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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (4)


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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Maneras de desarrollar la autonomía de aprendizaje dentro del aula de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
PINEDA, Aitor Ezquerra

El siguiente trabajo tiene como principal foco de atención la denominada ‘autonomía de aprendizaje’. En él se trata de profundizar en el significado de ese término y de reflexionar y extraer conclusiones sobre las diferentes maneras de propiciar su fomento dentro de la clase de E/LE. Se analiza, desde el punto de vista de su incidencia en el desarrollo de la autonomía de aprendizaje, una serie de actividades, materiales y herramientas que se utilizaron dentro de cuatro cursos de español de nivel B2 impartidos en la Universidad de Georgia entre enero y mayo de 2006 y, mediante la revisión de un cuestionario llevado a cabo en abril de ese mismo año, se observan y valoran las actitudes de los estudiantes que lo completaron hacia el proceso de aprendizaje autónomo y su percepción sobre la utilidad de los materiales y actividades usados en clase para su fomento.

Palavras-chave: E/LE. Autonomía de aprendizaje. Cursos de español.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Mafalda: uma análise textual Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2012
Descrição:
MEDEIROS, Fabiano Didio

Este trabalho aborda questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Linguística Textual, bem como aspectos da heterogeneidade apresentados por Jaqueline Authier-Revuz. A pesquisa tem como corpus de análise a obra Toda Mafalda, uma coletânea de histórias em quadrinhos, apresentada em forma de tiras, do autor Joaquín Salvador Lavado. Busca-se, por meio dessas análises, caracterizar alguns elementos da textualidade apresentados na construção de textos dialogais representados pelas tiras. Para situar melhor essa análise, é apresentado, inicialmente, um panorama geral da Linguística Textual, das histórias em quadrinhos e da própria obra Mafalda. Como conclusão, são sugeridas estratégias e atividades relativas à aplicação de algumas das teorias analisadas no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.

Palavras-chave: Análise do discurso. Ensino e aprendizagem. História em quadrinhos. Língua portuguesa. Linguística textual. Heterogeneidade. Linguística textual. Mafalda. Textualidade.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Literatura e jornalismo em García Márquez: uma leitura de crônicas Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
RODRIGUES, Joana de Fátima

O objetivo principal deste trabalho é mostrar como as relações entre Literatura e Jornalismo se mantêm nas crônicas de Gabriel García Márquez produzidas no período entre 1980 e 1984 e publicadas no jornal colombiano El Espectador, de Bogotá. A partir de um recorte temático sobre o conjunto de 167 crônicas reunidas no volume Notas de Prensa 1980-1984 constituiu-se um corpus reduzido para a análise de tais relações, o que resultou no reconhecimento de traços literários no discurso jornalístico desses textos, assim como a outra via desse imbricamento, constatou as projeções de estratégias jornalísticas no campo da produção narrativa do escritor colombiano.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Linguística de corpus e ensino de espanhol a brasileiros: descrição de padrões e preparação de ativi Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2012
Descrição:
JACOBI, Claudia Cecilia Blaszkowski de

O objetivo do estudo descrito aqui é utilizar instrumentos da Linguística de Corpus (LC), tais como concordâncias e descrição de língua baseada em padrões e informação frequencial, na preparação e utilização de material didático para o ensino de espanhol a brasileiros.
A Linguística de Corpus é uma área da Linguística que se dedica à pesquisa através da observação de uma grande quantidade de textos naturais armazenados eletronicamente (corpus) e analisados através de programas de computação capazes de selecionar, ordenar, contar e calcular.
Embora existam hoje dicionários, gramáticas e material didático em geral para o ensino de inglês baseados em corpora, o mesmo não ocorre em relação ao espanhol. Dessa forma, este trabalho busca fazer uma contribuição original para a LC ao expandir suas aplicações ao ensino de espanhol no contexto brasileiro, no que se refere ao desenvolvimento de material didático.
No presente estudo são descritos os padrões de uso de decir/hablar/falar; mesmo/mismo e mientras/en cuanto/aunque. A partir da descrição desses padrões são organizadas atividades didáticas. Por último, é avaliada a reação dos alunos frente a esse tipo de atividade. A escolha desses temas obedeceu tanto a dúvidas e dificuldades manifestadas pelos meus alunos, como à escassez de informação contida nos livros didáticos e nas gramáticas de referência.
Os resultados indicaram que, a partir da análise de concordâncias e da descrição de padrões de uso de palavras ou estruturas, é possível desenvolver atividades que propiciam a conscientização linguística e a independência do aluno. A análise das respostas aos questionários indica que a metade dos alunos reage positivamente às atividades baseadas em concordâncias e que alguns reconhecem nesse tipo de trabalho uma forma diferente de aprender, que estimula a reflexão, o trabalho em grupo e a independência na aprendizagem.

Palavras-chave: Linguística de corpus. Ensino de L2. Material didático.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Línguas, sujeitos e sentidos: o jornal nas relações fronteiriças no final do século XIX, início do s Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2012
Descrição:
MOTA, Sara dos Santos

Esta dissertação centra-se na região de fronteira constituída pelas cidades de Santana do Livramento e Rivera (Brasil-Uruguai), considerando o período compreendido entre os anos finais do século XIX e os iniciais do século XX. Na época, essas comunidades encontravam-se em processo de urbanização e industrialização e as relações comerciais entre suas populações eram intensas, colocando em circulação sujeitos e línguas. Para tratar da relação sujeito-língua em um espaço fronteiriço, questionamos o conceito de "fronteira" e sua imbricação com as noções de "espaço" e "território" fundamentados em áreas dos estudos geográficos como a geopolítica e a geografia humana. Ao considerar diversas formas de apropriação do espaço que se constroem nas práticas vivenciadas entre as populações que habitam essa região de fronteira, chegamos à definição de "território fronteiriço", caracterizando-as enquanto "novas territorialidades" que transformam a fronteira em espaço socialmente apropriado e mutuamente compartilhado. Uma vez definido o "território fronteiriço", o caracterizamos historicamente, abarcando o período de municipalização das referidas cidades até os primeiros anos do século XX. Posteriormente, retomamos os trabalhos desenvolvidos sobre o contato linguístico Português-Espanhol na região fronteiriça do Uruguai com o Brasil pelos pesquisadores da Linguística Fronteriza, traçando um percurso dessas pesquisas e apontando novas formas de tratar tais línguas enquanto objeto de estudos linguísticos ao nos inscrevermos teoricamente na Semântica da Enunciação. Ao considerar o jornal como um espaço em que as relações fronteiriças se materializam, abordamos a relação entre sujeitos e línguas enunciadas nesta fronteira a partir do recorte de textualidades publicadas em periódicos santanenses, como anúncios comerciais. Ao analisá-los, seguindo diferentes perspectivas de análise nas sequências enunciativas selecionadas, procuramos interpretar os sentidos que se constituem para as línguas e para a fronteira quando as línguas são distribuídas politicamente pelos falantes que as enunciam no território fronteiriço em tais condições sócio-históricas.

Palavras-chave: Território fronteiriço. Jornal. Relação sujeito-língua. Fronteira. Sentidos.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Língua estrangeira moderna no vestibular: que conhecimento linguístico é exigido nas provas de líng Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2012
Descrição:
FRAGA, Sandra Madalena da Rocha

Este trabalho desenvolve-se na área da Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira. O propósito é o de examinar as provas de espanhol dos vestibulares de três Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2000, para depreender delas o tipo de conhecimento linguístico exigido do candidato. Empregamos como base metodológica a avaliação formativa, com enfoque qualitativo na interpretação das informações e quantitativo na coleta e exposição dos dados, resultando em um quadro descritivo da realidade das provas examinadas. O estudo caracteriza-se como exploratório, sem levantamento de hipóteses. A falta de pesquisas sobre as provas de espanhol nos vestibulares, e de literatura específica sobre o assunto resultou na busca de uma base teórica que desse suporte a uma análise clara e ajustada ao objetivo. Teóricos clássicos como Saussure (1974), Bloom (1983) até autores contemporâneos como Ortega Olivares (1990), Orlandi (1987) e Wiggins e McThige (1998) constituíram o referencial teórico do trabalho. A análise das provas de espanhol foi organizada tendo em vista os conceitos de Orlandi sobre tipos de discurso, o de Wiggins e MacThige sobre os tipos de perguntas de compreensão e de Ortega Olivares sobre o conceito de gramática. Os resultados apontam para a presença dos discursos autoritário, lúdico e polêmico com a predominância desse último. As perguntas de unidade preponderam sobre as do tipo essencial e o conhecimento gramatical, em grande parte, ainda de base estruturalista indicam que uma nova postura deva ser adotada em relação à elaboração das provas de vestibular e à abordagem do conteúdo.

Palavras-chave: Língua espanhola. Vestibular. Conhecimento linguístico.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Letramento em uma escola de educação bilíngue na fronteira Uruguai/Brasil Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORTOLINI, Leticia Soares

Esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas de letramento realizadas pelos participantes de duas terceiras séries de uma escola de educação bilíngue por imersão dual espanhol/português, localizada na cidade de Rivera (Uruguai) e levantar as atividades letradas em português e em espanhol realizadas por alunos e seus familiares fora do contexto escolar. A fundamentação teórica que subjaz à análise apresentada está baseada nos Novos Estudos sobre Letramentos (New Literacies Studies) (Heath, 1982; Street, 1984; Barton, 1994; Gee, 2004), os quais entendem letramento como um conjunto de práticas organizadas social e culturalmente (Cole & Scribner, 1981) que envolvem na sua constituição a tecnologia da escrita - ao que Street (1984) se refere como práticas de letramento. Como unidade de análise do letramento em sala de aula, uso o conceito de evento de letramento (Heath, 1982, 1983): atividade social em que a escrita é parte essencial na constituição da interação entre os participantes. A pesquisa foi realizada por meio de trabalho de campo de 27 dias que envolveu a geração de dados etnográficos na escola e na comunidade através de observação participante, gravação de entrevistas em áudio e registro fotográfico. Por meio da análise dos dados, pude constatar que os alunos da escola estudada são membros de um grupo social que está em contato com diferentes textos escritos e realiza diferentes atividades letradas em português e em espanhol cotidianamente. Os dados evidenciam que, dentro da sala de aula, os professores propõem variadas atividades de letramento sob uma perspectiva de monolinguismos paralelos, não havendo, em geral, a proposta de atividades de biletramento. Os materiais trazidos pelos alunos para a sala de aula e as atividades em grupos sem o controle do professor demonstraram ser, no entanto, gatilhos para a ocorrência de eventos de letramento bilíngue. Este trabalho contribui para a descrição das práticas de letramento de uma escola de educação bilíngue e propõe uma reflexão sobre como o (bi)letramento pode promover a inclusão de minorias sociais e lingüísticas, apontando para a importância de a escola conhecer as práticas sociais da comunidade para poder usá-las como possíveis recursos socioculturais em uma prática pedagógica inclusiva.

Palavras-chave: Aquisição da linguagem. Bilinguismo. Escrita. Etnografia. Letramento. Linguagem e línguas. Linguística aplicada. Rivera (Uruguai).

Downloads 1306  1306  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Las dinámicas para grupos en clase de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  6/10/2008
Descrição:
AMO, Inmaculada Peláez

Como profesores, podemos hacer que el aprendizaje de una segunda lengua sea más provechoso si ponemos atención y conciencia a lo que pasa dentro de la clase, entre los estudiantes y entre ellos y nosotros. A diferencia de lo que sucedía en los planteamientos tradicionales en los que se trabajaba básicamente de forma individual, en los enfoques actuales la tendencia es aprovechar todas las potencialidades que el propio grupo nos ofrece. Disciplinas como la psicología social, grupal, la pedagogía y la sociología están aportando elementos muy positivos a nuestras clases, como la aplicación de la dinámica de grupos y cómo ésta facilita la tarea de enseñar y hace más divertida la tarea de aprender.

Downloads 1318  1318  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Nebrija  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!La realidad comunicativa del aula de ELE Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
JIMÉNEZ, Dolores Vanesa Ravira

De la abierta y generalizada declaración de la mayoría de los docentes de E/LE del uso en sus clases de una “metodología comunicativa” nace esta investigación en la que la autora pretende analizar y descubrir hasta qué punto su práctica educativa es realmente comunicativa o no. Para ello, la investigación parte de un estudio pormenorizado de lo que en la bibliografía utilizada se entiende como “práctica comunicativa”. Tras la delimitación, se pasa a un trabajo de auto- observación a través de la recogida de datos de las diferentes prácticas metodológicas llevadas a cabo en la propia tarea docente. Finalmente, se realiza un análisis de los datos obtenidos a través de su comparación con las características de la práctica comunicativa fijada desde la bibliografía para llegar a la conclusión de que, como en muchos otros ámbitos, en la enseñanza de E/LE la teoría va todavía muy por delante de la práctica.

Palavras-chave: Metodología comunicativa. Práctica educativa. Enseñanza de E/LE.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!La prensa escrita en la enseñanza del español Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
BARBERO, Igor Gracía

Hoy en día, nadie puede considerarse ajeno a la influencia de los medios de comunicación de masas en una sociedad que está atiborrada de fuentes de información. En lo que respecta a la enseñanza, hace tiempo que se tiende a potenciar los aprendizajes autónomos. Escuela y libros de texto han dejado de ser elementos intocables. Aprender a aprender es la tesis que se impone. En este contexto, el trabajo pretende buscar las oportunidades y retos que la utilización de la prensa escrita ofrece en el aula de E/LE. Por sus numerosas ventajas, e incluso por algunos de sus defectos, los periódicos se presentan como una estupenda atalaya, no sólo para trabajar las destrezas de lectura, sino también para profundizar en el conocimiento de la cultura meta o potenciar una conciencia crítica.

http://www.mepsyd.es/redele/Biblioteca2007/IgorGarcia/anexo.pdf - Anexos
http://www.mepsyd.es/redele/Biblioteca2007/IgorGarcia/articulosprensa.zip - Artículos de prensa

Palavras-chave: Medios de comunicación. Enseñanza del español. Prensa escrita. E/LE.

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