Educadores

Ínicio : Espanhol : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (4)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O uso do dicionário bilíngüe Português /Espanhol no Ensino Fundamental do colégio Dom Jaime Câmara Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
TEIXEIRA, Priscilla Gonçalves Iracema

Trata-se da realização de um experimento com 286 informantes, entre dez e catorze anos. A pesquisadora observa quais os dicionários mais utilizados pelos alunos e se estes satisfazem as suas necessidades.

Downloads 2045  2045  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!A obra de Eça de Queirós: leituras espanholas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RIOS, Vera Maria Monteiro de Souza

A partir da leitura de Ernesto Guerra da Cal em Língua e Estilo de Eça de Queiroz, um estudo completo dos procedimentos estilísticos de Eça, há citação sobre a leitura e a influência queirosiana no "Modernismo" espanhol, passagem esta que nos desafiou à procura da real importância da recepção da obra do autor lusitano na Espanha; definindo esta pesquisa como seu objeto de estudo uma série de artigos que haviam sido publicados em castelhano, acerca dessa temática, a partir de 1883 a 1903. Veremos a leitura "versus" da obra de Eça de Queirós e a leitura "com" a obra de Eça de Queirós na Espanha, alcançando a Geração de 98; e as traduções queirosianas editadas em castelhano, entre 1882 e 1915.

Palavras-chave: Eça de Queirós. Leitura"versus" e leitura "com" da obra queirosiana em castelhano. Recepção na Espanha. Traduções castelhanas.

Downloads 1993  1993  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!As passivas na produção escrita de brasileiros aprendizes de Espanhol como língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ARAUJO JUNIOR, Benivaldo Jose de

As construções passivas no Português Brasileiro e no Espanhol apresentam tanto tendências comuns, quanto assimetrias. Este trabalho tem o propósito de investigar os efeitos desse fenômeno na aquisição/aprendizagem de Espanhol por estudantes brasileiros. Inicialmente, propõe-se uma descrição das construções passivas nas duas línguas. Em seguida, faz-se uma análise contrastiva dessas construções no Português Brasileiro e no Espanhol. Finalmente, investiga-se o comportamento das construções passivas (sobretudo as perifrásticas e as lexicais) na produção escrita de brasileiros aprendizes de Espanhol língua estrangeira. Os resultados obtidos na análise dos corpora sugerem algumas hipóteses sobre os fatores que possivelmente influenciam a preferência dos aprendizes por determinadas construções em detrimento de outras.

Downloads 1942  1942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!La lectura de textos literarios. Una propuesta didáctica para la enseñanza de la literatura española Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
IGLESIAS, Esther Blanco

Este trabajo es una propuesta didáctica para la enseñanza de la Literatura a estudiantes universitarios brasileños de la carrera de Letras. Nació con la voluntad de ofrecer una selección de textos y materiales que fueran una alternativa a los programas clásicos de Historia de la Literatura y permitiesen un planteamiento de la Literatura más acorde con la realidad de los estudiantes, que en la mayoría de los casos, tienen una competencia lingüística en español muy limitada y una casi inexistente cultura literaria. Son actividades pensadas para, a través de los textos literarios, desarrollar las estrategias lectoras de los alumnos y su competencia comunicativa en español, además de aproximarle a los grandes temas de la literatura y hacerle consciente de sus distintos enfoques en las distintas épocas. Por las características del trabajo, consideramos que su interés se extiende a los profesores de ELE en general y también a los profesores de Literatura Española a estudiantes nativos, pues tiene como principal premisa, la importancia de la adquisición de la competencia literaria para el desarrollo integral de la persona.

Downloads 1882  1882  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Barcelona  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Entre línguas de negócios e de cultura. Sentidos que permeiam a relação do brasileiro com a língua  Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
SOUSA, Greice de Nobrega e

Neste trabalho procurou-se analisar, a partir do lugar teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a relação do aprendiz brasileiro com duas línguas estrangeiras: a Língua Inglesa (LI) e a Língua Espanhola (LE). Para tanto, foram exploradas as imagens detectadas nos comentários dos aprendizes sobre essas línguas estrangeiras, que foram recuperadas por meio de questionários aplicados a vários grupos. A imagem que marca a relação aprendiz/LI é a de que ela é uma língua de negócios; no caso da LE, aparece, primeiro, a imagem de 2ª língua de negócios, e depois, ganhando força ao longo do processo de aprendizagem a imagem de língua de cultura. Essas imagens foram interpretadas na sua relação com certas interpelações a que está exposto o sujeito contemporâneo e o funcionamento de certos pré-construídos pelos quais é capturado, no que se refere ao domínio de língua(s). Também foram estudas a constituição da LI e seu processo de expansão como língua internacional, e como ela funciona na escola brasileira, onde desde 1961 até o momento foi praticamente a língua estrangeira dessa instituição.

Palavras-chave: Imagens de língua. Língua espanhola. Ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Análise do discurso. Língua inglesa.

Downloads 1810  1810  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Una propuesta didáctica para la enseñanza/aprendizaje de los sufijos apreciativos en E/LE Popular Versão: 
Atualização:  4/6/2008
Descrição:
SANTOS, Aránzazu Muñoz

La investigación realiza, por una parte, una clasificación de los sufijos apreciativos desde un punto de vista sincrónico, basada en el uso real de la lengua. En la segunda parte del trabajo, se propone una serie de ejercicios y actividades para llevar al aula, que atienden a una perspectiva totalizadora y engloban elementos fundamentales como la entonación, el contexto situacional y la intención del hablante, entre otros. Nuestro objetivo es servir de guía a los profesores de E/LE para que, partiendo de la morfología de los tradicionales diminutivos y aumentativos, consigan llevar al alumno hacia una reflexión sobre aspectos semánticos, conversacionales e interculturales, al mismo tiempo que fomentan el aprendizaje autónomo y la capacidad creativa de los estudiantes.

Downloads 1803  1803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Nebrija  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Del contexto al texto: el texto literario en ELE. Reflexiones y propuesta Popular Versão: 
Atualização:  4/6/2008
Descrição:
AVENTÍN FONTANA, Alejandra

A medida que vamos escribiendo estas palabras, lo hacemos con la intención de que alguien lea nuestro discurso. Pero, ¿qué hace exactamente esa persona cuándo nos lee?
Esta Memoria de Master consta de parte teórica, aplicación didáctica y apéndice.
La parte teórica incluye una aproximación a la lectura; del contexto al texto, prestando especial atención a la importancia del elemento sociocultural y la interculturalidad; y panorama general de las ediciones de textos literarios para ELE.
La aplicación didáctica está centrada en la edición crítica de ¡Adiós “Cordera”!, de Leopoldo Alas “Clarín”.

Downloads 1776  1776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Nebrija  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O teatro trans-ibérico: Raul Brandão e Valle-Inclán Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2012
Descrição:
IVORRA FILHO, Fermín Vañó

O teatro trans-ibérico: Raul Brandão e Valle-Inclán tem como objetivo: pesquisar, analisar e comparar a literatura dramática desses dois artistas e escritores contemporâneos; ambos representantes de suas gerações literárias, na Península Ibérica, e desencadeadores de uma moderna dramaturgia no início do século XX. Antes de apresentar o estudo comparativo do teatro português e espanhol, do início do século XX, faremos observar alguns aspectos históricos e sociais da contínua decadência peninsular deste período, questões que aproximam ambos ainda mais, e que enfaticamente influenciaram na formação dos temas, das concepções artísticas e literárias dos dramas desses dois autores de povos vizinhos. Um painel amplo e detalhado da vida e obra de cada autor, em seu respectivo contexto histórico, fez-se aqui necessário para vislumbrar o percurso realizado por cada um deles e o desenvolvimento de suas respectivas produções literárias. Testemunhas comprometidas com esse período, Raul Brandão e Valle-Inclán, ao término da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na plenitude literária de suas vidas, decidiram criar uma dramaturgia de vanguarda. Jesus Cristo em Lisboa (Brandão, 1927) e Los cuernos de Don Friolera (Valle-Inclán, 1921) são frutos do inconformismo de uma época conturbada; peças características de um teatro, que apostava em mudanças e, sobretudo, buscavam alguma reação sinestésica de suas respectivas sociedades. Elegemos os dois dramas mencionados, por serem considerados os precursores do teatro moderno, e por se tratarem de peças polêmicas, produções cinematográficas e de difícil encenação. Tratando-se também de estudo comparativo, recolhemos um conjunto de recepções críticas sobre nossos autores e suas respectivas obras dramáticas, em vida tanto quanto postumamente. Por fim, após investigação, conclui-se a respeito das diferenças e semelhanças desta dramaturgia ibérica, presente nas peças de Raul Brandão e Valle-Inclán.

Palavras-chave: Dramaturgia. Espanha. Pioneirismo. Portugal. Sociedade.

Downloads 1762  1762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O casamento enganoso e o colóquio dos cães tradução anotada e estudo preliminar de duas novelas exem Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MASSIMINI, Silvia

Esta dissertação consiste na tradução anotada de duas novelas de Cervantes: "O casamento enganoso" e "O colóquio dos cães", que fazem parte da coleção de doze novelas publicadas pelo autor em 1613 sob o título "Novelas exemplares". As traduções são precedidas de um estudo no qual se discutem: a origem, a cronologia e a classificação das novelas, sua originalidade e exemplaridade, bem como os conceitos de admiratio e verossimilhança, aos quais os escritores do século XVII dedicavam especial atenção.

Palavras-chave: Literatura espanhola. Cervantes. Novelas exemplares. Tradução. Linguagem.

Downloads 1756  1756  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!El portafolio reflexivo del profesor como herramienta para la práctica reflexiva: un estudio de caso Popular Versão: 
Atualização:  4/6/2008
Descrição:
RASTRERO, Manuel Ruíz

Esta memoria tiene como objetivo analizar el Portafolio Reflexivo del Profesor (PRP) creado por González y Pujolà (2006), su estructura, objetivos y características así como observar, a través de un estudio de caso, si el uso que hace una profesora de ELE de esta herramienta promueve en ella la práctica reflexiva en la formación que lleva a cabo pudiendo percibir algún tipo de cambio y mejora en su práctica docente.

Palabras clave: Portafolio. Práctica reflexiva. Proceso enseñanza-aprendizaje. Reestructuración.

Downloads 1743  1743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Barcelona, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 »