Educadores

Pensamento Computacional

ícone link interessante
Link Interessante
Você já ouviu falar em pensamento computacional? Então, é uma abordagem usada para solução de problemas, que utiliza conceitos básicos da Computação. As atividades desenvolvidas nessa perspectiva têm como finalidade contribuir:
  • na construção do pensamento lógico;
  • na habilidade de reconhecimento de padrões;
  • para o desenvolvimento do raciocínio por meio dos quatro pilares, que são: decomposição,  reconhecimento de padrões, abstração de um problema e algoritmos.
O Pensamento Computacional é constituído por atividades alquimétricas, computação desplugada e computação plugada. A seguir, algumas sugestões de atividades a serem desenvolvidas e adaptadas nas escolas:

Alquimétricos e Computação Desplugada

Um alquimétrico é um brinquedo didático que pode ser produzido pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Um alquimétrico conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Em maior ou menor medida, tais atividades se relacionam com a Computação Desplugada, pois são passíveis de aplicação em localidades sem acesso à internet ou computadores, e podem ser realizadas por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos profundos de computação ou robótica.

Confira abaixo alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas que possuem essa pegada!

1) Pirâmide Enigmática
2) Desenhando no Escuro
3) Caminhos das Artes
4) Tetris
5) Torre de Hanói
6) Braço Robótico Hidráulico

Computação Plugada


Após a realização das atividades desplugadas, sugere-se que sejam realizadas atividades no computador, tais como Scratch e Code.org,  a fim de experimentar a linguagem computacional.

1) Scratch
2) Code.org
Recomendar esta página via e-mail: