Categoria: Pedagogia Monografias |
Conselho de Classe: a ressignificação do trabalho pedagógico?  |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
JAKOVACZ, Ionara Cristine Orso
Não podemos falar em Conselho de Classe sem nos remetermos à avaliação, visto que a prática dos mesmos é uma forma avaliativa. As reuniões de Conselho de Classe poderiam ser partes do processo avaliativo que transformaria a escola, através do rendimento escolar dos alunos e professores. No entanto, convém dizer que o trabalho pedagógico no interior da escola pública vem se resumindo ao longo dos anos na apresentação dos objetivos do Conselho de Classe, por parte da Equipe Pedagógica ou da Direção da escola. Entre eles o mais frequente é o de analisar a situação das turmas quanto ao rendimento escolar e disponibilidade para a aprendizagem. Também, tem sido o momento em que se apresentam dados quantitativos coletados pela secretaria através de notas e faltas obtidas em cada disciplina, situação esta que não apresentou consideráveis mudanças desde sua implantação. Sendo esta uma forma de avaliação sem apresentação de resultados efetivos para o progresso no processo de ensino-aprendizagem, pois somente são analisados os dados quantitativos que podem resultar aprovação ou retenção de um aluno. Sendo, portanto, o Conselho de Classe parte do processo avaliativo da escola, e a avaliação a oportunidade de rever práticas pedagógicas, este deveria ser um dos responsáveis em possibilitar o desenvolvimento do aprendizado do aluno, uma vez que através da discussão coletiva entre direção, pedagogos, professores, alunos e pais, poderiam se encontrar mecanismos que viessem a facilitar o bom desempenho dos alunos e professores em sala de aula. Dessa forma pais e alunos participariam do processo avaliativo da escola, contribuindo para que o trabalho pedagógico pudesse demonstrar uma maior integração entre teoria e prática, entre ensino e aprendizagem, entre problema e solução, buscando garantir a real aprendizagem dos alunos. Assim, a ideia de que os Conselhos de Classe guardam em si a possibilidade de articular diversos segmentos da escola, fazem com que essa instância seja um espaço privilegiado na organização do trabalho escolar, pois através dele é possível, ou deveria ser possível, articular teoria e prática, aproximar escola e comunidade e o mais importante, em um espaço democrático do trabalho o coletivo.
Palavras-chave: Conselho de classe. Avaliação. Aprendizagem. Participação.
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10432 295.21 KB Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest http://www.unioeste.br |
Categoria: Pedagogia Monografias |
A representação social de pais e professores sobre o desenvolvimento infantil  |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
HINO, Lucilene Zavadski
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as representações sociais mantidas por pais e professores sobre o desenvolvimento infantil. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as representações sociais e as teorias do desenvolvimento humano. A partir disso, selecionou-se alguns autores que realizaram importantes estudos sobre a temática, entre eles, podemos destacar: Serge Moscovici, Bock, Hellen Bee, Davis e Oliveira e outros. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória e qualitativa seguida por uma entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 18 sujeitos, sendo seis professores de escola pública escolhidos aleatoriamente, seis professores de escola particular, escolhidos conforme disponibilidade em horário entre as aulas. Além dos professores houve a participação de três pais de alunos de escolas públicas escolhidos aleatoriamente na saída e entrada do colégio e três pais de alunos de escola particular, sendo um indicado pela escola e dois escolhidos aleatoriamente, todos moradores em diferentes bairros da cidade de Guarapuava – Paraná. As entrevistas foram todas previamente agendadas e realizadas individualmente. As entrevistas foram transcritas e analisadas, os resultados foram avaliados em relação ao propósito do trabalho. No estudo foi possível identificar alguns elementos que envolvem as representações sociais mantidas por pais e professores da mostra e entender que o desenvolvimento infantil está relacionado a essas representações e que fatores externos afetam e influenciam no desenvolvimento. E, por fim, o estudo propõe algumas reflexões para as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e ressalta a importância de novas pesquisas.
Palavras-chave: Representações sociais. Desenvolvimento humano. Pais. Professores.
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13992 265.98 KB Faculdade Guairacá http://www.faculdadeguairaca.com.br/ |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Rádio e Internet: perspectiva a serviço da educação Educa  |
Versão: 2007 Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio
As tecnologias de Informação e Comunicação estão a cada dia mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios-escola como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.
Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.
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3461 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro http:// |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Educação em Saúde na Escola: Conhecimento de Alunos do Ensino Fundamental sobre Primeiros Socorros  |
Versão: PDF Atualização: 7/2/2018 |
Descrição:
LIMA, Wesley Luiz Ferreira de
Educação em saúde é uma prática social, que vincula o alcance de conhecimentos e habilidades básicas que contribui para a formação da consciência crítica dos indivíduos em respeito aos seus problemas de saúde. O objetivo deste estudo foi de analisar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre primeiros socorros. Participaram do projeto 12 pessoas. O mesmo teve como ações, a aplicação de um pré-teste e pós-teste com questões objetivas, após foi realizado intervenções por meio de ações educativas sobre o tema, sendo que, ao final do projeto os participantes responderam a um questionário de avaliação. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de intervenção educativa e abordagem quantitativa. No período compreendido entre os meses de Setembro de 2017 a Outubro de 2017. Por meio desta pesquisa foi avaliado conhecimento já existentes dos estudantes, que se realizou através da averiguação dos conhecimentos atuais sobre noções de primeiros socorros. Com isso, educação em saúde na escola de primeiros socorros com os alunos do nono ano do ensino fundamental muitas vezes podem estar diminuindo o sofrimento, evitando complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas.
Palavras-chave: Ensino fundamental. Primeiros socorros. Educação em saúde.
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617 0 bytes Unespar http:// |
Categoria: Pedagogia Monografias |
Babel de discursos e práticas inclusivas na formação de professores de Educação Física da Universida  |
Versão: DOC Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
SOUZA, Calixto Júnior
O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a relação entre o discurso de inclusão escolar e a formação de professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, de forma a analisar se esta instituição tem proporcionado um ambiente fecundo para culturas de inclusão no seu processo de formação, reconhecendo que a mesma está pautada, a priori, na formação de sujeitos que possam encarar os desafios e contradições do ambiente escolar. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa do tipo crítico-descritiva e com natureza qualitativa, articulando-se com a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a análise documental do Projeto Político- Pedagógico desta instituição, e como instrumentos de dados as entrevistas endereçadas a 10 discentes ingressos em 2005. Por meio da coleta e análises de dados constata-se que os discentes não se sentem capacitados ou preparados para lidar com as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) deixando evidências que a própria instituição formadora não possibilita suficientes práticas de ensino que possam estimular posturas reflexivas de inclusão. Posturas essas que possam potencializar uma melhor atuação profissional nas prósperas instâncias de trabalho. Isto posto, urge pensar em um processo de formação em que as diversas disciplinas que compõem o currículo tenham condições de dialogar mutuamente preconizando uma formação coerente com o processo de inclusão. Em outras palavras, uma interdisciplinaridade como agente na luta pela inclusão.
Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores de Educação Física. Necessidades Educacionais especiais. Currículo.
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4855 0 bytes Universidade Federal de Goiás - UFG http://www.ufg.br/ |
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