Categoria: Pedagogia Artigos |
Gramsci e a educação do educador |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
ROIO, Marcos Del
Com a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI).
Palavras-chave: Educação. Cultura. Intelectuais. Antagonismo. Revistas.
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2816 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Grupo Escolar Mendes Gonçalves: Vicissitudes de Vida Material da Instituição no Antigo Sul de Mato G |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
TREVIZAN, Marcio; BRAZIL, Maria do Carmo
A presente comunicação foi gerada da vasta documentação existente nos arquivos locais, cujo conteúdo evidencia aspectos da organização do espaço físico e material do grupo escolar Mendes Gonçalves localizado na cidade de Ponta Porã (MS) como reflexo da realidade educacional nas primeiras décadas do século 20. Materiais didáticos e mobiliários identificados ou arrolados em diários de classe, atas do governo do Estado, livro de registros geral do almoxarifado da Instrução Pública de Mato Grosso permite contribuir para a escrita de parte da história da educação na região. A leitura desse material descortinam os significativos, os desafios materiais e práticos no processo de escolarização enfrentados por professores e alunos dos grupos escolares do Brasil, em geral, e do Grupo Escolar Mendes Gonçalves, em particular. Com relação a configuração do espaço escolar, foi possível apurar que o edifício foi construído pela iniciativa privada, Empresa Matte Larangeira, e foi doado ao Estado de Mato Grosso no ano de 1924. A estrutura física foi erguida em 9 de fevereiro de 1927 pelo então presidente do Estado de Mato Grosso, Mario Correa da Costa por meio do Decreto n. 752 com o nome de Mendes Gonçalves em homenagem ao presidente da referida empresa doadora do edifício. Os dados levantados dão conta de que o Grupo Escolar contava, à época, com quatro salas de aulas, cujos equipamentos, instalações e mobiliário foram remetidos de São Paulo, juntamente com o material didático e escolar fornecido pelo Almoxarifado Geral da Instrução Publica. O material analisado deixa pista de que a trajetória do Grupo Mendes Gonçalves foi marcada pela constante falta de material escolar e pela carência de professores habilitados para o ensino. Observamos também as marcas evidentes do parco investimento financeiro da parte do Estado de Mato Grosso no povoado de Ponta Porã. Tal realidade é atestada pelo jornal O Progresso de 18 de maio de 1924, quando menciona explicitamente que ‘Ponta Porã nada tem em melhoramentos de ordem material, devido a iniciativa do Governo do Estado.’ Dessa breve consideração sobre o Grupo Escolar Mendes Gonçalves esperamos contribuir para o avanço dos estudos históricos da escola mato grossense.
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4411 0 bytes VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educ http://www.clbhe.ufma.br/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Habilidades do Século XXI |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
DEMO, Pedro
O século XXI exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas alfabetizações, que desbordam de muito as tradicionais, tal como manejar devida fluência tecnológica, em especial autoria. Aproveitando plataformas da web podemos promover o exercício da autoria, desde que saibamos usá-las como ferramentas de produção de texto. A isto deve sempre se acrescer a preocupação com o espírito crítico, em particular perante a inundação de informação na internet que já mais desinforma do que informa. Sendo a tecnologia uma dinâmica ambígua, pode servir para qualquer coisa; oferece, contudo, grandes oportunidades desde que não se perca o olhar questionador. É mesmo possível falar de uma nova esfera pública para o debate democrático, na visão de Habermas, embora seja a internet bem mais conhecida como lugar de plágio. Sobressai aí o debate de Benkler, sobre riqueza das redes, chamando a atenção para um “novo modo de produção” de estilo solidário (wikipedia, por exemplo): os colaboradores não se movem por dinheiro, mas por conta de um projeto coletivo motivador.
Palavras-chave: Habilidades. Competência. Novas tecnologias. Docente. Multi-alfabetização. Século XXI.
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729 446.35 KB Boletim Técnico do Senac http://www.oei.es/pdf2/habilidades-seculo-xxi.pdf |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Hipertexto e letramento midiático: os novos recursos e a função do professor de educação |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Francisco Santana de Pesquisas realizadas nos últimos meses indicam que o uso de computadores, Internet e outras ferramentas no apoio à educação auxiliam o papel de professores no processo de aprendizagem dos estudantes. A soma dessas tecnologias possibilita a criação de uma nova forma de interação de informações que se interliga na rede digital e é conhecida como hipertexto. Todo esse novo recurso possibilita numa percepção de novos caminhos na aprendizagem, o que tem feito a diferença no processo educacional dos estudantes de todas as faixas etárias. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir não apenas a função desses novos elementos na educação, após séculos de hegemonia da cultura livresca, como também destacar o novo papel do professor a partir dessa outra instância do letramento midiático. Para tanto, a fundamentação teórica será baseada nos estudos sobre hipermídia e letramento, de inspiração descritivo‐interpretativista, amplamente divulgados no país. A conclusão aponta para o fato de que essa nova instância do letramento, por meio do uso de computadores, bibliotecas digitais, internet, entre outros, apresenta grande número de informações aos estudantes de tal forma que adquirem outras percepções sobre objetos de pesquisa e estudo e com isso agregam novos elementos ao processo de educação. Tudo isso, por sua vez, adiciona outro papel à função do professor que necessita acompanhar essas transformações para que seja possível orientar os estudantes neste novo universo de possibilidades.
Palavras-chave: Educação. Interação. Era digital. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.
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1997 256.89 KB 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso |
Versão: Atualização: 30/1/2014 |
Descrição:
NERY, Clarisse Alabarce Nery; BATISTA, Cecília Guarnieri
O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.
Palavras-Chave: Imagens Visuais na Educação; Educação e Surdez; Inclusão Educacional.
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398 0 bytes Revista Paideia http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2004000300005&script=sci_arttext |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Indisciplina, Incivilidade e Cidadania na Escola |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
GARCIA, Joe
Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações edagógicas. A seguir discutimos a oção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.
Palavras-chave: Educação. Indisciplina. Incivilidade. Cidadania.
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4569 0 bytes Revista ETD - Educação Temática Digital http://www.nead.unama.br |
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