Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação Continuada na Rede do Recife na Área de Educação Ambiental: Perspectivas e Contradições Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SANTOS, Joseane Patricia dos; SILVA, Silvio Porfirio da; SILVA, Eliane Maria da; OLIVEIRA, Gilvaneide Oliveira

Este trabalho tem por objetivo investigar e discutir como é tratada a formação continuada dos professores da rede de recife na área de educação ambiental, tendo por base a visão dos professores a respeito do tema, pois este profissional é um dos principais agentes para a construção de uma sociedade que não está alheia às questões ambientais.

Palavras-Chave: Formação continuada. Educação ambiental.

Downloads 1057  1057  Tamanho do arquivo 20.10 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação Continuada em Pinhole como Proposta para Educação Patrimonial Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SILVA, André Almeida da ; SILVA, Silvio Profirio da ; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; BARROS Mônica Germano da Silva; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

A educação patrimonial tem sido objeto de inúmeras discussões, pois revela os diversos espaços como locais de produção cultural. O que reflete as construções sociais do homem e, consequentemente, gera o sentimento de pertencimento. Nesse contexto, surgem novas metodologias de aprendizagens sociais, como, por exemplo: a fotografia Pinhole.

Palavras-Chave: Educação patrimonial. Produção cultural. Material. Imaterial.

Downloads 1088  1088  Tamanho do arquivo 1.05 MB  Plataforma X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão – Jepex 2  Site http://www.eventoexpress.com.br/eventosufrpe/2010/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Florestan Fernandes e a educação Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SAVIANI, Demerval

No presente artigo destaca-se a importância de Florestan Fernandes para o desenvolvimento da educação brasileira. Com base em suas próprias obras, a exposição foi organizada em torno de quatro eixos: o educador, o cientista, o militante e o publicista. O primeiro aspecto enfoca a figura do professor Florestan evidenciando o profundo significado educativo que marcou a sua atividade docente. O segundo põe em evidência o lugar ocupado pela educação nas investigações científicas por ele realizadas. O terceiro eixo de análise se ocupa de seu engajamento na luta em defesa da educação pública. Finalmente, o quarto aspecto traz à tona o publicista incansável, empenhado em divulgar, sob todas as formas ao seu alcance, a causa da defesa de uma escola pública de qualidade, acessível a todos os brasileiros.

Palavras-chave: Docente. Educação brasileira. Qualidade.

Downloads 1947  1947  Tamanho do arquivo 1.10 MB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br/pdf/ea/v10n26/v10n26a13.pdf
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Filosofia, diversidade e a questão do negro: argumentos criados no seio da filosofia podem nos auxil Popular Versão: 
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
SANTOS, Gislene Aparecida dos

Neste artigo, apresento algumas discussões inspiradas nas questões propostas pela filosofia (e pelo questionamento de teorias filosóficas) que podem ser importantes para a construção de um conhecimento crítico sobre as questões raciais. São discutidas a crítica à racionalidade instrumental e a crítica do conhecimento focalizado somente em categorias eurocentradas. Como alternativa a isso, proponho construir novas formas de pensar que focalizem a valorização da diversidade.

Palavras-Chave: filosofia, diversidade, negro, conhecimento, reconhecimento.

Downloads 475  475  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da ABPN  Site http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/82/50
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SCHENKER, Miriam; MINAYO, Maria Cecília de Souza

Este artigo apresenta uma visão compreensiva da complexidade dos fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Discorre sobre a interdependência dos diversos contextos – individual, familiar, escolar, grupo de pares, midiático e comunidade de convivência – propícios tanto ao risco quanto à proteção ao uso das drogas lícitas e ilícitas, fornecendo, por último, algumas estratégias de prevenção.

Palavras-chave Adolescência. Fatores de risco. Fatores de proteção. Uso de drogas. Prevenção.

Downloads 679  679  Tamanho do arquivo 83.99 KB  Plataforma Revista Ciência & Saúde Coletiva  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
SHIMIZUL, Alessandra de Morais; CORDEIRO, Ana Paula; MENIN, Maria Suzana De Stefano

Apresenta um estudo bibliográfico referente ao tema "ética e preconceito" no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 70 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema "ética e preconceito" e seus diversos subtemas.

Palavras-chave: Ética e educação. Preconceito e educação. Produção científica.

Downloads 2093  2093  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética e Educação Clássica: Virtude e Felicidade no Justo Meio Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
BOTO, C.

O presente estudo debruça-se sobre a interface do problema educativo com a problemática da ética, compreendendo a pedago-gia com a arte/ciência voltada para a busca do bem educar/instruir/formar. Para tanto, o texto mobilizará conceitos da concepção ética daAristóteles; e, na atmosfera mental da Grécia clássica, recorre-se ao termo específico grego e transdisciplinar na origem: paideia. A seguir, este ensaio procura pontuar alguns aspectos da concepção iluminista a pro- pósito do tema, valendo-se da noção kantiana de imperativo categórico, a qual teria sido precedida pelo parecer de Rousseau, segundo o qual a vontade – e não a razão – seria a marca distintiva do gênero humano no ambiente natural. A idéia de Piaget de uma ética da reciprocidade também é aqui mobilizada. Abordando diacronicamente a temática, serão analisados conceitos de autores clássicos no debate da relação entre educação e ética, com destaque para o sentido conferido por Hanna Arendt para a autoridade como critério distintivo da relação assimétrica entre o educador (as gerações adultas de maneira geral) e os estudantes (ou as novas gerações). Arendt defende, como conceito e pressuposto operatório,a dimensão necessariamente conservadora do ato educativo: compete ao educador preservar do mundo as novas gerações e preservar o mundo das novas gerações – para que estas não destruam o suporte e o acervo cultural acumulados.

Palavras-chave: Educação. Ética. Filosofia da Educação. Pedagogia.

Downloads 506  506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Estilos de Professores na Promoção da Motivação Intrínseca: reformulação e Validação de Instrumento Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar um questionário revisado sobre estilos motivacionais de professores. O instrumento consiste de oito vinhetas que representam problemas de alunos na escola. Após cada vinheta seguem-se quatro afirmativas a serem marcadas por um adulto numa escala Likert. Cada afirmativa representa uma maneira de o adulto lidar com o problema, num continuum desde uma forma altamente controladora até altamente promotora de autonomia. Responderam aos questionários 1296 professores brasileiros dos ensinos fundamental e médio. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, com base num modelo hipotético de quatro fatores. A análise mostrou que dois de quatro índices revelaram ajustamento adequado dos dados, ao lado de outros dois índices que tiveram ajustamento muito próximo. Desta forma, e considerando-se outros parâmetros, conclui-se que o presente questionário revisado se revela como mais capaz de identificar a estrutura do continuum dos quatro estilos motivacionais.

Palavras-chave: Estilos motivacionais de professores. Orientações de controle versus autonomia. Análise fatorial confirmatória. Motivação intrínseca.

Downloads 589  589  Tamanho do arquivo 396.87 KB  Plataforma Scientific Eletronic Library Online - SCIELO  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia

O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.

Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.

Downloads 18379  18379  Tamanho do arquivo 68.06 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR  Site http://www.fja.edu.br/praxis/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SIQUEIRA, Aline Cardoso

O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.

Palavras-chave: Escola. Rede de apoio. Abrigo.

Downloads 581  581  Tamanho do arquivo 203.61 KB  Plataforma Revista Vidya Educação  Site http://sites.unifra.br/vidya
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 »