Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Relação de Pertença entre Ética e Educação: o significado contemporâneo da ética Aristotélica das Vi Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVEIRAL, D.

Este artigo tem como finalidade essencial interpretar a relação de pertença entre a ética e a educação hodienarmente. Após uma pequena reconstrução dos paradigmas éticos e suas respectivas concepções educativas, iremos investigar as características fundamentais da ética aristotélica das virtudes e ressaltar de que maneira este modelo de pensamento pode nos servir de referência atualmente. A análise ressaltará o significado contemporâneo da ética das virtudes, seu modelo de fundamentação particularista-universalista e seus conceitos de cidadania e educação cívica. Conclui-se com algumas considerações a respeito da validade do pensamento aristotélico para a educação, a partir da identificação de uma relação de pertença inalienável entre o processo educativo e o referencial ético.

Palavras-chave: Ética das virtudes. Universalismo-particularismo. Phrónêsis (razão prática). Cidadania. Educação cívica (pública). Aristóteles

Downloads 479  479  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação CTS: Articulação entre pressupostos do Educador Paulo Freire e referenciais ligados ao Movi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

Partindo do pressuposto de que a sociedade, como um todo, possui o direito de participar em definições que envolvem seu destino, considera-se fundamental a democratização de processos decisórios que envolvem temas vinculados à Ciência-Tecnologia (CT). Para fundamentar ações no campo da educação CTS, busca-se uma articulação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS.


Palabras-chave: CTS. Paulo Freire. Articulação CTS/Freire.

Downloads 897  897  Tamanho do arquivo 143.23 KB  Plataforma Revista CTS  Site http://www.revistacts.net/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Promoção da Cultura de Paz: Esperança da Sociedade Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRUNISMANN, Michelle Franco; PRESTES, Marília Elza Minosso

O presente artigo aborda resultados da pesquisa sobre “Educação para a cultura de paz”. O mesmo tem por objetivo mostrar a possibilidade de se estabelecer uma cultura de paz nas escolas, sem que essa seja uma paz passiva, mas que respeite os direitos humanos e as diversidades. É na busca de solução de conflitos que se pode encontrar o caminho para a paz. A educação para a paz supõe educar para a mudança social e sendo assim, educar as futuras gerações para a paz e para a solidariedade é essencial para que desenvolvam o dialogo e a compreensão.

Palavras-chave: Paz. Cultura. Escola.

Downloads 1393  1393  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma VII Congresso de Educação da Faculdade de Pato Bra  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação das mulheres no século XIX: O Colégio de Carolina e Hércules Florence de Campinas (1863- Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda

O artigo apresenta um breve histórico da educação das mulheres, enfocando o histórico do Colégio Florence, bem como de seus fundadores e a influência dos mesmos na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Educação das mulheres. Sociedade brasileira. Século XIX.

Downloads 5244  5244  Tamanho do arquivo 740.94 KB  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - Unicamp  Site http://www.histedbr.fae.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Matemática e Infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a part Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Sampaio

Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Currículo. Matemática. Educação Infantil.

Downloads 6897  6897  Tamanho do arquivo 16.12 KB  Plataforma Revista Zetetiké - Unicamp – v. 18, n. 33 – jan/ju  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!The Role Of The Tutor In Distance Education Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curunzi; CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; MARCHESSOU, François

O artigo trata do papel do tutor na educação a distância. Faz um breve histórico da EAD, comentando seu avanço e popularidade a partir da difusão das TIC, e cita as principais dificuldades enfrentadas pelo tutor atualmente, chamando atenção para a importância de sua constante atualização (em inglês).

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Qualificação.

Downloads 2044  2044  Tamanho do arquivo 80.05 KB  Plataforma The 22nd ICDE World Conference Report - ICDE  Site http://www.icde.org/oslo/icde.nsf/id/37657B265F3AFEAEC125701200430427?OpenDocument
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores na perspectiva da biologia do amor e do fluir em ambientes informatizados Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
MACIEL, Margareth de Fátima; FACCIN, Liliam

Esse texto apresenta uma discussão sobre a formação de professores para a utilização da informática na escola a partir da teoria da autopoiese e do fluir, destacando que essa formação configura-se como elemento fundamental para uma mudança na prática pedagógica. A prática, por sua vez, parece estar relacionada às concepções subjacentes ao fazer do professor, ou seja, à realização de uma atividade educacional que valorize as capacidades individuais e coletivas dos alunos e seja baseada na compreensão das condições, limites e possibilidades de cada um considerando a afetividade, a responsabilidade e a democracia elementos que viabilizam o desenvolvimento global e qualitativo do ser humano.

Palavras-Chave: Autopoiese. Formação docente. Informática educacional. Prática pedagógica.

Downloads 1376  1376  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação  Site http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13609
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Lições de Freire Popular Versão: HTML
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O artigo trata das ideias de Paulo Freire e mostra porque a educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas à eficiência. Segundo o autor, este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo.

Palavras-chave: Instituto Paulo Freire. Pedagogia freireana/pedagogia do diálogo. Construtivismo crítico. Educação. Pedagogia Neoliberal.

Downloads 2307  2307  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SCIELO  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Detecção de problemas visuais e auditivos de escolares em Ribeirão Preto: estudo comparativo por nív Popular Versão: HTML
Atualização:  20/8/2009
Descrição:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi; SILVA, Graciette Borges da

A avaliação das funções visuais e auditivas dos alunos ingressantes na 1ª série do 1º grau é considerada uma ação básica de saúde do escolar. A criança, ao ingressar na primeira série, inicia (ou continua) o processo de alfabetização, considerado um dos mais importantes da área educacional e necessita, portanto, da visão e audição normais (ou com correção) para que esse processo seja facilitado. Neste trabalho, procuramos estudar os distúrbios visuais e auditivos dos escolares de Ribeirão Preto, de diferentes estratos sociais, nos aspectos de detecção precoce, encaminhamento dos casos e solução ou não, pela família e escola, dos problemas encontrados.

Palavras-chave: Detecção precoce. Visão. Audição. Estratificação social. Família. Professor.

Downloads 916  916  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Pedagogia Social na Educação Infantil: possibilidades de trabalho com a comunidade Popular Versão: DOC
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges

Este artigo discorre sobre as dificuldades de trabalho em Centros de Educação Infantil pública, como a falta de recursos materiais e humanos, onde muitos profissionais têm que assumir funções avessas às suas formações, seja pela gravidade de muitas situações ou falta de profissionais específicos, quando não das duas juntas. Na figura do diretor que precisa fazer visitas, fazer o trabalho pedagógico, encaminhamentos e tantos outros que perpassam o cotidiano destes centros de modo a comprometer seu trabalho. As consequências destas mazelas recaem no atendimento as crianças e suas famílias, que embora possuam direitos na letra da lei, encaram a conquista à vaga como uma benesse dos poderes públicos. Neste âmbito se faz um paralelo com alguns países da Europa como Espanha e Itália, onde a formação em Pedagogia Social prepara o educador social para articular o trabalho com os desfavorecidos. Uma profissão reconhecida, com carga horária e formação específica que contribui para a superação de dificuldades concernentes à realidade brasileira. No Brasil algumas universidades já trabalham com a formação em Pedagogia Social e os autores consultados para este estudo são Machado, Caliman e Freire.

Palavras-chave: Educação infantil. Pedagogia social. Famílias.

Downloads 9369  9369  Tamanho do arquivo 62.00 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.webartigos.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »