Categoria: Pedagogia Artigos |
Material Teórico Impresso para o Curso de Formação de Tutores para EaD: uma experiência de produção |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma; BARROS, Gilian Crisitina; MOURA, Leda maria Corrêa
As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) na modalidade a distância aconteceram de forma processual, pois era necessário definição de critérios e concepções para que se pudesse implantar a modalidade na formação continuada de profissionais da educação. A partir de 2006 passaram a ser implementadas ações para a realização de cursos a distância com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma condição apresentada para a oferta de cursos de formação continuada na modalidade a distância foi a existência de material impresso, pois, além da familiaridade, o material impresso apresenta facilidade para transporte e utilização, devido as possibilidades de anotações e consultas a qualquer tempo. A escrita da primeira versão do material impresso teve como ponto de partida a versão preliminar do documento base para a EaD na Seed/PR, onde estão indicados a concepção de educação, os perfis dos envolvidos (aluno, tutor, autor), as características do material impresso para EaD e o fluxo de trabalho na EaD. Além disso, também foi definida a estrutura do curso e dos textos. O curso foi organizado em cinco módulos, os conteúdos tratados foram: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil; familiarização do ambiente e-escola; aspectos da tutoria; as mídias na EaD; e avaliação na EaD. Com relação à estrutura dos textos, estes teriam: título; epígrafe; apresentação contendo objetivos, carga-horária e conteúdos; texto intercalado com questionamentos para reflexões; indicações de leituras complementares; e referências bibliográficas. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de produção do material teórico para o I Curso de Formação de Tutores para EaD da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR).
Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Produção de materiais.
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3579 0 bytes Universaidade Tuiuti, Curitiba-PR |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Matemática e Infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a part |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Sampaio
Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: Currículo. Matemática. Educação Infantil.
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7057 16.12 KB Revista Zetetiké - Unicamp – v. 18, n. 33 – jan/ju http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro |
Versão: Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau
O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.
Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.
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1157 0 bytes http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.
Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.
Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.
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1784 100.22 KB X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Indisciplina, Incivilidade e Cidadania na Escola |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
GARCIA, Joe
Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações edagógicas. A seguir discutimos a oção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.
Palavras-chave: Educação. Indisciplina. Incivilidade. Cidadania.
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4570 0 bytes Revista ETD - Educação Temática Digital http://www.nead.unama.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso |
Versão: Atualização: 30/1/2014 |
Descrição:
NERY, Clarisse Alabarce Nery; BATISTA, Cecília Guarnieri
O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.
Palavras-Chave: Imagens Visuais na Educação; Educação e Surdez; Inclusão Educacional.
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398 0 bytes Revista Paideia http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2004000300005&script=sci_arttext |
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