Educadores

Ínicio : Sociologia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!"Eu quero votar para presidente": uma análise sobre a Campanha das Diretas Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BERTONCELO, Edison Ricardo Emiliano

O tema deste artigo é a Campanha das Diretas-Já. Nele, buscamos investigar a emergência desse movimento marcante da história brasileira e seu impacto sobre a transição política para além do regime militar, utilizando um quadro analítico construído com base nas contribuições recentes da literatura sobre ação coletiva e sociologia da cultura.

Palavras-chave: Campanha das Diretas-Já. Crise política. Movimentos sociais. Democratização. Cultura.

Downloads 949  949  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452009000100006&lang=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!2001: luzes e sombras do ano do voluntariado Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
GENNARI, Emílio

Você já deve ter passado pela experiência de ficar sem luz elétrica bem naquelas horas em que a escuridão dificulta até mesmo o trabalho de achar uma vela. Encontrada uma, não há quem não se apresse a riscar o fósforo na esperança de que a sua pálida luz consiga ajudar a enxergar e a tropeçar o menos possível. Apesar do alívio imediato de estar saindo da escuridão, você logo percebe que aquela chama cria sombras que chegam a ser bem maiores dos objetos que as produzem e que voltam a colocar na escuridão o que parecia começar a ficar claro.

Downloads 1612  1612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!8 de março: Conquistas e Controvérsias Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BLAY, Eva Alterman

O Dia Internacional da Mulher foi proposto por Clara Zetkin em 1910 no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas. Nos anos posteriores a 1970 este Dia passou a ser associado a um incêndio que ocorreu em Nova Iorque em 1911. Neste artigo procuro recuperar a história do Dia 8 de Março e as distorções que têm sido feitas sobre ele e sobre a luta feminista.

Palavras-chave: História do feminismo. Operárias judias. Operárias italianas. Política. Movimentos sociais.

Downloads 1529  1529  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos Feministas  Site http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8643.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A I. Inteligência Artificial: Super­Brinquedos duram mesmo o Verão todo?  Popular Versão: PDF
Atualização:  8/11/2012
Descrição:
PALACIOS, Marcos

A história de A.I. (Inteligência Artificial) começa num futuro próximo, de recursos naturais escassos e rígido controle de natalidade. Grande parte do planeta está submersa, em virtude do derretimento das calotas polares provocado pelo efeito estufa. Robôs (Mechas) de todos os tipos garantem o equilíbrio econômico e convivem com os humanos (Orgas) em seu dia a dia. Como o controle da natalidade tornou­se obrigatório, a Cybertronics Manufacturing, uma fábrica de robôs, desenvolve o protótipo de uma máquina­criança, programada para amar incondicionalmente. É assim que o menino David (Haley Joel Osment, de A Corrente do Bem e Sexto Sentido) é fabricado e “adotado” por um funcionário da Cybertronics (Sam Robards) e sua mulher (Frances O ́Connor), cujo único filho, portador de uma doença terminal, está criogenicamente preservado há cinco anos. Quando o filho real é curado e retorna ao lar, a convivência “em família” fica tumultuada. Após um mal­explicado acidente numa piscina, envolvendo os dois “irmãos”, a mãe resolve abandonar David numa floresta. Programado para amar, ele parte junto com Teddy, seu urso de pelúcia futurista, e Gigolo Joe (Jude Law), um amante mecânico, em busca de sua natureza humana para também ter o direito de ser amado. As aventuras, pontuadas por efeitos especiais realistas e algumas vezes arrepiantes, levam o trio para Rouge City, uma espécie de caricatura de Las Vegas, e Flesh Fair, uma feira de variedades onde, entre outros prazeres, Orgas fundamentalistas se divertem em torturar e destruir Mechas, como num circo romano. O filme termina num futuro ainda mais remoto. Depois de descobrir a Fada Azul da história de Pinóquio, num parque de diversões da submersa Manhattan, e ficar por dois mil anos aprisionado no fundo das águas congeladas que cobrem o planeta, David é encontrado por evoluidíssimos robôs. Os humanos estão extintos e são os Mechas que tentam realizar o desejo do menino­mecânico, trazendo de volta sua mãe, através de uma clonagem. Seria um Final Feliz para uma Fábula Negra, não fosse o fato de que a Felicidade do reencontro tem prazo de duração pré­ fixado: 24 horas. O resto é Sonho...

Palavras-chave: Não disponível

Downloads 16108  16108  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RUBIM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A alma encantadora das ruas, os que começam: revisitando João do Rio Popular Versão: PDF
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
D'AVILA, Richard Emanuel Silveira

A veiculação da cultura e da cultura civilizatória acontece de modo a ninguém se opor significativamente a este processo, tal qual ocorre por conquista, por apresentação de um novo modelo, cujo ideal é dado como melhor, ou pela imposição que ocorre na maioria das vezes; quando em pais estrangeiro, pela imposição da língua, pelos bens de consumo e avanços tecnológicos. O distanciamento, o desenraizamento e a vulgarização da cultura, cada qual com sua inscrição teórico-social, é responsável por denominações mais ou menos ponderadas. O distanciamento sucumbe quando na valorização da produção cultural advinda das margens, garantindo a veiculação de seu sôfrego pensamento, suas aspirações e desejos. O meio intelectualizado também perde um pouco sua função quando não encontra maneiras de ensinar às camadas subalternas, cresce aí o distanciamento; já não há mais sabedoria para lidar com os conceitos internalizados e não sistematizados das classes desfavorecidas. As atrações descritas em grosso modo, são ainda singularmente exploradas pelos que fazem da rua o palco de suas vidas, a serem mostradas e analisadas e como se portam frente as tendências coletivas.

Palavras-chave: Rua. Pós-Modernidade. Ruptura social. Tendências. Cultura.

Downloads 1070  1070  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A atualidade de Errico Malatesta Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
TRAGTENBERG, Maurício

Errico Malatesta nasceu em 1853 e morreu em 1932, tendo assistido, assim, à criação e à extinção da Primeira Internacional, à formação da Segunda Internacional – que teve como carro-chefe o Partido Social Democrata Alemão –, à emergência da Revolução Russa e sua burocratização e, finalmente, a ascensão do fascismo na Itália.

Downloads 2050  2050  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico  Site http://www.espacoacademico.com.br/015/15pm_160183malatesta.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A Configuração "Sociedade": numa ótica de Norbert Elias Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos

A análise da configuração da sociedade traz em sua contextualização os estudos efetuados por Norbert Elias, que convicto da necessidade de caracterizar uma nova orientação para o estudo da história, estabelece um novo caminho para analisar a configuração da sociedade, cujo processo central é o estudo do comportamento humano, da sua evolução e desenvolvimento social, provocando desta maneira um processo de revisão nas teorias históricas. Acrescente-se a isto que procurou analisar e entender a sociedade como um processo em evolução e de desenvolvimento social linear, apontando que a sociedade constitui-se como um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional cujas atuações demonstram-se de diversas formas de interrelacionamentos e entrelaçamentos sociais em que se permitem agrupar - igreja, escola, família, clubes sociais, partidos políticos, entre outras, em um único estudo e que esta jamais poderá agir individualmente.

Palavras-chave: Sociedade. Norbert Elias. Sociedade. Instituição social. Igreja. Instituições.

Downloads 30283  30283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A construção da figura de Maria na Igreja Católica: uma análise do contexto político, social e relig Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da

A figura de Maria sempre esteve muito presente nas expressões religiosas do catolicismo e hoje constitui objeto de pesquisa e de análise de historiadores, sociólogos, antropólogos, psicólogos, filósofos e teólogos que buscam antes de explicar, compreender o retorno ao sagrado, e consequentemente a influência das mudanças religiosas na sociedade.

Downloads 4502  4502  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A contribuição do cinema ao ensino de Filosofia e Sociologia nas séries do Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  7/2/2014
Descrição:
COSTA, Giancarlo Marinho

O artigo busca compreender a aplicação de recursos audiovisuais durante as aulas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Trata-se, pois de abranger, aqui, especificadamente da utilização das imagens em geral e dos filmes na educação, e de que maneira tais mecanismos podem colaborar ao entendimento das finalidade sociológicas, no caso do homem em sociedade e do senso crítico e reflexivo filosófico contemporâneo, e em que medida esse entendimento se fundamenta como instrumentos de ensino-aprendizagem nas escolas.

Palavras-chave: Educação. Filmes. Imagens. Filosofia. Sociologia.

Downloads 759  759  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma semanaacademica.org.br  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!A crucificação da moral: a sedução do Cristianismo na análise genealógica de Nietzsche Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
LIMA Jr, Francisco Chagas Vieira

O presente artigo aborda a mudança de paradigma na moralidade ocidental a partir da concepção genealógica de Nietzsche, buscando caracterizar o momento histórico da suplantação dos valores considerados vulgares dos escravos sobre os valores considerados elevados dos aristocratas de acordo com o viés historiográfico. Para isso, utiliza o material teórico especializado, tendo como foco principal a obra nietzscheana encabeçada pela “A Genealogia da Moral”, em que este filósofo se debruça sobre o abismo existente entre os ideais romanos e os ideais cristãos. O artigo também tenta explicar os motivos subjacentes ao triunfo desses ideais cristãos na Civilização Ocidental.

Palavras-chave: Moralidade. Aristocracia. Cristianismo. Poder. Ideais escravistas.

Downloads 3031  3031  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/current
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 »