Educadores

Ínicio : Espanhol : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Espanhol Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As unidades heterogenéricas em dicionários bilíngues de Espanhol para aprendizes brasileiros: ... Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
FIORAVANTI, Sueli Cabrera

Propõe-se, nesta pesquisa, analisar o tratamento lexicográfico na microestrutura de um conjunto de unidades lexicais heterogenéricas no par de línguas português e espanhol em dicionários bilíngues escolares de espanhol para aprendizes brasileiros. As unidades lexicais heterogenéricas são aquelas que, embora possuam grafia igual ou semelhante, apresentam gêneros diferentes entre as duas línguas em questão. Os heterogenéricos são o objeto de estudo deste trabalho, porque no caso do ensino da língua espanhola para brasileiros estas palavras costumam apresentar-se como uma dificuldade em seu processo de aprendizagem, sobretudo nas habilidades de produção oral e escrita. Ao produzir seus enunciados em língua espanhola, o aprendiz brasileiro com frequência se equivoca no uso dos gêneros dos substantivos. Para este estudo foi selecionada uma amostra de unidades lexicais heterogenéricas de um corpus composto por gêneros textuais veiculados em livros didáticos de espanhol, especificamente as três coleções eleitas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2011/2012. A presente pesquisa fundamenta-se nas teorias e práticas da Lexicografia Pedagógica Bilíngue e Linguística de Corpus e o objetivo central é analisar como são apresentadas as informações lexicográficas e se trazem indicações que sirvam de apoio para a aprendizagem dos substantivos heterogenéricos em espanhol por aprendizes brasileiros. Os resultados indicam que os dicionários bilíngues analisados, em geral, não apresentam informações suficientes para auxiliar o aprendiz em seu processo de aprendizagem das unidades lexicais heterogenéricas.

Palavras-chave: Heterogenéricos. Lexicografia Pedagógica Bilíngue. Língua Espanhola.

Downloads 363  363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Interação no meio virtual e ensino de línguas: análise de uma proposta para a formação de prof... Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
DROGUI, Amábile Piacentine

Ainda são poucas as pesquisas, relacionadas ao uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTIC), que analisam a interação no contexto de formação do professor de Língua Espanhola. Essa carência justifica e impulsiona a realização deste trabalho. Articulando formação inicial e continuada, esta pesquisa tem por objetivo investigar se a interação, mediada por gêneros do meio virtual, em Ambiente Virtual de Aprendizagem, pode resultar em desenvolvimento de capacidades de linguagem e na mobilização de tipos discursivos, que indiquem a aprendizagem de conteúdos propostos.

Palavras-chave: Formação de professores de Língua Espanhola. Plataforma Moodle. Gênero fórum virtual educacional.

Downloads 134  134  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Sala de recursos multifuncional e representação da escrita: análise da resolução 13/2007, normativa  Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
NOGUEIRA, Amarili Sequeira

Essa dissertação tem como objetivo principal analisar as políticas públicas inclusivas, especialmente a NORMATIVA 13/2007 (BRASIL, 2007), o Manual de Orientação: Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (BRASIL, 2010) e a Instrução n° 16/2011 SUED/SEED (PARANÁ, 2011), no sentido de discutir os critérios que estas propõem para o encaminhamento de alunos para a Sala de Recursos Multifuncional Tipo I e a relação que esses critérios têm com as representações sobre a escrita do aluno. O referencial teórico que embasou esta pesquisa para realizar a análise destas políticas públicas inclusivas é o da Representação Social (MOSCOVICI, 2003; OSTI 2004, 2010). Como metodologia, utilizou-se a pesquisa documental (LÜDKE, ANDRÉ, 1986) na perspectiva da pesquisa qualitativa. Primeiramente, foram selecionados os documentos a serem analisados e, posteriormente, passou-se à análise destes juntamente com o auxílio de pesquisas bibliográficas. Os dados coletados nos levam a inferir que a competência escrita é critério para encaminhamento de alunos ao Atendimento Educacional Especializado em SRM Tipo I, pois, de acordo com os itens a serem analisados pelos professores de língua portuguesa na Ficha de Referência Pedagógica, questiona-se se os alunos cometem trocas ortográficas ou empregam inadequadamente acentuação, pontuação e concordância de acordo com a norma culta. Foi possível inferir, a partir dos dados apresentados na referida ficha, que esta pode não ser clara o suficiente para que os professores realizem propriamente uma descrição dos itens elencados, o que é bastante complicado, considerando que uma avaliação sem real compreensão do que e de como avaliar pode gerar um encaminhamento indevido para o atendimento educacional especializado em SRM Tipo I devido à representação da escrita desses documentos.

Palavras-chave: Escrita. Políticas públicas inclusivas. Representação. Sala de recursos multifuncional.

Downloads 107  107  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)