Categoria: Espanhol Dissertações |
As crenças de aprender espanhol de alunos no curso de Letras  |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Jussara de Lima Clement
O objetivo desta investigação foi fazer um estudo sobre as crenças de aprender espanhol de alunos no curso de Letras, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Para desenvolver este estudo foram utilizados questionários, entrevistas e relatos autobiográficos, em um período de um ano, ou dois semestres letivos. Este trabalho se referenda principalmente nos estudos de crenças de aprender de Barcelos (2001, 2004, 2005, 2006a) e Vieira-Abrahão (2004, 2005, 2006). Partindo do pressuposto de que todo indivíduo carrega consigo crenças que interferem no seu modo de agir, pensar e falar, e de que, em se tratando de alunos em formação, esses trazem para a universidade uma visão de educação, de ensino-aprendizagem, de papéis de professor e aluno, etc., torna-se imprescindível compreender como os professores e alunos justificam suas crenças sobre ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), para que essa aprendizagem seja de fato eficaz, melhorando, assim, suas competências e auxiliando-os na re-significação de seus papéis. Por isso, buscamos responder as seguintes perguntas: (1) quais crenças sobre aprender e ensinar espanhol os estudantes trazem consigo para o curso de Letras E (2) se os quatro anos e meio de curso de Letras têm sido capazes de modificar tais crenças dos alunos no decorrer da sua graduação? Essa pesquisa contribui como subsidio teórico e prático em relação às possíveis crenças dos aprendizes da língua espanhola, ajudando, assim, a entender alguns dos fatores que provocam a falta de motivação dos alunos em formação em se dedicar aos estudos de espanhol, bem como cooperar com os estudos de crenças através da pesquisa de outra língua que não seja o inglês.
Palavras-chave: Crenças. Língua Estrangeira. Ensino-Aprendizagem.
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541 0 bytes UFBA http:// |
Categoria: Espanhol Dissertações |
Arte e interpretação da realidade em Gabriel García Márquez e Fernando Botero  |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MAGGIONI, Ana Paula
Partindo da noção de interdisciplinaridade, este trabalho, realizado na área da literatura comparada, centra-se na relação entre o escritor Gabriel García Márquez e o pintor Fernando Botero, com ênfase na interpretação da realidade colombiana presente nas obras desses artistas. Os quadros de Botero – O Capitão, Retrato Oficial da Junta Militar, O Jogador de Cartas, A Casa de Amanda Ramírez, A Rua e Cena Familiar – são analisados em comparação à obra Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez. O foco está nos personagens retratados, sendo esses os militares, as prostitutas e amantes, os empregados, o povo e a família, representantes da sociedade colombiana da qual fazem parte os dois artistas. Para tanto, faz-se incursões teóricas em distintas direções: a interdisciplinaridade na literatura comparada e a pintura como representação. Dessa forma, estabelecem-se elos entre os dois autores e suas respectivas obras.
Palavras-chave: Botero. Fernando. 1932. Colômbia. García Márquez. Gabriel. 1928. Literatura colombiana. Literatura comparada. Pintura.
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1395 0 bytes UFRGS http:// |
Categoria: Espanhol Dissertações |
Aprendizagem de línguas em e-tandem via mensagens instantâneas: um estudo de caso  |
Versão: Atualização: 26/1/2012 |
Descrição:
SOUZA, Renata Amaral
O presente estudo localiza-se nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas mediada por computador (conhecida pela sigla CALL, em inglês, Computer-Assisted Language Learning) e de aprendizagem de línguas em regime de tandem (modalidade na qual dois falantes nativos de línguas diferentes interagem para aprender a língua e a cultura um do outro). Utilizando a metodologia de estudo de caso etnográfico, investigou-se uma experiência de e-tandem (tandem a distância com uso de meios eletrônicos) por meio da interação através de mensagens instantâneas (MSN) realizada com uma brasileira (esta pesquisadora) e um americano, focalizando-se a manifestação da aprendizagem colaborativa, o uso de estratégias sociais e a percepção de aprendizagem pelos participantes. Os dados foram coletados através do registro das mensagens instantâneas e de e-mails trocados entre os participantes, diário da pesquisadora e entrevista estruturada por e-mail. As teorias que apóiam esta pesquisa compreendem a aprendizagem de línguas mediada por computador (CALL), a aprendizagem em regime de tandem (incluindo os princípios da reciprocidade, bilingüismo e autonomia) e o estudo das estratégias de aprendizagem (Oxford, 1990). Os resultados revelam que o ambiente digital parece ser uma ferramenta valiosa à aprendizagem informal continuada de língua estrangeira, em particular em regime de e-tandem, e possivelmente também como complemento ao ensino de línguas em contextos formais.
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564 0 bytes Faculdade de Letras UFRJ http:// |
Categoria: Espanhol Dissertações |
Aprender a usar a internet no ensino presencial de inglês e de espanhol: um estudo à luz da teoria d  |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Ana Paula Martinho da
Este estudo investiga como duas professoras de língua estrangeira (uma de língua inglesa, outra de língua espanhola) aprendem a utilizar a Internet como complemento dos seus cursos presenciais, no contexto de Ensino Fundamental público da cidade do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que elaboram tarefas para aulas no laboratório de informática, com a colaboração desta pesquisadora. Por se tratar de um processo investigativo que objetiva a observação, intervenção, análise e transformação das práticas pedagógicas das participantes, este estudo se caracteriza como uma pesquisa colaborativa crítica (Magalhães,1998/2002; Liberali, 1999/2002) e se baseia na teoria sociocultural de Vygotsky (1934/ 1999) e seus seguidores, e nos princípios crítico-reflexivos (Schön 1987/ 2000; Smyth, 1992; entre outros). Para a análise dos dados, utiliza-se o arcabouço geral da Teoria da Atividade (Leontiev, 1978; Engeström, 1987; Kuutti, 1996) por esta possibilitar a análise da atividade coletiva e suas relações com outros sistemas de atividades. Adotando a perspectiva da Teoria da Atividade e considerando o contexto de investigação como uma rede de atividades, este estudo focaliza o aprendizado das professoras ao usarem a tecnologia no ensino presencial de línguas como um sistema de atividade central relacionado à atividade de elaborar tarefas com uso da Internet para a aula de língua estrangeira. A análise dos componentes do sistema de atividade central buscou compreender como o processo de aprendizagem das professoras foi realizado e modificado ao longo da atividade (durante a elaboração e a implementação de tarefas com uso da Internet); o que e como as participantes aprenderam sobre seu trabalho; assim como os principais conflitos e mudanças envolvidos na aprendizagem da integração de tecnologia na aula de língua estrangeira. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de línguas estrangeiras para o uso das novas tecnologias no ensino presencial, destacando a importância da reflexão crítica nessa formação.
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1321 0 bytes UFRJ http:// |
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