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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
VASCONCELLOS, Celso dos S.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a competência docente na perspectiva freireana a partir de alguns eixos temáticos particularmente significativos em sua obra: educação, conhecimento, liberdade, projeto/política, formação e amor. Contrapõe-se à visão reducionista de competência, de viés neoliberal. Procura resgatar alguns elementos nucleares da obra de Paulo Freire relacionados à temática da competência docente.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Competência. Educação Libertadora. Amor.

Downloads 1978  1978  Tamanho do arquivo 172.77 KB  Plataforma Revista de Educação AEC  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Hipertexto e letramento midiático: os novos recursos e a função do professor de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Francisco Santana de

Pesquisas realizadas nos últimos meses indicam que o uso de computadores, Internet e outras ferramentas no apoio à educação auxiliam o papel de professores no processo de aprendizagem dos estudantes. A soma dessas tecnologias possibilita a criação de uma nova forma de interação de informações que se interliga na rede digital e é conhecida como hipertexto. Todo esse novo recurso possibilita numa percepção de novos caminhos na aprendizagem, o que tem feito a diferença no processo educacional dos estudantes de todas as faixas etárias. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir não apenas a função desses novos elementos na educação, após séculos de hegemonia da cultura livresca, como também destacar o novo papel do professor a partir dessa outra instância do letramento midiático. Para tanto, a fundamentação teórica será baseada nos estudos sobre hipermídia e letramento, de inspiração descritivo‐interpretativista, amplamente divulgados no país. A conclusão aponta para o fato de que essa nova instância do letramento, por meio do uso de computadores, bibliotecas digitais, internet, entre outros, apresenta grande número de informações aos estudantes de tal forma que adquirem outras percepções sobre objetos de pesquisa e estudo e com isso agregam novos elementos ao processo de educação. Tudo isso, por sua vez, adiciona outro papel à função do professor que necessita acompanhar essas transformações para que seja possível orientar os estudantes neste novo universo de possibilidades.

Palavras-chave: Educação. Interação. Era digital. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.

Downloads 1959  1959  Tamanho do arquivo 256.89 KB  Plataforma 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do fi Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GELAMO, Rodrigo Pelloso

O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de Filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de Fiosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Ontologia do presente. Filosofia francesa. Educação contemporânea.

Downloads 1929  1929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem  Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PERRENOUD, Philippe

O artigo discute os problemas, impasses e possibilidades da organização da escola em ciclos de aprendizagem destacando que não basta a adesão ideológica para que ela se concretize. A sua efetivação exige novas competências, contexto em que se coloca a temática da formação e profissionalização do professor.

Palavras-chave: Administração da Educação. Formação de professores. Aprendizagem. Desenvolvimento da Educação.

Downloads 1908  1908  Tamanho do arquivo 148.69 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.

Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.

Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.

Downloads 1757  1757  Tamanho do arquivo 100.22 KB  Plataforma  X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Autoridade do Professor e a Função da Escola Popular Versão: 2012
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SOARES, Ademilson de Sousa

A autoridade do professor e a função da escola são discutidas a partir das proposições de Giorgio Agamben sobre o homem contemporâneo; do conceito de Hannah Arendt sobre responsabilidade coletiva; e das ideias de Karl Marx sobre o fenômeno da alienação. O alheamento social e político, típico da contemporaneidade, que desafia os educadores; a irresponsabilidade dos adultos diante das novas gerações que provocam o professor e as demandas da realidade brasileira atual que desafiam a escola, são problematizadas no sentido de afirmar a autoridade do professor como aspecto decisivo da função social da escola no combate responsável a todas as formas de indiferença e de alienação.

Palavras-chave: Autoridade do Professor. Indiferença. Responsabilidade Coletiva. Alienação.

Downloads 1753  1753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria

Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.

Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.

Downloads 1721  1721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O desafio da aprendizagem em ambientes virtuais. Quando as ações no tempo/espaço são orientadas pelo Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Esta reflexão esclarece que as dificuldades de aprendizagem ou dislexias podem ser amenizadas quando mediadas pela tecnologia em ambientes virtuais. A dificuldade que, muitas vezes, alunos e professores têm para se auto-organizarem no tempo/espaço do conhecimento, resgatarem sua autonomia, superarem-se, precisa ser vista como desafio, visto que, a ciência, por meio das teorias da enação, da auto-organização e da complexidade, ao interpretar o sujeito como co-participante da natureza, já o incluiu, e, com isso, vem contribuindo na superação do problema. Sobretudo, as pesquisas da neurociência têm demonstrado que a cognição está envolvida na consciência e no mundo das experiências, simultaneamente. Essa constatação sugere que problemas marcadamente biológicos interferem tanto no aspecto psíquico quanto no aspecto cósmico através das relações planetárias que os indivíduos estabelecem mutuamente.

Palavras-chave: Auto-organização. Complexidade. Tecnologia educacional. Dislexias.

Downloads 1590  1590  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília - UnB - Linhas Críticas -  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre a Educação no Pensamento de Hannah Arendt Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CALLEGARO, Ronaldo

A partir das obras: “A Condição Humana” e “Entre o Passado e o Futuro” – este trabalho apresenta um esboço daquilo que Hannah Arendt entende por educação e sua relação direta com espaço público – o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: “o do debate político”, transformado num espaço ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inversão de valores: o espaço privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espaço público. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educação norte americana nas décadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas “ciências humanas” em detrimento de um ensino cada vez mais voltado à tecnicidade do mundo “pós- moderno”, ávido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexões tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educação contemporânea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretações que, até então, estão adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crítico dos modos de pensar, agir e viver tecnicistas, que cada vez mais se impõem como únicos e verdadeiros.

Palavras-chave: Educação. Debate Político. Pós-modernidade. Hannah Arendt.

Downloads 1557  1557  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Promoção da Cultura de Paz: Esperança da Sociedade Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRUNISMANN, Michelle Franco; PRESTES, Marília Elza Minosso

O presente artigo aborda resultados da pesquisa sobre “Educação para a cultura de paz”. O mesmo tem por objetivo mostrar a possibilidade de se estabelecer uma cultura de paz nas escolas, sem que essa seja uma paz passiva, mas que respeite os direitos humanos e as diversidades. É na busca de solução de conflitos que se pode encontrar o caminho para a paz. A educação para a paz supõe educar para a mudança social e sendo assim, educar as futuras gerações para a paz e para a solidariedade é essencial para que desenvolvam o dialogo e a compreensão.

Palavras-chave: Paz. Cultura. Escola.

Downloads 1398  1398  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma VII Congresso de Educação da Faculdade de Pato Bra  Site http://
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