Este trabalho tem como objetivo buscar subsídios na concepção de polissemia da Semântica Cognitiva para auxiliar na disposição das acepções de itens lexicais polissêmicos em learner’s dictionaries.
Palavras-chave: Semântica Cognitiva. Lexicografia. Polissemia. Learner’s Dictionaries. Ordenação das acepções.
4617 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de formulação na fala-em-interação de uma sala de aula de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O trabalho analisa as taxas de transferência da regra de vocalização da lateral em posição pós-vocálica para o inglês por falantes de língua portuguesa como língua materna em diferentes estágios do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Lateral pós-vocálica. Transferência fonológica. Inglês como segunda língua. Inglês como língua estrangeira.
896 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Esta dissertação examina as diferentes modalidades de violência encontradas em três peças do dramaturgo irlandês Martin McDonagh: The Beauty Queen of Leenane (1996), The Lieutenant of Inishmore (2001) e The Pillowman (2003).
Palavras-chave: Violência. Teatro irlandês. Grotesco. Comicidade. Humor negro.
753 0 bytes Universidade de São Paulo (USP) http://
Este trabalho procura fazer uma análise qualitativa de algumas unidades do Livro Didático Público de Língua Inglesa (2006) do Estado do Paraná, à luz de uma concepção sociológica de linguagem. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de análise documental cujo objetivo é verificar a coerência ou não desse livro com os pressupostos teórico-metodológicos das Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica do Estado do Paraná (2009). Para isso, procurou-se observar como as unidades do livro realizam o trabalho com os gêneros discursivos, com a seleção de textos autênticos, com o processo de interlocução e aproximações com o universo sociocultural dos alunos.
Palavras-chave: Livro Didático Público de LEM. Concepção sociológica de linguagem. Leitura.
33943 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://
Este trabalho busca analisar as representações construídas no discurso de alunos do Ensino Médio em uma escola pública. O objetivo é o de verificar os diferentes efeitos de sentido produzidos por discursos além do pedagógico e investigar sua eventual interferência no processo de identificação, tendo em vista as condições de produção do discurso da Escola Pública. Adotou-se uma abordagem transdisciplinar, à luz da Análise de Discurso (AD), Psicanálise, Filosofia e de Estudos Culturais, por meio do levantamento de alguns conceitos da AD e da conceituação de noções, tais como as de identidade, representação e identificação.
Palavras-chave: Análise de discurso. Aprendizagem de língua inglesa. Escola pública. Identificação. Heterogeneidade discursiva.
O trabalho procura situar-se na convergência dos estudos discursivos, dos estudos culturais e dos estudos jornalísticos voltados para a web. Buscou-se examinar como o discurso jornalístico se constrói no meio tela, pois este oferece novas possibilidades de sentidos. Pretendeu-se demonstrar quais representações de Brasil são utilizadas ou construídas pelo jornalista estrangeiro e analisar como a notícia é veiculada no meio digital recorrendo aos elementos teóricos concernentes ao webjornalismo.
Palavras-chave: BBC. Webjornalismo. Hipertexto. Identidade e alteridade. Brasil.
Nesta dissertação, o exame de An Artist of the Floating World, de Kazuo Ishiguro, adota a espacialidade como vetor interpretativo do romance. Ao se considerar o espaço como um dado estruturante sobre o qual outros elementos narrativos se apóiam e se desenvolvem, apontaram-se alguns modos de tratamento do espaço na literatura para verificar as formas de sua consecução na obra.
Essa dissertação tem como objetivo analisar os contos da escritora Dorothy Parker em diálogo com seus poemas, tendo em vista a modernidade com a qual construiu suas histórias e o papel do humor em sua criação.
Palavras-chave: Humor. Sátira. Mulher. Conto. Estados Unidos da América.
O estudo busca descrever e compreender a prática pedagógica de um professor de língua inglesa em uma escola regular e inclusiva que trabalha com alunos surdos na rede pública de ensino da cidade de Goiânia, Goiás. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula da primeira série do Ensino Médio composta por três alunos surdos e trinta e dois ouvintes.