprendizagem que predominaram no ensino de inglês no século XX e, principalmente, nos conceitos em que se baseiam a perspectiva cognitivista de aquisição de segunda língua, a saber, as estruturas mentais envolvidas no processamento da linguagem.
1405 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://