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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (4)


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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!As Ásias, de Pablo Neruda e Octavio Paz: ensaio sobre a apropriação das ideias na América Latina Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BRETAS, Daniel Lopes

Este trabalho surgiu de uma indagação: como os latinoamericanos percebem a Ásia. Sempre tive interesse na história deste continente (a Ásia). Lentamente, entretanto, a pergunta de como latinoamericanos percebem o diferente, o outro (e um outro mais, ou menos, específico, simultaneamente desconhecido e familiar) transformou-se em como os latino-americanos lidam com o conhecimento, com a tradição e com a experiência.

Palavras-chave: Ásia. História cultural. História e literatura. Historiografia. Intelectuais. Neruda. Pablo. 1904-1973. Orientalismo.
Paz. Octavio. 1914-1998. Representações sociais.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Apresentação oral nas aulas de língua espanhola: desempenho lingüístico, fatores afetivos e avaliaçã Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
ZEULLI, Elizandra

Este trabalho tem por objetivos investigar as características da apresentação oral desenvolvida nas aulas de língua espanhola e verificar a atuação das alunas da platéia, da professora-pesquisadora e da apresentadora durante essas atividades; os aspectos afetivos revelados pelas alunas e a avaliação que fazem dessa atividade; e observar os problemas lingüísticos revelados nas apresentações orais. O quadro de participantes é constituído por cinco alunas cursando o último ano do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em português e espanhol e suas respectivas literaturas, e a professora do grupo, que também é pesquisadora. Os dados desta pesquisa foram coletados em uma faculdade particular do interior de São Paulo, durante as aulas de língua espanhola, em 2005.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Literatura e jornalismo em García Márquez: uma leitura de crônicas Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
RODRIGUES, Joana de Fátima

O objetivo principal deste trabalho é mostrar como as relações entre Literatura e Jornalismo se mantêm nas crônicas de Gabriel García Márquez produzidas no período entre 1980 e 1984 e publicadas no jornal colombiano El Espectador, de Bogotá. A partir de um recorte temático sobre o conjunto de 167 crônicas reunidas no volume Notas de Prensa 1980-1984 constituiu-se um corpus reduzido para a análise de tais relações, o que resultou no reconhecimento de traços literários no discurso jornalístico desses textos, assim como a outra via desse imbricamento, constatou as projeções de estratégias jornalísticas no campo da produção narrativa do escritor colombiano.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Estereótipos culturais nos estágios iniciais de aquisição do espanhol como língua estrangeira: uma t Popular Versão: 
Atualização:  13/5/2008
Descrição:
GAIAS, Inez

A meta principal dessa pesquisa é verificar em que medida se dá a incorporação de elementos culturais nas aulas de espanhol como língua estrangeira para futuros professores dessa língua. Em seguida, analisar a interferência de estereótipos e preconceitos no processo de ensino-aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que, em face de um maior contato do aluno com a língua e a cultura em estudo, seus conceitos tendem a ser reavaliados, ocorrendo mudanças significativas em suas crenças estereotipadas.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!"Fémina inquieta y andariega" : valores e símbolos da literatura caveleiresca nos escritos da Santa  Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Luciana Lopes dos

Este estudo tem como objetivo investigar as possíveis influências e relações entre o simbolismo e ideário cavaleiresco e a obra de Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, monja carmelita que viveu entre 1515 e 1582 na Espanha. Isto é demonstrado a partir da análise de suas leituras e da recepção por parte de Teresa dos livros de cavalarias, gênero literário muito conhecido na época. A pesquisa está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo é sobre algumas imagens construídas ao longo do tempo sobre a personagem de Santa Teresa, constituindo uma espécie de revisão bibliográfica. O segundo propõe estudar as relações entre Teresa e suas leituras, bem como a visão criada pela escritora sobre os valores da honra e da nobreza, temas recorrentes na literatura cavaleiresca. O terceiro capítulo tem como objetivo discutir sobre as influências que pode ter sofrido Santa Teresa ao escrever “Moradas del Castillo Interior”, enfatizando, neste sentido, os livros de cavalarias espanhóis.

Palavras-chave: Espanha. História da idade media. História da literatura. História medieval. Teresa de Jesus. Santa. 1515-1582.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O aprendiz (em) cena: o contato com a língua espanhola e a criação de um espaço ficcional Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
SILVA, Marcos Maurício Alves da

A presente dissertação pretende mostrar marcas de uma possível criação de um "espaço ficcional" no contato do aluno de espanhol com a língua estrangeira (LE) e a língua que estuda. Para chegar a essas marcas foi postulada uma metáfora que pode comparar o "espaço ficcional" com as representações sobre a língua espanhola no Brasil. Como amostra de pesquisa foram coletadas redações de alunos de espanhol como LE de níveis intermediário e avançado. Foram obtidas cinco amostras com diferentes gêneros e temáticas. Analisando as redações encontraram-se regularidades que levam a perceber a criação de um "espaço ficcional", cuja descrição crítica pode ser outro modo de ver o que acontece com a subjetividade na aprendizagem de uma LE.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora! Fóruns de Discussão Online na Formação Contínua de Professores de Línguas: A Perspectiva dos Partic Popular Versão: 
Atualização:  26/1/2012
Descrição:
BÜSMAYER, Sueli Mizubuti

Com o objetivo de investigar a visão dos professores de uma instituição privada de ensino de inglês como língua estrangeira sobre o uso do fórum de discussão online de participação voluntária disponibilizado pela própria instituição, foi realizado um estudo de caso etnográfico. Considerando as características da comunicação mediada por computador e, mais especificamente, em fóruns de discussão online, a pesquisa investigou de que maneira o professor relaciona o uso
do fórum à sua formação contínua, quais são os fatores que influenciam a participação dos professores em tais fóruns e como seria possível favorecer tal participação. Foram usados questionários online, entrevistas via e-mail e grupo focal
online via chat de texto como instrumentos de geração de dados. Os resultados trazem implicações para o uso de fóruns dessa natureza na formação contínua de docentes, além de indicar estratégias e procedimentos que podem ser adotados com o objetivo de favorecer a participação em tais fóruns.

Palavras-chave: Fóruns de discussão online. Formação contínua do professor. Formação continuada. Formação do professor.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Saborear para saber: diferentes olhares sobre a motivação em sala de aula - um estudo com alunos e p Popular Versão: 
Atualização:  20/4/2012
Descrição:
CALLEGARI, Marília Oliveira Vasques

Neste trabalho estudamos o papel da motivação em aulas de línguas estrangeiras, em contextos formais de aprendizagem. O objetivo principal é apresentar diferentes visões sobre a questão motivacional em sala de aula, através da análise de modelos teóricos que se reportam ao tema (o Modelo do Monitor, de Stephen Krashen e o Modelo Sócio-Educacional de Aquisição de Segundas Línguas, de Robert Gardner e Wallace Lambert, entre outros). Além disso, também tivemos por objetivo investigar a percepção de alunos e professores de Espanhol quanto à importância da motivação na busca de uma aprendizagem significativa de idiomas. Partimos da hipótese de que a motivação é fator essencial em toda atividade humana e que, portanto, não pode ser ignorada e subestimada numa aula de língua estrangeira. Entretanto, por ser um conceito de extrema complexidade, a motivação não deve ser analisada sob uma única perspectiva; faz-se necessário um estudo que envolva aspectos históricos, sociais, psicológicos e pedagógicos que busquem a sua compreensão. Ao coletar dados com alunos e professores do Ensino Médio de três escolas particulares da cidade de São Paulo, objetivamos analisar os caminhos tomados pelos recentes cursos de Espanhol que passaram a ser oferecidos principalmente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que tanto os alunos como os professores consideram a motivação fator fundamental na aprendizagem da língua estrangeira. No entanto, nem sempre docentes e discentes estão de acordo com relação às atividades que mais (des)motivam em sala de aula. Por fim, a título de contribuição, oferecemos aos professores de línguas sugestões de estratégias pedagógicas que visem ao real comprometimento e interesse do aluno em sala de aula.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino médio. Espanhol. Línguas estrangeiras. Motivação.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!A oralidade e a busca dos efeitos de comicidade em Manolito Gafotas Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
TAVANO, Renata Gonçalves

Apesar das diferenças existentes entre língua oral e língua escrita, ambas se interrelacionam; por isso são vistas por estudiosos da linguagem, como Briz e Marcushi, entre outros, como um continuum. Sabe-se que nessas duas modalidades encontram-se tanto o registro formal quanto o informal. Dessa forma, seria errôneo, por exemplo, dizer que língua coloquial é o mesmo que língua oral, embora se reconheça que a coloquialidade está mais presente na modalidade falada que na modalidade escrita. Logo, de forma alguma a coloquialidade é exclusiva da oralidade. Para se reconstruir um texto oral coloquial, portanto, é necessário não só lançar mão de um planejamento estilístico, como também empregar marcas próprias da oralidade e da coloquialidade, como expressões fixas, gírias, marcadores interacionais, entre outras.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Um retrato da formação de professores de espanhol como língua estrangeira para crianças: um olhar so Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2012
Descrição:
RINALDI, Simone

Este trabalho trata da formação de professores de espanhol para crianças. A pergunta inicial que nos motivou foi: o ensino de espanhol para crianças é necessário e desejável? Textos legais, teóricos, pesquisadores e pais nos mostraram que sim, tanto desejável quanto necessário. A partir disso, buscamos saber como se dá a formação dos docentes que trabalham com a faixa etária dos 7 aos 10 anos. Explicitamos alguns pontos da história do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, das abordagens e métodos de ensino de idiomas, da criação da Universidade de São Paulo e, com ela, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e a Faculdade de Educação - ambas responsáveis pela formação de professores de espanhol - e da inserção da língua espanhola nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio. A partir da análise de questionários respondidos por treze informantes de São Paulo - SP, Suzano - SP, Foz do Iguaçu - PR e Porto Alegre - RS, todos professores de espanhol que já atuam com crianças no nível escolar que nos diz respeito, traçamos o perfil da formação desses docentes, da sua atuação, bem como das dificuldades vividas por eles em sala de aula. Averiguamos que tanto os professores que cursaram Magistério quanto os que não optaram por essa formação secundária se valem de práticas semelhantes: usam as mesmas estratégias e as mesmas atividades. Constatamos, também que, embora as práticas utilizadas se assemelhem, as dificuldades que esses profissionais encontram em sua atuação diferem em quantidade, mas não em tipologia, ou seja, falta de atenção, problemas de concentração e de (in)disciplina dos estudantes. As dificuldades apontadas pelos docentes, associadas às lacunas em sua formação acadêmica, nos induzem a concluir que realmente falta um programa específico para professores de espanhol para crianças e, assim, sugerimos algumas opções de inserção desse tema nos vários níveis de formação: no Magistério (secundário e/ou superior), no curso de Graduação e na Pós-graduação. Está claro que não seria suficiente oferecer somente uma formação inicial. É importante a possibilidade de formação continuada, na qual os profissionais possam compartilhar experiências, além de aprofundarem seus estudos. Imprescindível seria, também, que se ampliasse a lei que habilita professores a trabalharem com as primeiras séries do Ensino Fundamental, para que profissionais com Licenciatura e Pós-graduação pudessem exercer plenamente essa função.

Palavras-chave: Crianças (estudo e ensino). Ensino de língua estrangeira. Ensino Fundamental. Formação de professores. Língua espanhola.

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