Educadores

Ínicio : Espanhol : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (4)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!As Atitudes de estudantes de E/LE com relação às variedades diatópicas do espanhol Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
MURGA, Maria Hortensia Blanco Garcia

O objetivo deste trabalho de pesquisa foi a análise e a interpretação das atitudes em relação às variedades diatópicas do Espanhol, bem como os fatores subjacentes. Os sujeitos participantes da pesquisa eram alunos brasileiros universitários de um curso de Letras/Espanhol em uma universidade de Brasília. O trabalho é um Estudo de Caso e a pesquisa se enquadra dentro da linha quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários e de entrevistas. Os resultados mostraram que essas atitudes dos sujeitos-participantes manifestavam uma preferência pelos falantes das duas variedades peninsulares em relação à dimensão avaliativa de status, ao passo que a preferência pelo falante da variedade mexicana foi com relação à dimensão avaliativa de solidariedade. Entretanto, observaram-se atitudes pouco favoráveis com relação ao falante da variedade argentina em razão de percepções estereotipadas, bem como perante os falantes da variedade cubana e chilena devido à dificuldade para sua compreensão. Os fatores que intervieram para influenciar essas atitudes são, por conseguinte, tanto de natureza lingüística quanto extralingüística.

Downloads 1594  1594  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNB  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O teatro trans-ibérico: Raul Brandão e Valle-Inclán Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2012
Descrição:
IVORRA FILHO, Fermín Vañó

O teatro trans-ibérico: Raul Brandão e Valle-Inclán tem como objetivo: pesquisar, analisar e comparar a literatura dramática desses dois artistas e escritores contemporâneos; ambos representantes de suas gerações literárias, na Península Ibérica, e desencadeadores de uma moderna dramaturgia no início do século XX. Antes de apresentar o estudo comparativo do teatro português e espanhol, do início do século XX, faremos observar alguns aspectos históricos e sociais da contínua decadência peninsular deste período, questões que aproximam ambos ainda mais, e que enfaticamente influenciaram na formação dos temas, das concepções artísticas e literárias dos dramas desses dois autores de povos vizinhos. Um painel amplo e detalhado da vida e obra de cada autor, em seu respectivo contexto histórico, fez-se aqui necessário para vislumbrar o percurso realizado por cada um deles e o desenvolvimento de suas respectivas produções literárias. Testemunhas comprometidas com esse período, Raul Brandão e Valle-Inclán, ao término da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na plenitude literária de suas vidas, decidiram criar uma dramaturgia de vanguarda. Jesus Cristo em Lisboa (Brandão, 1927) e Los cuernos de Don Friolera (Valle-Inclán, 1921) são frutos do inconformismo de uma época conturbada; peças características de um teatro, que apostava em mudanças e, sobretudo, buscavam alguma reação sinestésica de suas respectivas sociedades. Elegemos os dois dramas mencionados, por serem considerados os precursores do teatro moderno, e por se tratarem de peças polêmicas, produções cinematográficas e de difícil encenação. Tratando-se também de estudo comparativo, recolhemos um conjunto de recepções críticas sobre nossos autores e suas respectivas obras dramáticas, em vida tanto quanto postumamente. Por fim, após investigação, conclui-se a respeito das diferenças e semelhanças desta dramaturgia ibérica, presente nas peças de Raul Brandão e Valle-Inclán.

Palavras-chave: Dramaturgia. Espanha. Pioneirismo. Portugal. Sociedade.

Downloads 1544  1544  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O casamento enganoso e o colóquio dos cães tradução anotada e estudo preliminar de duas novelas exem Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MASSIMINI, Silvia

Esta dissertação consiste na tradução anotada de duas novelas de Cervantes: "O casamento enganoso" e "O colóquio dos cães", que fazem parte da coleção de doze novelas publicadas pelo autor em 1613 sob o título "Novelas exemplares". As traduções são precedidas de um estudo no qual se discutem: a origem, a cronologia e a classificação das novelas, sua originalidade e exemplaridade, bem como os conceitos de admiratio e verossimilhança, aos quais os escritores do século XVII dedicavam especial atenção.

Palavras-chave: Literatura espanhola. Cervantes. Novelas exemplares. Tradução. Linguagem.

Downloads 1522  1522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!La prensa escrita en la enseñanza del español Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
BARBERO, Igor Gracía

Hoy en día, nadie puede considerarse ajeno a la influencia de los medios de comunicación de masas en una sociedad que está atiborrada de fuentes de información. En lo que respecta a la enseñanza, hace tiempo que se tiende a potenciar los aprendizajes autónomos. Escuela y libros de texto han dejado de ser elementos intocables. Aprender a aprender es la tesis que se impone. En este contexto, el trabajo pretende buscar las oportunidades y retos que la utilización de la prensa escrita ofrece en el aula de E/LE. Por sus numerosas ventajas, e incluso por algunos de sus defectos, los periódicos se presentan como una estupenda atalaya, no sólo para trabajar las destrezas de lectura, sino también para profundizar en el conocimiento de la cultura meta o potenciar una conciencia crítica.

http://www.mepsyd.es/redele/Biblioteca2007/IgorGarcia/anexo.pdf - Anexos
http://www.mepsyd.es/redele/Biblioteca2007/IgorGarcia/articulosprensa.zip - Artículos de prensa

Palavras-chave: Medios de comunicación. Enseñanza del español. Prensa escrita. E/LE.

Downloads 1519  1519  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de León  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora! Estereótipos culturais: o ensino de espanhol e o uso da variante argentina em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  8/11/2010
Descrição:
KRAVISKI, Elys Regina Andretta

O presente estudo tem como objetivo mostrar os resultados de um estudo empírico realizado com alunos de espanhol como língua estrangeira em dois contextos formais de ensino de Curitiba-PR. A intenção da pesquisa foi detectar a presença de estereótipos culturais em relação ao uso da variante rio-platense em aula de espanhol LE e verificar se a convivência com professores falantes nativos e professores usuários dessa variante elimina ou reduz manifestações de estereótipos e preconceitos relacionados à língua e cultura argentinas. A coleta de dados deu-se mediante a pesquisa de Survey, com a aplicação de questionário baseado em outro similar, desenvolvido por Coleman (1998) com alunos das Ilhas Britânicas aprendizes de língua estrangeira. Considerando que se tem hoje um ensino de espanhol a partir de materiais didáticos que privilegiam a cultura e a variante peninsular e que tratam de maneira superficial e fragmentária as demais culturas e variantes da língua espanhola, desprestigiando os demais grupos sociais com os quais os aprendizes poderão ter contato, acredita-se que a aprendizagem de línguas estrangeiras associada à cultura promoverá a conscientização, o respeito, a aceitação e a tolerância com relação às diferenças culturais e, dessa maneira, o esse aprendizado será facilitado. Os resultados desta pesquisa empírica demonstram que muitas justificativas desses estereótipos são construídas com base nas informações divulgadas pelos meios de comunicação, o que já era esperado, pois os estereótipos culturais não são inatos no ser humano, mas adquiridos no meio (PEREIRA, 2000).

Palavras-chave: Ensino/aprendizagem de línguas. Estereótipos. Variantes do espanhol. Interculturalidade.

Downloads 1516  1516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Um olhar para a nterferência dos heterossemânticos na aprendizagem do espanhol por falantes nativos Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
KREBS, Marloá Eggres

O presente estudo investiga a interferência da LM na aprendizagem da LE. Para tanto, busca-se, por meio da Análise Contrastiva dos heterossemânticos presentes no português e no espanhol, classificar os heterossemânticos mais recorrentes nas amostras investigadas, por ordem de grau de interferência. Além disso, busca-se determinar indícios de "homoiofobia" na aprendizagem da língua espanhola, por parte de falantes nativos de português brasileiro. Ademais desses objetivos, tem-se duas questões que orientam esta investigação: 1)em que medida os heterossemânticos suscitam erros semânticos que impedem ou emudecem a aprendizagem do espanhol como LE por falantes nativos de português brasileiro? e 2) em que medida os heterossemânticos podem gerar a homoiofobia durante o processo de aprendizagem do espanhol como LE? Para alcançar esses objetivos e buscar respostas às questões norteadoras desta pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura pertinente acerca da proximidade lingüística entre o português e o espanhol, bem como sobre a Análise Contrastiva (AC) e a Análise de Erros (AE), ressaltando a importância que esses modelos trouxeram para o estudo de uma LE.

Downloads 1450  1450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UCPEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Uma aproximação dos marcadores hacerse e ponerse na língua espanhola à luz da Teoria das Operações E Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2012
Descrição:
FAI, Silvany Chong Reis Don

Com base em alguns dos conceitos da Teoria das Operações Enunciativas desenvolvemos a análise de enunciados com hacerse e ponerse da língua espanhola como marcadores. Nossa análise volta-se para a identificação de traços coincidentes e díspares de seus funcionamentos em suas relações predicativas. As quatro classes gramaticais estabelecidas por Antoine Culioli: determinação, modalidade, diátese e aspecto orientam nossas reflexões quanto à aproximação à forma esquemática desses dois marcadores.

Palavras-chave: Forma esquemática. Hacerse. Língua espanhola. Marcadores. Ponerse.

Downloads 1438  1438  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O papel dos esquemas para a compreensão da leitura em espanhol Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Laura de

Discussão sobre leitura de texto em Língua Espanhola.

Downloads 1429  1429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!La realidad comunicativa del aula de ELE Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
JIMÉNEZ, Dolores Vanesa Ravira

De la abierta y generalizada declaración de la mayoría de los docentes de E/LE del uso en sus clases de una “metodología comunicativa” nace esta investigación en la que la autora pretende analizar y descubrir hasta qué punto su práctica educativa es realmente comunicativa o no. Para ello, la investigación parte de un estudio pormenorizado de lo que en la bibliografía utilizada se entiende como “práctica comunicativa”. Tras la delimitación, se pasa a un trabajo de auto- observación a través de la recogida de datos de las diferentes prácticas metodológicas llevadas a cabo en la propia tarea docente. Finalmente, se realiza un análisis de los datos obtenidos a través de su comparación con las características de la práctica comunicativa fijada desde la bibliografía para llegar a la conclusión de que, como en muchos otros ámbitos, en la enseñanza de E/LE la teoría va todavía muy por delante de la práctica.

Palavras-chave: Metodología comunicativa. Práctica educativa. Enseñanza de E/LE.

Downloads 1426  1426  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de León  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Fantomas contra los vampiros multinacionales, de Julio Cartázar: literatura e quadrinhos em meio imp Popular Versão: 
Atualização:  3/4/2013
Descrição:
CÉSAR, Daisy da Silva

Destacando em Fantomas contra los vampiros multinacionales, de Julio Cartázar, os aspectos relativos à arte e à literatura, torna-se essencial chamar a atenção para a presença de quadrinhos como parte constituinte da obra, que juntamente com ilustrações de outras naturezas, além da presença de discursos pertencentes a outras esferas das áreas humanas, conferem ao texto o status de híbrido. A partir disso, este estudo objetivo estudar a importância de palavras e imagens, e de sua imbricação, para a construção do sentido heterogêo do texto, além de fazer um cotejo entre diferentes versões da obra, em meio impresso e eletrônico, considerando as diferenças entre as suas versões.

Palavras-chave: Fantomas. Julio Cortázar. Heterogeneidade. Quadrinhos (Arte sequencial). Literatura.

Downloads 1422  1422  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/37475
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 »