Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Violência na escola: ética, poder e cidadania Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
THOMAZ, Sueli Barbosa

Este texto é parte integrante de uma pesquisa etnográfica desenvolvida numa escola pública fundamental . Buscou-se um olhar e ouvir atento de modo a apreender no cotidiano da escola o seu lado patente (oficial, a norma, a luz) e o seu lado latente(a vida, as sombras), no que se refere as práticas da violência no espaço escolar. A idéia de violência tem por base os conceitos de “ violência totalitária”, violência anômica” e/ou “ violência banal” cunhados por Maffesoli. Acredita-se que a violência, presente no cotidiano da escola, tem comprometido a formação do cidadão, pela exacerbação do poder e pelo desprezo da ética, enquanto querer-viver social embora apresente uma função estruturante através da relação de força, de potência, de poder e de vida.

Palavras-chave: Violência. Escola. Cidadania.

Downloads 1913  1913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade da Amazônia - Unama  Site http://www.unama.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Violência e fracasso escolar: a negação do outro como legítimo outro Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SOUSA, Ana Maria Borges de

Discutir o fracasso como uma das manifestações da violência que se gesta e se legitima no interior da escola, instituição cujo papel, proclamado e desejado, é o de proporcionar aos indivíduos, que a ela têm acesso, a formação humana e a capacitação, assegurando a todos o desenvolvimento de seus potenciais e o sucesso na trama sinuosa da aprendência. É a gestão do cuidado e o reconhecimento do outro em sua legitimidade que dialogam com a temática.

Palavras chave: Violência corporeidade. Gestão do cuidado. Fracasso escolar. Ponto de Vista.

Downloads 970  970  Tamanho do arquivo 222.24 KB  Plataforma Revista Ponto de Vista  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores Práticos do Magistério e Facetas de Práticas Pedagógicas Popular Versão: 2012
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
PENNA, M. G. de O.

Apresenta-se neste artigo o resultado de uma pesquisa sobre disposições para a ação de professores das primeiras séries do ensino fundamental que compõem suas práticas pedagógicas e se constituem em valores em estado prático. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras da rede pública estadual de São Paulo, e analisados a partir dos conceitos de espaço social e campo social formulados por Pierre Bourdieu. Foi possível evidenciar que as práticas de disciplinarização e moralização dos alunos, centrais na atuação docente nesse âmbito do ensino, relacionam-se com aprendizagens referidas à origem e pertença social dos professores, e também às condições objetivas em que atuam.

Palavras-chave: Função docente. Posição social. Prática pedagógica.

Downloads 254  254  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores nucleares aplicados à educação tecnológica colaborativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Este estudo diz respeito à ação pedagógica de enfoque socioeducacional e tecnológico que, por sua vez, interpreta o conhecimento como interdisciplinar, interativo e situacionado. Esta reflexão incide sobre a especificidade do processo pedagógico aliado à tecnologia educacional, por isso, a visão amplia-se e não se prende a nenhum método de estudo; entretanto, propõe que, se utilizados, os métodos devem ser escolhidos de acordo com o problema a ser resolvido em cada caso.

Palavras-chave : Educação. Tecnologia. Colaboração. Artefato. Teoria da Atividade.

Downloads 2275  2275  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade São Luís  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores em instituições democráticas de ensino Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
HÖFFE, Otfried

Na sociedade globalizada convivem, lado a lado, grupos de pessoas de culturas diferentes, com distintos valores e convicções religiosas. A escola é um espaço onde tais diferenças se tornam particularmente aparentes, sobretudo quando se trata da educação moral. As expectativas das famílias não coincidem com a educação moral que desejam para seus filhos. O autor defende a ideia de que há valores básicos presentes nas mais diferentes culturas que se apresentam como base comum para a educação moral no interior das instituições de ensino. Esta tese é fundamentada a partir de um passeio histórico que lhe permite encontrar, da Antiguidade à modernidade, a presença de valores como o respeito e a dignidade, que podem servir de base comum para a educação moral, mesmo na sociedade globalizada e multicultural.

Palavras-chave: Ética. Valores universais. Educação. Instituições de Ensino. República Federativa Mundial.

Downloads 2053  2053  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Um salto para o presente: a educação básica no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
GOUVÊA, Gilda Figueiredo Portugal

A educação básica no Brasil está num momento especialmente delicado. Os dados têm mostrado que há uma evolução positiva em vários indicadores, o que pode estar demonstrando que os rumos estão corretos, mas há ainda um bom caminho a percorrer. O artigo apresentou esses indicadores e discutiu os rumos, procurando destacar alguns pontos considerados mais dramáticos.

Palavras-chave: Educação básica. Educação e sociedade. Políticas públicas.

Downloads 2248  2248  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SPOSITO, Marilia Pontes

O artigo realiza ba lanço da pesquisa sobre as relações entre violência e es cola no Brasil, após 1980. Exami na os raros diagnósticos quantitativos em torno do tema e a produção discente (dissertações e teses) na pós-graduação em Educação, no mesmo período. Apesar de ain da ser incipiente, a produção já traça um quadro im portante do fenômeno no Brasil, mostrando as principais modalidades: ações contra o patrimônio – depredações, pichações – e formas de agressão in terpessoal, sobretudo entre os próprios alunos.Duran te esse período a violência em meio escolar tanto foi examina da como decorrência de um conjunto significativo de práticas escolares inadequadas, quanto foi investigada como um dos aspectos que caracterizam a vi olência na sociedade contem po râ nea. Nesse último enfoque, parte dos trabalhos pesquisou a dinâmica de funcionamento de escolas situadas em áreas sob a influência do tráfico de drogas ou do crime organizado e um pequeno conjunto buscou entender o comportamento dos alunos como uma forma de sociabilidade marca da pelas agressões e pequenos delitos, caracterizada como incivilidade, que se origina na crise do processo civilizatório da sociedade contemporânea.

Palavras-chave:Violência escolar. Pesquisas. Brasil.

Downloads 439  439  Tamanho do arquivo 134.72 KB  Plataforma Educação e Pesquisa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Três lições de filosofia da educação Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
KOHAN, Walter Omar

O presente trabalho busca pensar o valor de O mestre ignorante como exercício de filosofia da educação, em particular contrapondo-o a um modo, dominante, de exercer esse saber no seio de nossas instituições. Trata-se de uma história singular, pela qual todo mestre pode se perguntar por que e para que ensina; e, o que é ainda mais importante, pode se questionar sobre que diabos está fazendo consigo mesmo e com os outros, a cada vez que se veste de mestre em uma sala de aula. Depreendemos, desse exercício, três lições: a) o mais natural, evidente e aceito socialmente acaba sendo, filosoficamente, o mais problemático; b) somente pelo paradoxo, entranhados no lodo paradoxal, podemos encontrar algum sentido na educação; c) só há uma educação que vale a pena: a que emancipa (sem emancipar). Quem não deixa que os(as) outros(as) se emancipem embrutece.

Palavras-chave: Filosofia da educação. Emancipação. Sócrates.

Downloads 1853  1853  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças – Reflexões iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MACHADO, Ligia de Fátima Jacomini; CEZAR, Marisa Jesus de Canini

A Psicopedagogia busca intervenções adequadas para aliviar os problemas causados pelo TDAH na criança de 6 a 12 anos. Pensando nisso, apresentamos neste trabalho alguns estudos e conceituações de diversos estudiosos, doutores, pesquisadores sobre o TDAH, bem como suas causas, sintomas, critérios para diagnóstico, e algumas possíveis intervenções psicopedagógicas.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção. Hiperatividade (TDAH).

Downloads 45489  45489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Maringá - Instituto Paranaense de En  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (1)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico Popular Versão: DOC
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.

Downloads 9521  9521  Tamanho do arquivo 94.50 KB  Plataforma Faculdade Estácio - Radial de Curitiba  Site http://www.radialcuritiba.edu.br/
Avaliação: 10.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »