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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Regiane Larréa

A escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando-o para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Mais do que um espaço destinado à alfabetização e à aprendizagem de conteúdos, a escola influencia de forma significativa na formação moral. O presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a autonomia moral e identificar o papel da educação infantil na construção do ser autônomo. Apesar da relevância do tema, estudos mostram que pais e educadores possuem um conhecimento restrito e tendem a confundir autonomia moral com o senso comum. Para a maioria dos autores, a construção da autonomia moral na criança será possível em um ambiente democrático, constituído por relações de cooperação e respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais.

Palavras-chave: Moralidade. Autonomia moral. Educação infantil. Construção.

Downloads 1646  1646  Tamanho do arquivo 67.98 KB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12327
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Conselho de Classe: a ressignificação do trabalho pedagógico? Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JAKOVACZ, Ionara Cristine Orso

Não podemos falar em Conselho de Classe sem nos remetermos à avaliação, visto que a prática dos mesmos é uma forma avaliativa. As reuniões de Conselho de Classe poderiam ser partes do processo avaliativo que transformaria a escola, através do rendimento escolar dos alunos e professores. No entanto, convém dizer que o trabalho pedagógico no interior da escola pública vem se resumindo ao longo dos anos na apresentação dos objetivos do Conselho de Classe, por parte da Equipe Pedagógica ou da Direção da escola. Entre eles o mais frequente é o de analisar a situação das turmas quanto ao rendimento escolar e disponibilidade para a aprendizagem. Também, tem sido o momento em que se apresentam dados quantitativos coletados pela secretaria através de notas e faltas obtidas em cada disciplina, situação esta que não apresentou consideráveis mudanças desde sua implantação. Sendo esta uma forma de avaliação sem apresentação de resultados efetivos para o progresso no processo de ensino-aprendizagem, pois somente são analisados os dados quantitativos que podem resultar aprovação ou retenção de um aluno. Sendo, portanto, o Conselho de Classe parte do processo avaliativo da escola, e a avaliação a oportunidade de rever práticas pedagógicas, este deveria ser um dos responsáveis em possibilitar o desenvolvimento do aprendizado do aluno, uma vez que através da discussão coletiva entre direção, pedagogos, professores, alunos e pais, poderiam se encontrar mecanismos que viessem a facilitar o bom desempenho dos alunos e professores em sala de aula. Dessa forma pais e alunos participariam do processo avaliativo da escola, contribuindo para que o trabalho pedagógico pudesse demonstrar uma maior integração entre teoria e prática, entre ensino e aprendizagem, entre problema e solução, buscando garantir a real aprendizagem dos alunos. Assim, a ideia de que os Conselhos de Classe guardam em si a possibilidade de articular diversos segmentos da escola, fazem com que essa instância seja um espaço privilegiado na organização do trabalho escolar, pois através dele é possível, ou deveria ser possível, articular teoria e prática, aproximar escola e comunidade e o mais importante, em um espaço democrático do trabalho o coletivo.

Palavras-chave: Conselho de classe. Avaliação. Aprendizagem. Participação.

Downloads 10330  10330  Tamanho do arquivo 295.21 KB  Plataforma Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest  Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 9.00 (4 votos)
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A representação social de pais e professores sobre o desenvolvimento infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
HINO, Lucilene Zavadski

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as representações sociais mantidas por pais e professores sobre o desenvolvimento infantil. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as representações sociais e as teorias do desenvolvimento humano. A partir disso, selecionou-se alguns autores que realizaram importantes estudos sobre a temática, entre eles, podemos destacar: Serge Moscovici, Bock, Hellen Bee, Davis e Oliveira e outros. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória e qualitativa seguida por uma entrevista semiestruturada. Os participantes desta pesquisa foram 18 sujeitos, sendo seis professores de escola pública escolhidos aleatoriamente, seis professores de escola particular, escolhidos conforme disponibilidade em horário entre as aulas. Além dos professores houve a participação de três pais de alunos de escolas públicas escolhidos aleatoriamente na saída e entrada do colégio e três pais de alunos de escola particular, sendo um indicado pela escola e dois escolhidos aleatoriamente, todos moradores em diferentes bairros da cidade de Guarapuava – Paraná. As entrevistas foram todas previamente agendadas e realizadas individualmente. As entrevistas foram transcritas e analisadas, os resultados foram avaliados em relação ao propósito do trabalho. No estudo foi possível identificar alguns elementos que envolvem as representações sociais mantidas por pais e professores da mostra e entender que o desenvolvimento infantil está relacionado a essas representações e que fatores externos afetam e influenciam no desenvolvimento. E, por fim, o estudo propõe algumas reflexões para as questões relacionadas ao desenvolvimento humano e ressalta a importância de novas pesquisas.

Palavras-chave: Representações sociais. Desenvolvimento humano. Pais. Professores.

Downloads 13794  13794  Tamanho do arquivo 265.98 KB  Plataforma Faculdade Guairacá  Site http://www.faculdadeguairaca.com.br/
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Rádio e Internet: perspectiva a serviço da educação Educa Popular Versão: 2007
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
JUNIOR, Essio de Godoy; BARBOSA, Fábio Aparecido; PRADO, Jorge Junior; DAGUANO, Sérgio

As tecnologias de Informação e Comunicação estão a cada dia mais presentes em todos os ambientes. Na escola não é diferente, professores e alunos já utilizam há algum tempo a TV, o vídeo, o DVD, o rádio entre outros. Neste trabalho será apresentado o uso pedagógico das rádios-escola como forma de contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, mais especificamente da Rádio IEEM Mania do Instituto Estadual de Educação de Maringá, bem como sua veiculação na Internet como forma de potencializar ainda mais as ações pedagógicas da rádio existente na escola, usando ferramentas como blog e podcast que são recursos que a Internet possui.

Palavras-chave: Rádio-escola. Internet. Escola. Aluno. Conteúdo. Interação. Programação da rádio-escola. Educação.

Downloads 3406  3406  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  Site http://
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Gestão Democrática na Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
LEITE, Roseli Candida

Este trabalho teve como temática a Gestão Democrática na Escola Pública. O presente estudo aborda uma análise de uma Escola Estadual da cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Ele tem como objetivo geral analisar o modelo de gestão democrática do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, verificando a participação de todos nos segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo para se chegar a um conhecimento prático, a qual se propõe encaminhar e buscar dados consistentes e concretos, que permeiam a gestão democrática na escola.

Palavras-chave: Participação. Análise. Gestão democrática.

Downloads 34137  34137  Tamanho do arquivo 403.53 KB  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Educação em Saúde na Escola: Conhecimento de Alunos do Ensino Fundamental sobre Primeiros Socorros Popular Versão: PDF
Atualização:  7/2/2018
Descrição:
LIMA, Wesley Luiz Ferreira de

Educação em saúde é uma prática social, que vincula o alcance de conhecimentos e habilidades básicas que contribui para a formação da consciência crítica dos indivíduos em respeito aos seus problemas de saúde. O objetivo deste estudo foi de analisar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre primeiros socorros. Participaram do projeto 12 pessoas. O mesmo teve como ações, a aplicação de um pré-teste e pós-teste com questões objetivas, após foi realizado intervenções por meio de ações educativas sobre o tema, sendo que, ao final do projeto os participantes responderam a um questionário de avaliação. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de intervenção educativa e abordagem quantitativa. No período compreendido entre os meses de Setembro de 2017 a Outubro de 2017. Por meio desta pesquisa foi avaliado conhecimento já existentes dos estudantes, que se realizou através da averiguação dos conhecimentos atuais sobre noções de primeiros socorros. Com isso, educação em saúde na escola de primeiros socorros com os alunos do nono ano do ensino fundamental muitas vezes podem estar diminuindo o sofrimento, evitando complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas.

Palavras-chave: Ensino fundamental. Primeiros socorros. Educação em saúde.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unespar  Site http://
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A gestão da escola brasileira na contemporaneidade: algumas considerações Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Claudinéia Aparecida de

O objetivo do estudo foi identificar e verificar como as escolas de educação básica têm sido administradas e como se dá o funcionamento delas a partir do momento em que assumem para si um modelo de gestão escolar. Durante os estudos e entrevistas realizadas em instituições de educação básica, procuramos identificar as diferenças na administração escolar entre escolas púbicas e privadas.

Palavras-Chave: Gestão escolar. Organização. Gerenciamento.

Downloads 1814  1814  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Unissa de Sarandi  Site http://www.unissa.edu.br/website/
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? Uma análise a partir de su Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CESÁRIO, Priscila Menarin

Este trabalho monográfico busca a compreensão da imagem do profissional de crianças menores de 6 anos que atualmente está atrelada a tributos pessoais como “ter jeitinho” e “gostar de crianças” em detrimento de uma formação profissional intelectual e crítica. Para isso busca-se auxílio nas obras educacionais de Maria Montessori para investigar se em suas obras encontra-se esse mesmo ideal de professora que presenciamos atualmente.

Palavras-chave: Maria Montessori. Criança. Educação. Professor de educação infantil. Educação Infantil.

Downloads 4097  4097  Tamanho do arquivo 257.22 KB  Plataforma Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR  Site http://www.ufsc.br
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!Babel de discursos e práticas inclusivas na formação de professores de Educação Física da Universida Popular Versão: DOC
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Calixto Júnior

O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a relação entre o discurso de inclusão escolar e a formação de professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, de forma a analisar se esta instituição tem proporcionado um ambiente fecundo para culturas de inclusão no seu processo de formação, reconhecendo que a mesma está pautada, a priori, na formação de sujeitos que possam encarar os desafios e contradições do ambiente escolar. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa do tipo crítico-descritiva e com natureza qualitativa, articulando-se com a pesquisa bibliográfica e de campo, bem como a análise documental do Projeto Político- Pedagógico desta instituição, e como instrumentos de dados as entrevistas endereçadas a 10 discentes ingressos em 2005. Por meio da coleta e análises de dados constata-se que os discentes não se sentem capacitados ou preparados para lidar com as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) deixando evidências que a própria instituição formadora não possibilita suficientes práticas de ensino que possam estimular posturas reflexivas de inclusão. Posturas essas que possam potencializar uma melhor atuação profissional nas prósperas instâncias de trabalho. Isto posto, urge pensar em um processo de formação em que as diversas disciplinas que compõem o currículo tenham condições de dialogar mutuamente preconizando uma formação coerente com o processo de inclusão. Em outras palavras, uma interdisciplinaridade como agente na luta pela inclusão.

Palavras-chave: Inclusão. Formação de professores de Educação Física. Necessidades Educacionais especiais. Currículo.

Downloads 4758  4758  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Goiás - UFG  Site http://www.ufg.br/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
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Categoria: Pedagogia Monografias
Fazer Download agora!A Gestão da Escola Brasileira na Contemporaneidade: algumas considerações (2010) Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SOUZA, Claudinéia Aparecida de

O presente trabalho é resultado de um estudo acerca do modelo de gerenciamento adotado pela maioria das escolas públicas e privadas situadas no município de Maringá. O objetivo do estudo foi identificar e verificar como as escolas de educação básica têm sido administradas e como se dá o funcionamento delas a partir do momento em que assumem para si um modelo de gestão escolar. Durante os estudos e entrevistas realizadas em instituições de educação básica, procuramos identificar as diferenças na administração escolar entre escolas púbicas e privadas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho pautou-se em leitura de textos que auxiliaram na análise e na coleta de dados obtidos por meio de questionários que foram aplicados aos gestores de cada escola, procurando verificar como a gestão é organizada nessas instituições. Após as análises do material coletado, observamos que a gestão que se operacionaliza nas escolas estudadas é a gestão democrática, o que nos possibilitou refletir sobre a superação da cultura de gestão autoritária e a construção coletiva, ou seja, a participação de todos nesse processo de gestão educacional.

Palavras-chave: Gestão escolar. Organização. Gerenciamento.

Downloads 55726  55726  Tamanho do arquivo 7.99 MB  Plataforma Faculdade Unissa de Sarandi  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
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