Educadores

Curso Fortalecimento dos Conselhos Escolares - 2018

Formação >> Modalidade a distância >> Cursos ofertados pela Seed em 2018 >> Curso Fortalecimento dos Conselhos Escolares - 2018

O que é?

imagem curso fortalecimento de conselhos escolares O curso Fortalecimento dos Conselhos Escolares, produzido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed-PR) é uma iniciativa do Departamento de Gestão Escolar (DGE) visa a auxiliar teoricamente os Conselheiros Escolares, titulares ou suplentes das escolas públicas da rede estadual de educação para exercerem o papel de representantes do seu segmento no Conselho Escolar, compreendendo a importância de sua participação e atuação na condução do processo de avaliação do(s) diretor(es) e diretor(es) auxiliar(es). O propósito deste curso é estimular o estudo e reflexão dessa Instância Colegiada com vistas a estimular a participação efetiva da comunidade escolar nas tomadas de decisões e encaminhamentos propostos, contribuindo com a formação de cidadãos com valores e atitudes que permitam a transformação da realidade social na qual estão inseridos. Além disso, conforme aponta a Resolução nº 5.547/2017 , busca-se orientar os conselheiros escolares para a avaliação da Gestão Escolar por parte da equipe diretiva - diretor e diretor(es) auxiliar(es).

Público-alvo
Diretor escolar e membros do Conselho Escolar (preferencialmente os titulares) dos seguintes segmentos: professor; equipe pedagógica; agente educacional II; agente educacional I; pai de aluno e/ou responsável; aluno; representante da comunidade entorno da escola e representante dos movimentos organizados.

Objetivo
Fortalecer a participação dos Conselhos Escolares, subsidiar teoricamente e capacitar os Conselheiros Escolares (titulares e suplentes) para exercerem o papel de representantes do seu segmento no Conselho Escolar, visando à participação efetiva da gestão da escola, assim como no processo avaliativo da Gestão Escolar do Diretor e Diretor(es) Auxiliar(es) das escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná.

Carga horária
24 horas a distância

Organização
O curso está organizado em 3 (três) unidades de estudos, com duração de dez dias cada e 8 horas de estudo por semana. As unidades de estudo são:
Unidade 1 - A importância dos Conselhos Escolares na busca pela qualidade educacional
Unidade 2 - As atribuições do CE e o papel dos conselheiros na avaliação da Gestão Escolar
Unidade 3 - Plano de Ação do Conselho Escolar

Materiais de estudo do curso
ícone pdf
Unidade 1
ícone pdf
Unidade 2
ícone pdf
Unidade 3


Dados da oferta de 2018:
Período de realização Número de inscritos
De 21/02 a 22/03 (prorrogado para 06 de abril)  13.627
Recomendar esta página via e-mail: