Educadores

Ínicio : Sociologia : Teses : Produções de Profissionais da Seed: Teses : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!A Trajetória do Plano Territorial de Qualificação no Paraná no Contexto das Políticas Públicas de Tr Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
RADZINSKI, VILMAR

Esta pesquisa teve como foco de análise o Plano Territorial de Qualificação no Sistema Público de Emprego no contexto brasileiro e, especificamente, no Estado do Paraná, no período de 2003 a 2010. O Ministério do Trabalho e Emprego mediante o CODEFAT instituiu o Plano Nacional de Qualificação, descentralizando as ações de qualificação profissional, integrando-as a outros programas sociais e as políticas de governo. Os Estados, em parceria com seus municípios, arrolaram ações de qualificação profissional e intermediação de mão de obra de boa parte dos trabalhadores cadastrados no Sistema Público de Emprego, buscando reinseri-los no mercado de trabalho. A baixa alocação desses trabalhadores não invalida as ações do Estado devido terem contemplado diferentes interesses e perspectivas dos atores envolvidos, que se sobrepõe à questão da mera qualificação profissional. Nesse sentido, os resultados das ações do PlanTeQ/PR no período de 2003 a 2010, se diferem dos objetivos propostos. A análise do público alvo destas políticas revela o perfil dos trabalhadores participantes dos cursos de qualificação profissional, o perfil das executoras atuantes, os investimentos realizados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador e Tesouro Estadual. Compreende-se que a qualificação via Sistema Público de Emprego se constitui num sistema destinado às classes menos favorecidas na sociedade, aos trabalhadores excluídos ou em vias de exclusão social. As ações de qualificação profissional e intermediação de mão de obra desenvolvidas no período do governo Lula, foram marcadas por um processo de reavaliação e reformulação das Políticas Públicas de Emprego e Renda, reconfigurações políticas, rupturas e continuidades, mudanças conceituais e ideológicas, inovações organizacionais e diferentes estratégias de atuação dos atores sociais. Mediante o desenvolvimento de vários programas sociais, houve um enfraquecimento das políticas neoliberais, o que repercutiu na redução dos índices de desemprego e no crescimento do emprego formal. Consequentemente, houve redução da informalidade e maior regulamentação das relações Capital Trabalho no Brasil. Esta tese procura analisar estas políticas a partir das ações desenvolvidas no Paraná, sob a perspectiva da Sociologia do Trabalho.

Palavras chave: Trabalhadores. Qualificação profissional. Sistema público de emprego. Inserção social. Sociologia do trabalho.

Downloads 2464  2464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Do Berço ao Túmulo: Família e Cartórios no Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  31/10/2017
Descrição:
MACHADO, Vanderlei Hermes

A abrangência de pesquisas na área da Sociologia está diretamente relacionada a diversidade das relações sociais em uma sociedade. Neste contexto, os resultados de nossa pesquisa intitulada “Do berço ao túmulo: Família e Cartórios no Paraná” se caracterizam como um fenômeno produzido através das relações sociais que envolvem múltiplos aspectos, dentre eles poderíamos citar as relações de poder baseadas no parentesco, na economia e na dinâmica política paranaense. Dessa forma, no âmbito legal, os cartórios teriam por função primeva, a garantia da publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos mais variados atos jurídicos, exercidos em caráter privado, mas por delegação do Estado. Investigaremos empiricamente algumas das principais famílias “cartoriais” e suas dinâmicas sociais e políticas, procurando identificar de que forma elas se perpetuam ao longo das gerações em postos chave da administração das serventias. Analisar a configuração da instituição social e política representada pelos cartórios, numa perspectiva histórico-social, constituiu-se a principal proposta desta contribuição da pesquisa sociológica no Paraná.

Palavras-chave: Família. Cartório. Paraná. Relação de poder. Política.

Downloads 1947  1947  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!O Protagonismo das Mulheres nos Movimentos Sociais da Perifieria: Memórias e Experiências dos Clubes Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
DINIZ, Carlos Alberto Nogueira

Neste trabalho analisamos a construção da memória e as experiências dos Clubes de Mães da zona sul de São Paulo entre os anos de 1972, seu início, e de 1988, marcado pelas mobilizações em torno da criação da nova constituição. Os Clubes de Mães da zona sul de São Paulo foram grupos da Igreja Católica formados basicamente por mulheres, que durante muito tempo se resumiram à promoção de oficinas sobre serviços domésticos e artesanato, mas, a partir da década de 1970, com o apoio de agentes de pastoral e de setores da Igreja Católica ligados à denominada Teologia da Libertação, acabaram se tornando protagonistas na articulação e mobilização dos principais movimentos sociais da periferia de São Paulo. A luta por água potável e saneamento básico foi a primeira demanda social liderada pelas mulheres dos Clubes de Mães da zona sul. Houve também a luta por creches e escolas, a participação da mulher na construção da nova constituição já nos anos 1980, mas a principal atividade foi a criação do Movimento Custo de Vida (MCV). O MCV não contestou somente os preços dos alimentos e os salários dos trabalhadores, mas todo o sistema socioeconômico imposto pela Ditadura Militar, que gerou miséria, desigualdade e exclusão social. Mesmo desempenhando um papel tão importante na história recente do Brasil, as participantes dos Clubes de Mães se ressentem de uma valorização maior desse legado de luta e protagonismo das mulheres da periferia de São Paulo.

Palavras-chave: Clubes de mães. Movimento custo vida. Movimento social. Memória e história social das mulheres.

Downloads 410  410  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Políticas de Ensino Religioso e Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2018
Descrição:
NASCIMENTO, Sergio Luis do

Neste estudo se efetuou como proposta de tese a análise das políticas de Ensino Religioso no Brasil, confrontando o trato da disciplina com a implementação da prática curricular com os artigos 26A e 79B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (modificada pelas Lei 10.639/03 e 11.645/08).

Palavras-chave: Ideologia. Ensino Religioso. Raça. Racismo. Políticas públicas.

Downloads 1434  1434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Raposas e Outsiders no Futebol Paranense: um Estudo sobre Relações de Poder e Genealogia Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2019
Descrição:
LAIBIDA, Luiz Demétrio Janz

Esta tese tem como objetivo analisar como se configuram as relações de poder, na estrutura genealógica e de reprodução do mesmo, no interior dos quatro clubes de futebol da capital do Paraná (Atlético, Coritiba, Paraná e J.Malucelli), bem como avaliar a composição da Federação Paranaense de Futebol na esfera do poder. Utilizando-se de aspectos genealógicos para estabelecer relações entre a estrutura vigente dessas organizações e o poder político local, visto que, no Brasil, poucas regiões são tão expressivas pela dominação de grupos familiares como o Paraná, esta análise se justifica pela recorrência de vários nomes da política local que também se fazem presentes na elite do futebol (Requião, Mello, Malucelli, Fruet, pelos principais). Um instrumento usado para análise será o mapeamento das principais famílias que configuram o campo futebolístico paranaense e que também fazem parte da política do Estado. Para tanto, o universo empírico dessa análise é o mapeamento e excertos de trajetórias dos presidentes dos clubes de Curitiba e da Federação Paranaense de Futebol. Os aportes teóricos utilizados para a consecução deste trabalho serão delineados pelos constructos elaborados por Pierre Bourdieu, Roberto DaMatta, os clássicos da Sociologia, entre outros. A principal contribuição de uma análise nesses moldes, além de ser um mapeamento dos principais dirigentes do futebol paranaense, é a aproximação de um estudo das elites locais com os estudos do futebol, via transferências de capitais entre os campos, que possuem formas de recrutamentos diversos, mas que se estruturam e se consolidam a partir de uma mesma lógica: a da manutenção e reprodução de poder. Será desenvolvida, também, uma análise sintética do futebol inserido no campo da globalização, demonstrando as inferências mundiais na construção de novos paradigmas no poder local e, no caso do futebol, enfatizando os clubes do futebol da capital e quais os novos “perfis” de dirigentes dos clubes advindos do processo de globalização foram estabelecidos, ou seja, “as raposas” e os “outsiders” do futebol aliadas à lógica mercadológica, que trata o futebol como um negócio, enaltecendo o marketing, patrocínios de multinacionais, além do perfil do administrador de empresas para presidir os clubes de futebol.

Palavras-chave: Futebol, Famílias Paranaenses, Poder, Globalização

Downloads 347  347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Registros da lente de Armin Henkel: trajetória e obra do fotógrafo alemão* Popular Versão: PDF
Atualização:  24/6/2016
Descrição:
SALTURI,, Luis Afonso

O presente artigo trata sobre a obra do fotógrafo alemão Armin Henkel (1882-1962) que se radicou em Curitiba. São analisadas fotografias que registram vários locais do Paraná, produzidas entre o final da década de 1930 e meados da década de 1950. Esse material é analisado a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Sociologia. Trata-se do primeiro trabalho sobre esse fotógrafo que possuía um estúdio fotográfico em Curitiba e cujas informações biográficas são escassas. A obra de Armin Henkel tem grande importância sociológica e histórica, na medida em que suas fotografias registraram momentos da cultura e da paisagem brasileira, produções que posteriormente se transformavam em cartões postais.

Palavras-chave: Armin Henkel. Fotografia no Paraná. Paisagem paranaense.

Downloads 1096  1096  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Pós-Doutorado - Universidade Federal do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)