Educadores

Ínicio : Pedagogia : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Educação em Saúde na Escola: Conhecimento de Alunos do Ensino Fundamental sobre Primeiros Socorros Popular Versão: PDF
Atualização:  7/2/2018
Descrição:
LIMA, Wesley Luiz Ferreira de

Educação em saúde é uma prática social, que vincula o alcance de conhecimentos e habilidades básicas que contribui para a formação da consciência crítica dos indivíduos em respeito aos seus problemas de saúde. O objetivo deste estudo foi de analisar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre primeiros socorros. Participaram do projeto 12 pessoas. O mesmo teve como ações, a aplicação de um pré-teste e pós-teste com questões objetivas, após foi realizado intervenções por meio de ações educativas sobre o tema, sendo que, ao final do projeto os participantes responderam a um questionário de avaliação. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de intervenção educativa e abordagem quantitativa. No período compreendido entre os meses de Setembro de 2017 a Outubro de 2017. Por meio desta pesquisa foi avaliado conhecimento já existentes dos estudantes, que se realizou através da averiguação dos conhecimentos atuais sobre noções de primeiros socorros. Com isso, educação em saúde na escola de primeiros socorros com os alunos do nono ano do ensino fundamental muitas vezes podem estar diminuindo o sofrimento, evitando complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas.

Palavras-chave: Ensino fundamental. Primeiros socorros. Educação em saúde.

Downloads 540  540  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unespar  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Regiane Larréa

A escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando-o para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Mais do que um espaço destinado à alfabetização e à aprendizagem de conteúdos, a escola influencia de forma significativa na formação moral. O presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a autonomia moral e identificar o papel da educação infantil na construção do ser autônomo. Apesar da relevância do tema, estudos mostram que pais e educadores possuem um conhecimento restrito e tendem a confundir autonomia moral com o senso comum. Para a maioria dos autores, a construção da autonomia moral na criança será possível em um ambiente democrático, constituído por relações de cooperação e respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais.

Palavras-chave: Moralidade. Autonomia moral. Educação infantil. Construção.

Downloads 1642  1642  Tamanho do arquivo 67.98 KB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12327
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A gestão da escola brasileira na contemporaneidade: algumas considerações Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Claudinéia Aparecida de

O objetivo do estudo foi identificar e verificar como as escolas de educação básica têm sido administradas e como se dá o funcionamento delas a partir do momento em que assumem para si um modelo de gestão escolar. Durante os estudos e entrevistas realizadas em instituições de educação básica, procuramos identificar as diferenças na administração escolar entre escolas púbicas e privadas.

Palavras-Chave: Gestão escolar. Organização. Gerenciamento.

Downloads 1808  1808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Unissa de Sarandi  Site http://www.unissa.edu.br/website/
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Violência na escola: uma análise de diferentes vozes e posições sociais Popular Versão: pdf
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CAPRERA, Aline Luci Inácio

Estudo que buscou analisar o que profissionais na academia, repórteres em textos e revistas de divulgação na área de Educação e alunos de 4ª série têm a dizer sobre a violência na escola.

Palavras-chave: Violência escolar. Educação. Escola pública.

Downloads 2413  2413  Tamanho do arquivo 838.05 KB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21366/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Projeto político-pegagógico e planejamento estratégico: é possível? Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
MAGALHÃES, Andréa Tavares

A pesquisa monográfica tem por objetivo principal propor e discutir teoricamente o planejamento estratégico como ferramenta para o processo de planejamento do Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Planejamento educacional. Projeto Político-Pedagógico. Planejamento estratégico.

Downloads 2677  2677  Tamanho do arquivo 134.59 KB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21308
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Rádio e Internet: Uma nova perspectiva a serviço da Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio

As tecnologias de Informação e Comunicação estão, a cada dia, mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios escolas como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.

Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.

Downloads 3273  3273  Tamanho do arquivo 1.92 MB  Plataforma  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeir  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Proeja – um caminho para ressocialização de jovens e adultos privados temporariamente de liberdade Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JAKIMIU, Dulce Marly

O presente trabalho se concentra sobre a necessidade de qualificação profissional, como fator de sua ressocialização e reinserção na sociedade dita livre. Vemos que a educação profissional voltada para jovens e adultos presos deve ser vista com inúmeras ressalvas, mais até do que aquela destinada a jovens e adultos “livres”, pois necessitam ser vistas as necessidades especiais desses educandos, haja vista suas vidas tão conturbadas e que desembocaram numa atitude de desacordo com a sociedade e com a lei. Assim, pensa-se que ao jovem e ao adulto infrator uma educação profissional de qualidade renderia inúmeros bons frutos, na medida em que os direcionassem a uma profissão e a uma qualificação que os tornassem aptos a (re) ingressar no mundo do trabalho, porém, essa educação profissional deve ter ainda outra missão, qual seja, a de levar a esse individuo valores humanitários universais do trabalho no sentido de efetivar sua recuperação mediante a inversão de valores em que se encontra, motivo pelo qual, muitas vezes, escolheu a infração ao invés da escola ou outras atividades construtivas. Para isso se faz necessário políticas públicas bastante específicas no sentido de destinar espaços, recursos humanos e orçamentários para que o PROEJA, programa de educação profissional destinado exclusivamente a esses jovens e adultos com necessidades tão especiais, e ainda, um engajamento grande entre empresas, e parcerias como as que já vêm sendo feitas com os “sistema S”, dentre outras iniciativas no sentido de uma educação profissional formulada em grande estilo, e não sirva apenas como literatura, mas principalmente como instrumento efetivo de mudança social.

Palavras-chave: EJA. Prisão. Educação profissionalizante. Ressocialização. Reinserção social.

Downloads 3393  3393  Tamanho do arquivo 239.76 KB  Plataforma Universidade Teconológica Federal do Paraná - UTFP  Site http://www.utfpr.edu.br
Avaliação: 3.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Rádio e Internet: perspectiva a serviço da educação Educa Popular Versão: 2007
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio

As tecnologias de Informação e Comunicação estão a cada dia mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios-escola como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.

Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.

Downloads 3402  3402  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  Site http://
Avaliação: 9.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? Uma análise a partir de su Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CESÁRIO, Priscila Menarin

Este trabalho monográfico busca a compreensão da imagem do profissional de crianças menores de 6 anos que atualmente está atrelada a tributos pessoais como “ter jeitinho” e “gostar de crianças” em detrimento de uma formação profissional intelectual e crítica. Para isso busca-se auxílio nas obras educacionais de Maria Montessori para investigar se em suas obras encontra-se esse mesmo ideal de professora que presenciamos atualmente.

Palavras-chave: Maria Montessori. Criança. Educação. Professor de educação infantil. Educação Infantil.

Downloads 4091  4091  Tamanho do arquivo 257.22 KB  Plataforma Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR  Site http://www.ufsc.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Babel de discursos e práticas inclusivas na formação de professores de Educação Física da Universida Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Calixto Júnior

O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a relação entre o discurso de inclusão escolar e a formação de professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, de forma a analisar se esta instituição tem proporcionado um ambiente fecundo para culturas de inclusão no seu processo de formação, reconhecendo que a mesma está pautada, a priori, na formação de sujeitos que possam encarar os desafios e contradições do ambiente escolar. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa do tipo crítico-descritiva e com natureza qualitativa, articulando-se com a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a análise documental do Projeto Político- Pedagógico desta instituição, e como instrumentos de dados as entrevistas endereçadas a 10 discentes ingressos em 2005. Por meio da coleta e análises de dados constata-se que os discentes não se sentem capacitados ou preparados para lidar com as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) deixando evidências que a própria instituição formadora não possibilita suficientes práticas de ensino que possam estimular posturas reflexivas de inclusão. Posturas essas que possam potencializar uma melhor atuação profissional nas prósperas instâncias de trabalho. Isto posto, urge pensar em um processo de formação em que as diversas disciplinas que compõem o currículo tenham condições de dialogar mutuamente preconizando uma formação coerente com o processo de inclusão. Em outras palavras, uma interdisciplinaridade como agente na luta pela inclusão.

Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores de Educação Física. Necessidades Educacionais especiais. Currículo.

Downloads 4756  4756  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Goiás - UFG  Site http://www.ufg.br/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »