Este estudo tem como objetivo averiguar em que medida a competência leitora em L1 e a consciência linguística em L2 contribuem para a compreensão leitora em L2.
Palavras-chave: Compreensão leitora. Cognição. Consciência linguística em L2. Estratégias de leitura. Protocolos verbais.
Esta dissertação teve por objetivo investigar a implementação de uma pedagogia crítica freireana, com o foco na leitura em inglês, para adolescentes brasileiros.
Este trabalho apresenta uma análise acústica da produção de palavras de sequências CVC e CVCV da língua inglesa por aprendizes brasileiros. O principal objetivo desta pesquisa foi o de verificar como os brasileiros produzem as diferenças entres as palavras monossílabas que terminam em consoante oclusiva e sua contraparte formada pela adição do sufixo –y, como em pop e poppy.
Essa pesquisa objetiva apresentar um estudo sobre o uso da técnica de dramatização para a prática da língua estrangeira em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio do CEFET-Pr, na Unidade de Ponta Grossa. Esse trabalho tem o propósito de alertar professores acerca da necessidade de propiciar aos seus alunos momentos de interação e produção oral.
Palavras-chave: Técnica de dramatização. Mediação. Língua estrangeira.
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Este trabalho tem origem na observação da produção oral da língua inglesa por alunos brasileiros em sala de aula e descreve um estudo de ocorrência de epêntese na fala direcionada da língua inglesa por dez alunos.
Palavras-chave: Língua materna. Língua estrangeira. Interlíngua. Estrutura silábica. Epêntese.
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Este estudo realiza a análise do software English Discoveries 2.0 para ensino de inglês como língua estrangeira a partir de uma visão composta de pontos teóricos presentes nas teorias de aprendizagem que predominaram no ensino de inglês no século XX e, principalmente, nos conceitos em que se baseiam a perspectiva cognitivista de aquisição de segunda língua, a saber, as estruturas mentais envolvidas no processamento da linguagem.
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O foco de nossa investigação é a aprendizagem de mais de uma língua estrangeira pela mesma pessoa, no âmbito dos aspectos psicolingüísticos, acerca da influência interlinguística durante esse aprendizado. Buscamos conhecer as contribuições de pesquisas empíricas realizadas e compará-las às da Teoria Cognitiva de Reação em Cadeia na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (CCR Theory), que postula que o aprendiz de mais de uma língua estrangeira interliga, inconscientemente, o processo de aprendizagem desta ao processo de aprendizagem da língua estrangeira precedente, sendo esta a que causará maior influência na aprendizagem da próxima.
A proposta desta dissertação foi demonstrar a dificuldade de interação entre duas pessoas de culturas distintas e o que se acredita ser necessário para facilitar essa interação. Apresentou-se a necessidade de uma preparação intercultural.
É comum observar que, ao se aprender uma língua estrangeira, há vários erros que persistem na produção de um aprendiz, apesar de sua fluência na língua em estudo. Essa incorporação de formas lingüísticas incorretas na competência da segunda língua de uma pessoa é chamada de fossilização.
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Esta dissertação, fundamentada em pesquisa teórica e empírica, tem o objetivo de buscar alternativas que possam minimizar os efeitos da subjetividade na avaliação da escrita em língua estrangeira.
Palavras-chave: Linguística aplicada. Avaliação da escrita. Critérios de correção. Efeitos da subjetividade.
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