Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!"Geografia da Fome": da lógica regional à universalidade Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Bertoldo Kruse Grande de

Geografia da Fome revela a associação harmoniosa da capacidade de argumentar com a segurança científica, um novo modo de pensar e de agir frente à realidade alimentar e nutricional e também uma abordagem pioneira no dimensionamento da fome coletiva como um fenômeno geograficamente universal. Admitiu, com base nas especificidades regionais, que as contribuições parciais poderiam compor um mapeamento caracterizador da universalidade do problema, permitindo construir uma imagem diferente do Brasil e do mundo, possibilitando a estruturação de um plano universal de combate à fome, abrindo novos caminhos para aqueles que buscam a correção de desequilíbrios regionais e a eliminação do subdesenvolvimento. Nesse livro-manifesto, Josué de Castro reinterpretou o papel da geografia clássica, incorporando uma das dimensões explicativas mais importantes, que é a da análise política, para desvendar a significação e consequências do desenvolvimento espacial desigual. A releitura de Geografia da Fome mostra que seus delineamentos conceituais e propositivos continuam vivos e constituem instrumentos indispensáveis para repensar criticamente a realidade brasileira e, em particular, a nordestina. Geografia da Fome, no seu cinquentenário, torna-se um livro atual pela sua mensagem estimuladora e perturbadora.

Palavras-chave: Nutrição. Alimentação. Fome. Geografia.

Downloads 4769  4769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 6.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!"Lugar do lixo é no lixo": estudo de assimilação da informação Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2008
Descrição:
TAVARES, Carla; FREIRE, Isa Maria

O presente estudo investiga a assimilação da informação "lugar do lixo é no lixo" por meio da análise de depoimentos textuais e gráficos de três grupos de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizadas como base as oficinas de reciclagem artesanal de papel do Projeto Recicloteca da ONG Ecomarapendi, transformadas em agregado de informação e denominadas oficinas experimentais. Esse tipo de abordagem define sua inserção na ciência da informação e sua responsabilidade social na comunicação do conhecimento, tendo sido tecida uma rede conceitual unindo fios da informação e da educação ambiental. Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por número significativo de crianças, revelando a coerência e a atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos sólidos [lixo].

Palavras-chave: Assimilação da informação. Estudo de usuários. Informação ambiental. Lixo. Educação ambiental. Oficinas de reciclagem artesanal de papel.

Downloads 3953  3953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!(Geo)grafando o território: a mídia impressa no Ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi et al (Orgs.)

O presente material tem por objetivo dialogar com o educador em Geografia no tocante ao uso da mídia impressa em sala de aula. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, constam breves reflexões sobre a Geografia escolar e o seu papel na construção de conceitos e, portanto, entendimento da realidade. Nesta parte, chama-se a atenção para a centralidade das linguagens no tocante ao entendimento das ordenações espaciais, abordando especificamente o trabalho pedagógico com o jornal impresso. Na segunda, constam reflexões sobre alguns temas caros à Geografia e a abordagem destes nos jornais impressos.

Palavras-chave: Ensino de geografia, mídia impressa.

Downloads 1253  1253  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uel.br/laboratorios/latec/arquivos/cartilha3.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A alfabetização cartográfica nas séries iniciais Popular Versão: 
Atualização:  27/10/2011
Descrição:
SANTOS, T. A. dos; BANDEIRA, S. M. de; LIMA, M. C.

A cartografia permite ler e interpretar o espaço próximo ou distante através de símbolos que se relacionam entre si, representando no papel um espaço reduzido, que fornece ao leitor informações que o ajudarão a se localizar no espaço e a compreender os diferentes espaços do mundo e suas dimensões. Esta temática deve ser trabalhada já nas séries iniciais do ensino fundamental, através de jogos e brincadeiras (MARTINELLI, 1998).

Palavras-chave: Cartografia. Espaço geográfico. Geografia. Alfabetização cartográfica.

Downloads 37622  37622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPel  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Análise Ambiental Legal de uma Bacia Hidrográfica com o Recurso Fotográfico: O caso do Rio Bacache Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SAUER, Carlos Eduardo

O presente trabalho é uma pesquisa dos aspectos legais relacionados ao uso e ocupação do solo, utilizando como estudo de caso a sub-bacia do Rio Bacacheri, afluente do rio Atuba e pertencente à bacia do alto Iguaçu situada na região nordeste da cidade de Curitiba-PR. Analisando alguns fatores relacionados às condições atuais de uso e características físicas das áreas ocupadas pela bacia, esta pesquisa elucida as incongruências promovidas às margens da bacia, demonstrando incompatibilidades com a legislação nas esferas, federal, estadual e municipal. Esta problemática é decorrente do acelerado processo de urbanização. O incorreto uso do solo e consequente desrespeito a legislação, tem colocado em cheque o poder fiscalizador estatal, destacando visivelmente o interesse econômico, que predomina em detrimento a defesa ambiental. Para melhor entendimento dos fenômenos o trabalho foi subsidiado com acervo fotográfico, o qual além de apontar as temáticas ambientais, compara as condições atuais com parâmetros legais vigentes.

Palavras-chave: Legislação. Meio ambiente. Fotografia. Bacia hidrográfica. Mata ciliar.

Downloads 2652  2652  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br
Avaliação: 9.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli; CARVALHO, Maria Celina Pereira de

O presente artigo trata das novas definições sobre comunidades de quilombo, elaboradas a partir da necessidade de reconhecimento oficial destas para que lhes seja assegurado o direito constitucional de propriedade sobre suas terras. Discute-se aqui o abandono de uma visão cristalizada pela historiografia clássica baseada no isolamento dos quilombos, bem como de sua formação única por meio das fugas, em prol de um conceito ampliado que alça o território e a identidade - especialmente ligados à resistência - à condição de elementos fundamentais na determinação destes agrupamentos sociais denominados remanescentes de quilombo.

Palavras-chave: Remanescentes de quilombo. Identidade. Território. Resistência.

Downloads 3513  3513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A cartografia de processos de escrita uma experiência com metodologia da sensibilidade Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale

Este trabalho retoma pressupostos do que eu venho chamando e A Metodologia da Sensibilidade. Parte, então, do reconhecimento da implicação do sujeito na pesquisa e defende uma captação mais sensível, complexa, sistêmica. Além disso, apresenta aspectos da Metodologia na (e da) Pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo, sobre Osprocessos de escrita do jovem adulto como expressão da subjetividade e da comunicação contemporâneas.

Palavras-chave: Metodologia. Cartografia. Sensibilidade.

Downloads 2112  2112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.usp.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no Estado do Paraná: uma experiência d Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CARRILLO, Andrea Caro; BATISTA, Daniela Biondi

No presente trabalho, avaliou-se a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-da-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", no ensino formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do Estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar tanto no corpo docente, quanto no corpo discente, a discussão sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se, assim, uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos módulos-educativos sobre o papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 estudantes do Ensino Fundamental, nos Municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba. Para analisar a eficácia das atividades, os estudantes responderam a testes antes e depois do processo educativo que mediram mudanças obtidas com relação ao incremento de conhecimento, postura e valorização do papagaio-da-cara-roxa e de seu ambiente. Os resultados indicaram que a utilização do exemplo de uma espécie, ameaçada de extinção e que ocorre próximo às comunidades envolvidas no processo de conservação, serviu de base para a associação do tema específico para com uma realidade ambiental mais ampla e contextualizada localmente.

Palavras-chave: Conservação da natureza. Espécie-bandeira. Paranaguá e Guaraqueçaba.

Downloads 3522  3522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset

O autor aborda a capacidade humana de realizar inúmeras atividades e ações que possuem várias dimensões pedagógicas, destacando a importância da Geografia ser auxiliada pela arte de fotografar, nos indicando maneiras pelas quais podemos olhar a paisagem e levar o aluno a desbravar o mundo além da sala de aula. Nessa atividade vários aspectos são abordados sendo destacados um processo de percepção onde a cena é definida em função do um ponto de vista de onde é observada e outro, que diz respeito a um aspecto cognitivo, pelo qual os indivíduos a partir de seus interesses e necessidades, estruturam e organizam sua interface com o real e o mundo.

Palavras-chave: Geografia. Fotografia. Percepção. Experiências. Sociais. Cognição.

Downloads 3709  3709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia Cultural no III Milênio: perspectivas epistêmico - metodológicas e pedagógicas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos A.

O artigo reflete sobre mudanças no projeto da sociedade moderna e perspectivas renovadoras dos saberes dentre eles as possibilidades da geografia cultural (III Milênio) assentadas na percepção e representação associada ao subjetivismo e intersubjetivismo da disciplina de Geografia. Para tanto, aponta algumas questões metodológicas e pedagógicas da Geografia cultural atual, buscando fundamentos fenomenológicos e das representações sociais, para a elaboração de um saber mais humano, transposto a um fazer pedagógico no interior da geografia escolar, o qual poderá contribuir ao projeto da sociedade como um todo. Para isso, volta-se à visão fenomenológica husserliana e merleau-pontyana, assim como a teoria das representações sociais moscoviciana. Essas vêm de encontro a uma geografia humanista, a ser constituída e desenvolvida em ambientes acadêmico e didático-pedagógico da ciência geográfica.

Palavras-Chave: Geografia cultural humanista. Metodologia de ensino. Percepção-Representação. Fenomenologia.

Downloads 2106  2106  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://cecemca.rc.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »