Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
A Trajetória do Plano Territorial de Qualificação no Paraná no Contexto das Políticas Públicas de Tr |
Versão: PDF Atualização: 8/6/2017 |
Descrição:
RADZINSKI, VILMAR
Esta pesquisa teve como foco de análise o Plano Territorial de Qualificação no Sistema Público de Emprego no contexto brasileiro e, especificamente, no Estado do Paraná, no período de 2003 a 2010. O Ministério do Trabalho e Emprego mediante o CODEFAT instituiu o Plano Nacional de Qualificação, descentralizando as ações de qualificação profissional, integrando-as a outros programas sociais e as políticas de governo. Os Estados, em parceria com seus municípios, arrolaram ações de qualificação profissional e intermediação de mão de obra de boa parte dos trabalhadores cadastrados no Sistema Público de Emprego, buscando reinseri-los no mercado de trabalho. A baixa alocação desses trabalhadores não invalida as ações do Estado devido terem contemplado diferentes interesses e perspectivas dos atores envolvidos, que se sobrepõe à questão da mera qualificação profissional. Nesse sentido, os resultados das ações do PlanTeQ/PR no período de 2003 a 2010, se diferem dos objetivos propostos. A análise do público alvo destas políticas revela o perfil dos trabalhadores participantes dos cursos de qualificação profissional, o perfil das executoras atuantes, os investimentos realizados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador e Tesouro Estadual. Compreende-se que a qualificação via Sistema Público de Emprego se constitui num sistema destinado às classes menos favorecidas na sociedade, aos trabalhadores excluídos ou em vias de exclusão social. As ações de qualificação profissional e intermediação de mão de obra desenvolvidas no período do governo Lula, foram marcadas por um processo de reavaliação e reformulação das Políticas Públicas de Emprego e Renda, reconfigurações políticas, rupturas e continuidades, mudanças conceituais e ideológicas, inovações organizacionais e diferentes estratégias de atuação dos atores sociais. Mediante o desenvolvimento de vários programas sociais, houve um enfraquecimento das políticas neoliberais, o que repercutiu na redução dos índices de desemprego e no crescimento do emprego formal. Consequentemente, houve redução da informalidade e maior regulamentação das relações Capital Trabalho no Brasil. Esta tese procura analisar estas políticas a partir das ações desenvolvidas no Paraná, sob a perspectiva da Sociologia do Trabalho.
Palavras chave: Trabalhadores. Qualificação profissional. Sistema público de emprego. Inserção social. Sociologia do trabalho.
|
2537 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
Do Berço ao Túmulo: Família e Cartórios no Paraná |
Versão: PDF Atualização: 31/10/2017 |
Descrição:
MACHADO, Vanderlei Hermes
A abrangência de pesquisas na área da Sociologia está diretamente relacionada a diversidade das relações sociais em uma sociedade. Neste contexto, os resultados de nossa pesquisa intitulada “Do berço ao túmulo: Família e Cartórios no Paraná” se caracterizam como um fenômeno produzido através das relações sociais que envolvem múltiplos aspectos, dentre eles poderíamos citar as relações de poder baseadas no parentesco, na economia e na dinâmica política paranaense. Dessa forma, no âmbito legal, os cartórios teriam por função primeva, a garantia da publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos mais variados atos jurídicos, exercidos em caráter privado, mas por delegação do Estado. Investigaremos empiricamente algumas das principais famílias “cartoriais” e suas dinâmicas sociais e políticas, procurando identificar de que forma elas se perpetuam ao longo das gerações em postos chave da administração das serventias. Analisar a configuração da instituição social e política representada pelos cartórios, numa perspectiva histórico-social, constituiu-se a principal proposta desta contribuição da pesquisa sociológica no Paraná.
Palavras-chave: Família. Cartório. Paraná. Relação de poder. Política.
|
2013 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
O Protagonismo das Mulheres nos Movimentos Sociais da Perifieria: Memórias e Experiências dos Clubes |
Versão: PDF Atualização: 4/1/2019 |
Descrição:
DINIZ, Carlos Alberto Nogueira
Neste trabalho analisamos a construção da memória e as experiências dos Clubes de Mães da zona sul de São Paulo entre os anos de 1972, seu início, e de 1988, marcado pelas mobilizações em torno da criação da nova constituição. Os Clubes de Mães da zona sul de São Paulo foram grupos da Igreja Católica formados basicamente por mulheres, que durante muito tempo se resumiram à promoção de oficinas sobre serviços domésticos e artesanato, mas, a partir da década de 1970, com o apoio de agentes de pastoral e de setores da Igreja Católica ligados à denominada Teologia da Libertação, acabaram se tornando protagonistas na articulação e mobilização dos principais movimentos sociais da periferia de São Paulo. A luta por água potável e saneamento básico foi a primeira demanda social liderada pelas mulheres dos Clubes de Mães da zona sul. Houve também a luta por creches e escolas, a participação da mulher na construção da nova constituição já nos anos 1980, mas a principal atividade foi a criação do Movimento Custo de Vida (MCV). O MCV não contestou somente os preços dos alimentos e os salários dos trabalhadores, mas todo o sistema socioeconômico imposto pela Ditadura Militar, que gerou miséria, desigualdade e exclusão social. Mesmo desempenhando um papel tão importante na história recente do Brasil, as participantes dos Clubes de Mães se ressentem de uma valorização maior desse legado de luta e protagonismo das mulheres da periferia de São Paulo.
Palavras-chave: Clubes de mães. Movimento custo vida. Movimento social. Memória e história social das mulheres.
|
445 0 bytes UNESP http:// |
Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
Raposas e Outsiders no Futebol Paranense: um Estudo sobre Relações de Poder e Genealogia |
Versão: PDF Atualização: 30/1/2019 |
Descrição:
LAIBIDA, Luiz Demétrio Janz
Esta tese tem como objetivo analisar como se configuram as relações de poder, na estrutura genealógica e de reprodução do mesmo, no interior dos quatro clubes de futebol da capital do Paraná (Atlético, Coritiba, Paraná e J.Malucelli), bem como avaliar a composição da Federação Paranaense de Futebol na esfera do poder. Utilizando-se de aspectos genealógicos para estabelecer relações entre a estrutura vigente dessas organizações e o poder político local, visto que, no Brasil, poucas regiões são tão expressivas pela dominação de grupos familiares como o Paraná, esta análise se justifica pela recorrência de vários nomes da política local que também se fazem presentes na elite do futebol (Requião, Mello, Malucelli, Fruet, pelos principais). Um instrumento usado para análise será o mapeamento das principais famílias que configuram o campo futebolístico paranaense e que também fazem parte da política do Estado. Para tanto, o universo empírico dessa análise é o mapeamento e excertos de trajetórias dos presidentes dos clubes de Curitiba e da Federação Paranaense de Futebol. Os aportes teóricos utilizados para a consecução deste trabalho serão delineados pelos constructos elaborados por Pierre Bourdieu, Roberto DaMatta, os clássicos da Sociologia, entre outros. A principal contribuição de uma análise nesses moldes, além de ser um mapeamento dos principais dirigentes do futebol paranaense, é a aproximação de um estudo das elites locais com os estudos do futebol, via transferências de capitais entre os campos, que possuem formas de recrutamentos diversos, mas que se estruturam e se consolidam a partir de uma mesma lógica: a da manutenção e reprodução de poder. Será desenvolvida, também, uma análise sintética do futebol inserido no campo da globalização, demonstrando as inferências mundiais na construção de novos paradigmas no poder local e, no caso do futebol, enfatizando os clubes do futebol da capital e quais os novos “perfis” de dirigentes dos clubes advindos do processo de globalização foram estabelecidos, ou seja, “as raposas” e os “outsiders” do futebol aliadas à lógica mercadológica, que trata o futebol como um negócio, enaltecendo o marketing, patrocínios de multinacionais, além do perfil do administrador de empresas para presidir os clubes de futebol.
Palavras-chave: Futebol, Famílias Paranaenses, Poder, Globalização
|
379 0 bytes UFPR http:// |
|