Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação Continuada em Pinhole como Proposta para Educação Patrimonial  |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
SILVA, André Almeida da ; SILVA, Silvio Profirio da ; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; BARROS Mônica Germano da Silva; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
A educação patrimonial tem sido objeto de inúmeras discussões, pois revela os diversos espaços como locais de produção cultural. O que reflete as construções sociais do homem e, consequentemente, gera o sentimento de pertencimento. Nesse contexto, surgem novas metodologias de aprendizagens sociais, como, por exemplo: a fotografia Pinhole.
Palavras-Chave: Educação patrimonial. Produção cultural. Material. Imaterial.
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1129 1.05 MB X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão – Jepex 2 http://www.eventoexpress.com.br/eventosufrpe/2010/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação de professores-tutores para atuar nos cursos na modalidade a distância da Seed-pr – relato  |
Versão: pdf Atualização: 15/8/2016 |
Descrição:
BORTOLOZZO, Ana Rita S.; KAPPAUM, Eliz Silvana de Freitas; HASPER, Ricardo
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implantação e implementação do curso de Formação de Tutores para Educação a Distância, ofertado aos professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O projeto surge de uma nova demanda da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que optou por mais essa modalidade de ensino como dispositivo de formação continuada, articulada às políticas de desenvolvimento e atualização profissional. O objetivo é preparar professores-tutores para atuarem nos Cursos do Programa de Formação Continuada, ofertados na modalidade a distância. Para efetivação do processo, a equipe de Educação a Distância da Diretoria de Tecnologias Educacionais do Paraná (Ditec)/ Seed/PR elaborou e efetivou um plano de ação, em que seus elementos componentes foram a elaboração do material impresso, a organização e criação do curso no ambiente E-escola, utilizando-se da plataforma Moodle, e um sistema de acompanhamento e avaliação. A organização curricular do curso estruturou-se em cinco módulos, com carga horária total de sessenta e quatro horas, na sua maioria realizada a distância e com dois encontros presenciais, um ao início e outro ao final do curso. Inicialmente, o curso foi ofertado a cento e um professores da rede estadual, atuantes na Secretaria de Educação e nos trinta e dois Núcleos Regionais de Educação, distribuídos em cinco grupos, com um total de oitenta e um professores concluintes, dos quais quarenta e cinco passaram a atuar como tutores em cursos demandados pela Seed / PR. Além da participação, durante o curso, os professores puderam contribuir para reestruturação do material didático e com a proposta de formação continuada a distância da Seed.
Palavras-chave: Educação a Distância. Formação continuada. Formação de professores-tutores.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro  |
Versão: Atualização: 18/12/2012 |
Descrição:
SAVIANI, Dermeval
A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres (Duarte, 1986, p. 65-66). Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É daí que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar professores.
Palavras-chave: Formação docente. Políticas educacionais. Escolas Normais.
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523 0 bytes Revista Brasileira de Educação http:// |
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