Educadores

Ínicio : Pedagogia : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Escola pública de tempo integral: a experiência dos CIEPs em Americana - SP Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Thaís Christine Chagas de

Esta monografia trata da experiência dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) de São Paulo, que são escolas de turno único voltadas principalmente a crianças oriundas das camadas mais pobres e carentes da população. O propósito deste trabalho é apresentar conceitos relacionados à Educação Integral, características próprias do funcionamento dos CIEPs e questões relacionadas à gestão dessas escolas de tempo integral, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Palavras Chave: Escola pública. Escola integral. Políticas públicas.

Downloads 6194  6194  Tamanho do arquivo 1.27 MB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21352
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A representação social de pais e professores sobre o desenvolvimento infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
HINO, Lucilene Zavadski

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as representações sociais mantidas por pais e professores sobre o desenvolvimento infantil. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as representações sociais e as teorias do desenvolvimento humano. A partir disso, selecionou-se alguns autores que realizaram importantes estudos sobre a temática, entre eles, podemos destacar: Serge Moscovici, Bock, Hellen Bee, Davis e Oliveira e outros. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória e qualitativa seguida por uma entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 18 sujeitos, sendo seis professores de escola pública escolhidos aleatoriamente, seis professores de escola particular, escolhidos conforme disponibilidade em horário entre as aulas. Além dos professores houve a participação de três pais de alunos de escolas públicas escolhidos aleatoriamente na saída e entrada do colégio e três pais de alunos de escola particular, sendo um indicado pela escola e dois escolhidos aleatoriamente, todos moradores em diferentes bairros da cidade de Guarapuava – Paraná. As entrevistas foram todas previamente agendadas e realizadas individualmente. As entrevistas foram transcritas e analisadas, os resultados foram avaliados em relação ao propósito do trabalho. No estudo foi possível identificar alguns elementos que envolvem as representações sociais mantidas por pais e professores da mostra e entender que o desenvolvimento infantil está relacionado a essas representações e que fatores externos afetam e influenciam no desenvolvimento. E, por fim, o estudo propõe algumas reflexões para as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e ressalta a importância de novas pesquisas.

Palavras-chave: Representações sociais. Desenvolvimento humano. Pais. Professores.

Downloads 13794  13794  Tamanho do arquivo 265.98 KB  Plataforma Faculdade Guairacá  Site http://www.faculdadeguairaca.com.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A atuação do Conselho Escolar em uma escola pública de Campo Largo: limites e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JESUS, Cristiane Rodrigues de

Discussão da atuação do Conselho Escolar, baseada na análise de sua concepção e atuação em uma escola pública do município de Campo Largo-PR, com o propósito de verificar e analisar como o Conselho Escolar é formado e organizado na escola, bem como a concepção que a comunidade escolar possui no tocante à atuação do mesmo.

Palavras-chave: Conselho escolar. Políticas p úblicas. Gestão democrática. Centralização/Descentralização. Autonomia. Participação popular. Municipalização do Ensino. Escola pública. Ensino fundamental.

Downloads 29252  29252  Tamanho do arquivo 669.28 KB  Plataforma Faculdade Pe João Bagozzi  Site http://www.faculdadebagozzi.edu.br
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Rádio e Internet: perspectiva a serviço da educação Educa Popular Versão: 2007
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio

As tecnologias de Informação e Comunicação estão a cada dia mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios-escola como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.

Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.

Downloads 3406  3406  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  Site http://
Avaliação: 9.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Proeja – um caminho para ressocialização de jovens e adultos privados temporariamente de liberdade Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JAKIMIU, Dulce Marly

O presente trabalho se concentra sobre a necessidade de qualificação profissional, como fator de sua ressocialização e reinserção na sociedade dita livre. Vemos que a educação profissional voltada para jovens e adultos presos deve ser vista com inúmeras ressalvas, mais até do que aquela destinada a jovens e adultos “livres”, pois necessitam ser vistas as necessidades especiais desses educandos, haja vista suas vidas tão conturbadas e que desembocaram numa atitude de desacordo com a sociedade e com a lei. Assim, pensa-se que ao jovem e ao adulto infrator uma educação profissional de qualidade renderia inúmeros bons frutos, na medida em que os direcionassem a uma profissão e a uma qualificação que os tornassem aptos a (re) ingressar no mundo do trabalho, porém, essa educação profissional deve ter ainda outra missão, qual seja, a de levar a esse individuo valores humanitários universais do trabalho no sentido de efetivar sua recuperação mediante a inversão de valores em que se encontra, motivo pelo qual, muitas vezes, escolheu a infração ao invés da escola ou outras atividades construtivas. Para isso se faz necessário políticas públicas bastante específicas no sentido de destinar espaços, recursos humanos e orçamentários para que o PROEJA, programa de educação profissional destinado exclusivamente a esses jovens e adultos com necessidades tão especiais, e ainda, um engajamento grande entre empresas, e parcerias como as que já vêm sendo feitas com os “sistema S”, dentre outras iniciativas no sentido de uma educação profissional formulada em grande estilo, e não sirva apenas como literatura, mas principalmente como instrumento efetivo de mudança social.

Palavras-chave: EJA. Prisão. Educação profissionalizante. Ressocialização. Reinserção social.

Downloads 3395  3395  Tamanho do arquivo 239.76 KB  Plataforma Universidade Teconológica Federal do Paraná - UTFP  Site http://www.utfpr.edu.br
Avaliação: 3.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Violência na escola: uma análise de diferentes vozes e posições sociais Popular Versão: pdf
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CAPRERA, Aline Luci Inácio

Estudo que buscou analisar o que profissionais na academia, repórteres em textos e revistas de divulgação na área de Educação e alunos de 4ª série têm a dizer sobre a violência na escola.

Palavras-chave: Violência escolar. Educação. Escola pública.

Downloads 2422  2422  Tamanho do arquivo 838.05 KB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21366/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Projeto político-pegagógico e planejamento estratégico: é possível? Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
MAGALHÃES, Andréa Tavares

A pesquisa monográfica tem por objetivo principal propor e discutir teoricamente o planejamento estratégico como ferramenta para o processo de planejamento do Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave: Planejamento educacional. Projeto Político-Pedagógico. Planejamento estratégico.

Downloads 2681  2681  Tamanho do arquivo 134.59 KB  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=21308
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Perfil do Professor do curso de graduação de Biologia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade La Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PIRES, Kelley Cristiny Pereira

As disciplinas Metodologia do Ensino Superior, Didática e Prática Pedagógica estão relacionadas, pois são essenciais à formação do docente, além de obrigatórias nos cursos de licenciatura. A determinação do perfil do docente e a discussão dos aspectos didáticos e metodológicos do professor nas disciplinas específicas do curso de Ciências Biológicas são o objetivo principal dessa pesquisa. Foi realizado um levantamento junto aos docentes do caso estudado. O Projeto da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) da UEG procura valorizar a formação dos professores/alunos, sob a visão de um professor reflexivo, em processo contínuo de capacitação, que deve ter competências mais amplas para lidar diretamente com o processo educacional. Os resultados demonstraram o perfil do atual docente do curso realizado.

Palavras-chave: Perfil docente. Licenciatura Plena Parcelada. Didática. Prática pedagógica. Ciências Biológicas.

Downloads 5620  5620  Tamanho do arquivo 830.50 KB  Plataforma Universidade Estadual de Goiás - UEG  Site http://www.ueg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A violência nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SANTOS, Dilce Maria Simões dos; MELLO, Fabio de Jesus da C.

A proposta deste trabalho foi de discutir a problemática da violência nas escolas que, por fim, acabam contribuindo para o aumento da evasão e repetência escolar. Este estudo nasce da necessidade de se discutir o papel das escolas que, além da função de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenham também que, por vezes, fazer o papel educativo dos pais. Diante dessa constatação, o trabalho em questão procura propor medidas que possam ser tomadas a fim de minimizar o problema enfrentado por educadores. No entanto, a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Consciente disso, acaba percebendo que seu trabalho é insuficiente para acabar com a violência, e sugere que toda a sociedade se mobilize para garantir o objetivo comum das escolas que é a formação dos cidadãos.

Palavras-chave: Violência. Evasão. Repetência.

Downloads 15777  15777  Tamanho do arquivo 623.00 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Teleconferência Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FERRAZ, Ismael Rodrigues

Este trabalho tem o objetivo de avaliar o ambiente de teleconferência, é um ambiente multimídia, que torna possível o compartilhamento de diversos espaços acústicos e visuais, juntamente com as aplicações atuais para as teleconferências, incluindo inicialmente o ensino à distância. Em seguida, as tecnologias para a implantação de aulas on-line à distância via Internet são avaliadas. Finalmente, uma análise das ferramentas usadas na videoconferência.

Downloads 8432  8432  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »